Questionário história do pensamento contemporâneo
27 pág.

Questionário história do pensamento contemporâneo


DisciplinaHistória do Pensamento Contemporâneo310 materiais967 seguidores
Pré-visualização9 páginas
Questionário história do pensamento contemporâneo
	 1a Questão (Ref.: 201307379600)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O Estado-nação é reconhecido conceitualmente por três elementos que o define. Nesse sentido, assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresente as três características do Estado-nação:
		
	 
	Território, povo e governo.
	
	Executivo, legislativo e judiciário.
	
	Igreja, população e governo.
	
	Instituições, união e população.
	
	Governo, povo e legislação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307377567)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O Estado é uma instituição presente na história humana há muito tempo. Porém, não podemos acreditar que existe apenas uma forma de Estado e que essa forma se manteve a mesma ao longo do tempo. Nesse sentido, assinale a opção que melhor define as diferenças entre os Estados Antigo e Moderno.
		
	
	Não havia qualquer diferença entre os Estados antigo e moderno.
	
	O Estado antigo era formado única e exclusivamente pela identidade religiosa, enquanto o Estado moderno se fundamenta tão somente no princípio da identidade nacional.
	
	O Estado antigo tinha dimensão nacional e era fundamentado nos vínculos culturais entre os seus habitantes, enquanto o Estado moderno tem tão somente a dimensão militar.
	 
	O Estado antigo foi uma forma estatal definida entre as antigas civilizações do Oriente ou do Mediterrâneo, onde a família, a religião, o estado e a organização econômica formavam um conjunto confuso, sem diferenciação aparente, enquanto o Estado moderno teve no nacionalismo uma das suas principais características.
	
	Estado antigo tinha tão somente a dimensão militar, enquanto o Estado moderno dispensa completamente o aparelhamento militar.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307397426)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O Estado-nação é caracterizado por ser uma determinada região com delimitações próprias, fronteiras que as separam de outras regiões; uma população que tenha identificações comuns dentro daquela localidade; um governante com poder supremo reconhecido dentro do território; uma moeda própria e um exército preparado para agir em qualquer circunstância pelo seu Estado. Dentro dessa comunidade, o indivíduo passa a ter uma referência própria e surge, com isso, o sentimento de pertencer àquela localidade, o que será de fundamental importância para o desenvolvimento do nacionalismo, que veremos mais detalhadamente adiante. Para alguns teóricos, ele surge a partir do século XVII depois da assinatura de acordo entre as nações envolvidas numa longa guerra. Nesse caso, assinale abaixo o nome desse documento muito importante do ponto de vista histórico:
		
	
	Tratado de Versalhes;
	
	Tratado de Nanquim
	 
	Tratado de Vestfália;
	
	Tratado de Latrão;
	
	Tratado de Tordesilhas;
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307397425)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O Estado Antigo, marcado por uma forma estatal definida entre as antigas civilizações em que a família, a religião e a organização econômica formavam um conjunto confuso sem diferenciação aparente, tinha as seguintes características:
1 - não eram Estados nacionais, ou seja, o povo não estava ligado por tradições, lembranças, costumes, língua e cultura, mas produtos de guerras e conquistas;
2 - modelo social baseado na separação rígida das classes e no sistema de castas;
3 - governos marcados pela autocracia em que um único homem detém o poder ou por monarquias despóticas e o caráter autoritário e teocrático do poder político;
4 - sistema econômico (produção rural e mercantil) baseada na escravidão;
5 - Profunda influência religiosa. Nesse sentido,
assinale a alternativa abaixo que equivale à civilização que se enquadra no conceito de poder estatal acima disposto:
		
	
	Civilização Chinesa;
	
	Civilização Romana;
	 
	Civilização Grega;
	 
	Civilização Oriente Antigo;
	
	Civilização Etíope.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307771534)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a história do conceito de Estado, podemos afirmar que:
		
	 
	o Estado Grego é principalmente caracterizado pelo surgimento das Cidades-Estado, na quais o poder era exercido por uma autarquia teocrática.
	
	a laicização caracterizou o Estado Medieval, no qual se estabeleceu uma grande disputa para enfraquecer o poder da Igreja Católica dentro daquela sociedade.
	
	o Estado Nacional teria se formado ao final da Idade Média, através do processo de centralização efetivado em países como a Itália e a Alemanha.
	
	essa instituição não sofreu grandes transformações ao longo de sua história, o Estado que predomina hoje no Ocidente ainda mantém um grande traço religioso.
	 
	com o advento das monarquias absolutistas podemos afirmar que se consolidou o Estado Centralizado, que lutava para diminuir a influência da Igreja nas decisões políticas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307415160)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O Estado Antigo oriental ou teocrático, como sendo uma forma estatal definida entre as antigas civilizações do Oriente ou do Mediterrâneo, em que a família, a religião, o Estado e a organização econômica formavam um conjunto confuso, sem diferenciação aparente, tinha por característica, EXCETO:
		
	
	Não eram Estados nacionais, ou seja, o povo não estava ligado por tradições, lembranças, costumes, língua e cultura, mas produtos de guerras e conquistas;
	 
	eram Estados nacionais extremamente centralizados, no quais o governo era exercido por um autocrata.
	
	Sistema econômico (produção rural e mercantil) baseada na escravidão de profunda influência religiosa.
	
	Governos marcados pela autocracia (palavra derivada do grego auto e kratos - como uma forma de governo onde um único homem detém o poder) ou por monarquias despóticas e o caráter autoritário e teocrático do poder político;
	
	Modelo social baseado na separação rígida das classes e no sistema de castas;
	 1a Questão (Ref.: 201307401067)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No tratado "Política", Aristóteles afirmou que a melhor forma de governo é:
		
	
	a República liberal fundada na soberania dos proprietários.
	
	o governo anárquico caracterizado pela ausência do Estado.
	
	a República jacobina fundada na soberania popular.
	
	a Monarquia parlamentar fundada na soberania do poder legislativo.
	 
	o governo misto com elementos da aristocracia, da monarquia e da democracia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307401835)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando falamos em governo, pode nos vir à mente que tipo de governo seria o mais eficiente para manter a sociedade organizada e garantir os direitos mais importantes para os indivíduos. Nesse caso, do ponto de vista moderno cuja participação do povo seja efetiva há a antítese entre de um governo civil e democrático ou um governo militar e ditatorial. Assim, a partir da Constituição Brasileira de 1988, assinale a única assertiva que contempla o tipo de Estado que nossa Constituição adotou para atender as perspectivas democráticas:
		
	 
	Estado democrático de direito;
	
	Estado de Bem-estar econômico;
	
	Estado Jurídico;
	
	Estado de direito.
	
	Estado de exceção;
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307377572)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com as considerações do filósofo inglês Stuart Mill no livro ¿Considerações sobre o governo representativo¿, publicado em 1861, o tipo ideal de governo é o:
		
	 
	representativo, pois o povo ou uma parte