Buscar

AV 2 - Economia do Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0155_AV2_201101284765 » ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE E FINANC. DE PROJETOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201101284765 - RAISA FERNANDES NUNES
	Professor:
	ALDYR PEREIRA PIRES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 08/06/2015 20:30:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201101553334)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Já há algum tempo verifica-se que um número pequeno de empresas busca a sustentabilidade e que as melhorias conseguidas são pequenas diante a demanda crescente por produtos e serviços originados no desenvolvimento econômico. Assim sendo, no ano de 1993 a International Organization for Standardization (ISO) reuniu diversos profissionais e criou um comitê que teria como objetivo desenvolver normas (ISO 14000) em diversas áreas envolvidas com o Meio Ambiente. As melhorias a que a norma faz referência remetem-se ao desempenho ambiental diretamente? Justifique.
		
	
Resposta: Sim, a série ISO 14000 criou normas e procedimentos quanto a gestão ambiental em empresas e empreendimentos, as empresas que adotam essa série de normas visa, em relação ao mercado, mostrar que ela é ecoeficiente e no processo de desenvolvimento de seu produto se preocupada com o meio ambiente, sua manutenção e melhora.
	
Gabarito: Não, isso porque as melhorias contínuas a que a norma faz referência remetem-se apenas ao sistema gerencial, isto é, a uma certificação ISO 14000 apenas atesta que na empresa foram instalados os elementos básicos de um sistema de gestão ambiental.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101553181)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicou em seu relatório "Humanidade Dividida: Confrontando a desigualdade nos países em desenvolvimento", publicada em janeiro de 2014, onde mostra que se a desigualdade não for controlada, as bases do desenvolvimento sustentável ficarão comprometidas, pois "as desigualdades nos níveis atuais são injustas e podem, também, impedir o progresso humano". Os dados impressionam, enquanto cerca de 40% da riqueza do mundo estão concentrados nas mãos de, apenas, 1% da população mundial mais rica, os 50% mais pobre da população mundial só detém, apenas, 1% de toda essa riqueza. Baseado no texto, escolha a alternativa errada.
		
	
	o conceito de desenvolvimento sustentável requer que os governantes adotem programas de capacitação da mão de obra que formem mais técnicos especializados - o 2º grau profissionalizante.
	
	o conceito de desenvolvimento sustentável indica que os governos precisam adotar programas de educação obrigatória para as crianças, de forma que país pobres acabem gerando filhos pobres e sem capacidade de conseguir melhores empregos num mercado de trabalho cada vez mais exigente.
	
	o conceito de desenvolvimento sustentável exige que os governos adotem programas de geração de emprego e renda para fazer a inclusão econômica e social da população mais desfavorecida.
	
	o conceito de desenvolvimento sustentável propõe que o governo adote políticas que melhorem o perfil de distribuição de renda, melhorando a educação da população mais pobre.
	 
	o conceito de desenvolvimento sustentável propõe que os países precisam adotar políticas onde a parcela mais rica da população deve pagar menos impostos, de forma que eles se estimulem a investirem mais em projetos sociais e de preservação ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101344072)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aponte a alternativa de energia que não corresponde a energia não-renovável:
		
	
	petróleo líquido
	 
	biomassa
	
	gás natural
	
	nuclear
	
	carvão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101401331)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No sul do Amapá ocorreu um forte movimento emigratório provocado pela implantação do Projeto Jarí, principalmente nordestinos, que tiveram que se adaptar a nova realidade amazônica. Neste período se intensificaram as lutas pela terra, levando os governos federal e estadual a criarem reservas extrativistas de uso sustentável. Das alternativas abaixo, marque a CORRETA.
		
	
	Uma das unidades de preservação criada foi o Parque Nacional do Cabo Orange.
	
	Esta região é grande produtora de mineiro de ferro.
	
	Há um desenvolvido setor madeireiro que abastece grande parte da demanda do Estado do Amapá.
	 
	Uma das principais atividades econômicas das populações tradicionais é a coleta da castanha do Pará.
	 
	As reservas Cajarí e o Uiratapuru são áreas de proteção integral, gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101474957)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Disserte sobre as razões que faz com que a maioria das empresas se utilizam do critério do Valor Presente Líquido (VPL), para definir o grau de atratividade e a escolha de se vale ou não a pena entrar no negócio.
		
	
Resposta: O VPL é definido como o somatório do valor gasto em um empreendimento e seu custo final no mercado, esse critério é utilizado pois sua análise se haverá ou não o retorno do investimento é elaborada de forma rápida, por isso seu grau de atratividade é grande.
	
