Buscar

AV2 ÉTICA NA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pontos: 0,0  / 1,5
	Na aula 2 compreendemos como a bioética atua de modo a solucionar questões práticas decorrentes de intervenções médicas e científicas sobre o ser humano através de três tipos distintos de procedimentos: descritivo, normativo e protetor. Em 2015, a mídia começou a veicular problemas com relação as próteses e cirurgias evidenciando que médicos indicavam marcas e recebiam benefícios em função disto. A partir deste relato identifique e explique qual dos três procedimentos tal prática esta exemplificando.
		
	
Resposta: Protetora, no sentido de amparar, na medida do possivel, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores.
	
Gabarito: Normativo: este procedimento está voltado para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente conforme o exemplo apontado na questão.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Normativo: este procedimento está voltado para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente conforme o exemplo apontado na questão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101230258)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Maria é uma criança que nasceu de uma gestação complicada. Sua mãe é alcoólatra e vive em uma comunidade de baixa renda. Durante a gestação se alimentava mal e bebia muito. Maria nasceu com raquitismo e disfunção neurológica que pode prejudicar muito seu desenvolvimento. Ela é considerada uma criança com necessidades especiais e precisa de atenção especial no dia-a-dia; sua avó é quem cuida dela. Ofereça argumentos acerca das discussões bioéticas para atendimento a pacientes especiais correlacionando com a sentença.
		
	
Resposta: Crianças que precisam de cuidados especiais devem tê-lo, pois os cuidados são diferentes das crianças consideradas "normais".
	
Gabarito: A definição de paciente especial, segundo Fourniol (1998), diz respeito a todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional - alteração essa aguda ou crônica, simples ou complexa - e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente. Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNE¿s. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas e contam com psicólogos que auxiliam na elaboração de procedimentos, dinâmicas, no entendimento dos sentimentos do paciente e familiares envolvidos e na compreensão dos aspectos psicodinâmicos. O problema principal ainda tem sido a falta de informação e treinamento dos profissionais de saúde para lidar com estes pacientes. Há pouca informação técnica nos cursos de graduação e o número de profissionais que realiza tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais é muito reduzido. De modo geral, os casos mais frequentes de atendimentos especiais, se dividem em três grupos: Crianças com necessidades especiais de saúde, idosos e pacientes psiquiátricos. Maria tem direito a atendimento de saúde e educação especializado e sua avó deve ter suporte e ser orientada quanto aos cuidados necessários para a manutenção da vida e o desenvolvimento de Maria.
	3a Questão (Ref.: 201101870139)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito da ética contemporânea leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - Torna-se necessária a noção de uma equidade cultural que possibilitaria a uniformidade de valores e consequentemente em uma única subjetividade de valores morais e sociais que uniformizasse também as expectativas e os desejos individuais. II - O bem se relativiza a partir do valor cultural que o fundamenta como um bem próprio e típico do ponto de vista de uma dada Cultura. III - As discussões sobre as questões a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é o bem individual ou coletivo, se parte do particular para o geral ou vice-versa, tem encontrado certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I
	 
	I e III
	 
	I, II e III
	
	II
	
	III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101243590)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	 
	os mais fracos
	
	os mais fortes
	
	os mais poderosos
	
	os mais ricos
	
	os mais econômicos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101366418)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Bruno está participando de um experimento e deu seu consentimento explícito para o bom andamento da pesquisa. Contudo ele desistiu de sua participação e decidiu cancelar o consentimento. Segundo a Declaração de Helsinque:
		
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até uma semana antes do início da pesquisa.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, não pode cancelar seu consentimento em hipótese alguma.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até o início da pesquisa.
	 
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento a qualquer momento.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até três dias antes do início da pesquisa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101420426)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
		
	 
	Direitos fundamentais
	
	Direitos estratégicos
	
	Direitos exclusivos
	
	Direitos integrais
	
	Direitos filiados
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101279125)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	 
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101373247)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ricardo é médico e para ele a atuação médica está fundamentada em dois pilares:
		
	
	A criação de sintomas e a dificuldade do sofrimento.
	
	A eutanásia e a distanásia.
	
	Os ganhos financeiros e a construção de saúde.
	 
	A preservação da vida e o alívio do sofrimento.
	
	A eutanásia e a criação de medicamentos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101243670)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Natália é psicóloga e trabalha em uma clínica com um neurologista, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga, uma enfermeira,uma assistente social e um dentista. Ela domina a arte de trabalhar em equipe com todos tendo visões bem diferentes. A base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão:
		
	
	na competição de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	
	na restrição do atendimento de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas em um mesmo local.
	
	na competição de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	 
	na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	
	na colaboração de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101805971)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A humanização do ambiente hospitalar é essencial para que as relações nas ações de saúde sejam as melhores possíveis. A esse repeito, leia as asserções abaixo e marque a resposta correta: A dificuldade na instalação da humanização do ambiente hospitalar se dá em função de determinadas circunstâncias, como:objetivos financeiros, políticos e pessoais, que podem ir contra os aspectos éticos ou coletivos. PORQUE A humanização do atendimento em saúde está dissociado das relações institucionais. Marque a resposta correta:
		
	
	As duas asserções são verdadeiras.
	 
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
	
	As duas asserções são falsas.

Outros materiais