Gabarito: As empresas apreciam a utilização do VPL para definir a entrada num novo negócio, pelo fato desse critério mostrar o quanto de lucro acumulado (valor dos fluxos de entrada de caixa e saída de caixa líquidos) a empresa terá ao longo de 10 anos (normalmente, o prazo-base considerado para análise). Com a montagem das planilhas financeiras exige bastante profundidade dos dados e informações, refletindo todas as variáveis relevantes para o negócio, este tende a ser o critério que melhor reflete se o negócio é atrativo, quanto atrativo e quanto vale para orientar o processo decisório dos investidores.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101553358)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para o WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) a ecoeficiência é alcançada quando uma empresa, por meio do fornecimento de bens e serviços a preços competitivos, consegue satisfazer às necessidades humanas, trazer qualidade de vida, reduzir progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais ao longo de suas atividades, a um nível não superior à capacidade de suporte estimada da Terra. Qual das alternativas abaixo está errada?
		
	 
	As empresas buscam a ecoeficiência para maximizar o lucro e tornarem os seus acionistas mais ricos.
	
	As empresas buscam com a ecoeficiência o uso de técnicas e processos que conjugam eficiência com o ambientalmente correto.
	
	As empresas que adotam a ecoeficiência em seus métodos de produção, são mais bem vistas pelo público em geral.
	
	A adoção da ecoeficiência pelas empresas, contribuem para melhorar a sua imagem junto ao público em geral.
	
	As empresas adotam técnicas ecoeficientes visando minimizar custos com o desperdício de recursos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101553395)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu novamente por uma ação global eficiente para reduzir o que foi descrito como um dos "maiores perigos à saúde humana". Segundo a instituição, os perigos causados pela poluição do ar são muito mais abrangentes do que se acreditava. Estimativas da OMS mostram que existam 3,5 milhões de mortes prematuras causadas todo ano pela poluição do ar doméstico, e 3,3 milhões de mortes todo ano causadas pela poluição atmosférica; além de apontar que a poluição da camada de ozônio causa adicionalmente 200 mil mortes prematuras todo ano. "A poluição do ar está se tornando um dos maiores problemas de saúde que estamos enfrentando no momento", destacou Maria Neira, Diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS. Qual das alternativas abaixo está correta?
		
	
	Os países em desenvolvimento estão fechando todas as fábricas de carros e siderúrgicasde modo a contribuir para a redução da poluição do ar.
	
	Os países desenvolvidos estão fechando todas as fábricas de automóveis até 2020, de forma a evitar a principal fonte de poluição que é o dióxido de carbono gerado pelos carros em seus países.
	
	Os governos dos países desenvolvidos, em desenvolvimento e pobres fecharam na ONU e foi estão totalmente comprometidos com os programas propostos pela OMS, destinados a reverter em definitivo o atual quadro crítico até 2020.
	
	Os governos dos países mais poluidores, como os EUA e a China, se uniram e se comprometeram a diminuir as principais fontes de poluição, fechando as industriais que poluem, mesmo for preciso gerar desemprego e prejudicando os trabalhadores.
	 
	Embora os números da OMS mostrem a gravidade da situação, os governos estão fazendo menos que deveriam para reversão definitiva desse quadro que afeta todos os países do mundo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101406515)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A introdução de espécime animal estrangeira no Brasil sem a devida autorização é considerado:
		
	
	Crime contra a flora
	
	Crime contra a administração ambiental
	 
	Crime contra a fauna
	
	Poluição
	
	Crime contra o ordenamento urbano
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101403694)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Constituição Federal, em relação ao meio ambiente:
1) incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental.
2) aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
3) as condutas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, desde que tenham sido responsabilizados civilmente pelos danos causados.
Está(ão) correta(s):
		
	
	1, 2 e 3.
	
	2, apenas.
	 
	1 e 2, apenas.
	
	1 e 3, apenas.
	
	2 e 3, apenas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101553451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A captação com a venda de recebíveis a investidores no mercado de capitais é uma forma de diversificação das fontes de recursos para as empresas, que dessa forma conseguem antecipar parte de suas receitas futuras. Na verdade, quando as empresas vão em busca desse tipo de captação, o objetivo é depender menos do mercado bancário tradicional. Para os investidores pessoas físicas ou pessoas jurídicas (fundos) que aplicam nesses tipos de investimento, a principal vantagem da aplicação nesses títulos é que existe o lastro. Por exemplo, uma empresa que vai construir um shopping center, pode lançar uma debênture - um título de dívida - que depois da obra pronta e ter entrado em funcionamento, pode virar cotas de capital do empreendimento. Qual a vantagem para o empreendedor do negócio?
		
	
	Fica mais dependente dos bancos e com isso melhoram as condições de barganha das necessidades de recursos.
	
	Acabam por maior oferta de recursos, pagando taxas maiores do que pagariam nos recursos tomados nos bancos.
	 
	Favorece a atratividade para os investidores que ganham juros na fase pré-operacional e depois lucro na fase de operação do negócio, com isto aumenta o volume de interessados.
	
	Essas modalidades são muito usadas por investidores nos países desenvolvidos, pois o custo de captação é mais alto ao invés dos ofertados pelos bancos.
	
	As empresas acabam vendo uma maneira de não vender a empresa e sim, tomar dinheiro emprestado, para garantirem ficarem donos absolutos do negócio.

Outros materiais