Buscar

Av2_Políticas públicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201307655404)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 fala dos Princípios e Fins da Educação Nacional e o Art. 3º. expressa que O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Comente este artigo, pontuando três indicativos de ações no interior das escolas, para cumprimento destes incisos apontados acima.
	
	
	
Resposta: De acordo com os príncípios da LDBEN 9394/96, em resposta ao primeiro item, é factível considerar como igualdade de condição citada, a infraestrutura das escolas expressa da tal forma que receba não apenas os alunos com plenas condições físicas mas também àqueles que possuem algum tipo de necessidade especial. Quanto ao segundo item, uma das características com que podemos exemplificar esse conceito de liberdade seria ao afirmar que, na vigência da lei, há a obrigatoriedade quanto á oferta de ensino de religioso, porém faculta-se ao aluno o direito de frenquentar o curso ou não. Finalizando, neste terceiro item, podemos considerar a ideia da gestão democrática das escolas quando não apenas a direção escolar é detentora do poder decisório, e sim, quando a própria sociedade civil assume seu papel e sua responsabilidade atuando em conselhos escolares que detém, porém não apenas para o controle ds gestão financeira mas também uma participação efetiva junto ao pluralismo de ideias proposto pela LDB.
	
Gabarito: Os alunos podem encaminhar seus argumentos para avanços no interior da Escola. Podem abordar diferentes temas, desde que apresentem coerência. Alguns exemplos de abordagens: Cidadania é vivência no dia a dia, maior participação dos alunos nas decisões da escola. Melhorar as condições do ensino. Qualidade da educação. Respeito à diversidade. Tanto do aluno quanto do professor. O respeito às ideias de todos e a forma de trabalhar de cada um. Respeito à liberdade e apreço à tolerância. Valorização do profissional da educação escolar. Criar espaços diferenciados de aprendizagem: bibliotecas, videotecas, espaços esportivos, salas de informática e outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307117524)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Cite duas diretrizes que foram planejadas e admitidas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994 para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
	
	
	
Resposta: No processo de um modelo de inclusão, para que essa realidade pudesse ser implementada, não seria mais possível que pessoas com necessidades especiais fossem segregadas em escolas especiais. Dessa forma, a Declaração de Salamanca tornou como suas diretrizes, dentre outras, a acessibilidade das instalações em todos os sentidos e a qualificação dos profissionais da educação de modo, não apenas ao atendimento do alunato em sim, mas também quanto à sua sociabilidade em seu meio. Ainda que seja recomendado aos alunos com necessidades especiais a participação na rede regular de ensino, é sugerido para caso especiais de necessidade de complementação, que ela seja feita em escolas especializadas e em horário oposto ao do ensino regular.
	
Gabarito:
A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais;
A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los;
O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado;
É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307113939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para o professor brasileiro, estudar as Leis de Diretrizes e Bases da Educação contribuiu para contextualizar o cenário e a história da educação, bem como as políticas públicas que legitimam e determinam os caminhos da educação no Brasil. Quanto a 1ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, marque qual das informações abaixo pode ser considerada FALSA:
	
	
	
	Toda política educacional carrega intencionalidade, valores, ideias e posições, estas se estendem pelas escolas atuando decisivamente na prática pedagógica em sala de aula e na construção do perfil do cidadão desejado pelo Estado.
	
	Uma primeira fase caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos
	 
	Sua elaboração, apesar de complexa, e definida por duas fases, foi breve e sem embates
	
	Seu processo teve dois períodos, que corresponderam a discussões e polêmicas bem distintas
	
	A segunda fase foi permeada pelo debate em torno da questão das verbas públicas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307114080)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estabelecimento de um taxa mensal cobrada nas escolas, a partir do que ficou estabelecido pela Constituição de 1937, ficou conhecida como ¿Caixa Escolar¿. Essa é uma ação que pode ser caracterizada como:
	
	
	 
	Retrocesso da legislação que culmina na ideia de que ensino primário deixa de ser direito de todos, sendo obrigatório e gratuito
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que a educação não é obrigação do poder público, mas da iniciativa privada
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que o ensino primário deveria ser custeado apenas pelas classes sociais desfavorecidas
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que o poder público não deveria subsidiar em nada o ensino primário
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que ensino primário deveria ser financiado por todos, inclusive pelas famílias
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307114110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação FALSA com relação á Lei 5540/68
	
	
	
	Estabeleceu o Vestibular Unificado desarmando a demanda dos estudantes secundaristas
	
	Fixou normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média
	
	Determinou que as disciplinas fossem agrupadas por departamentos e não por cursos
	
	Instituiu o sistema de créditos que obrigava o aluno realizar matricula por disciplina
	 
	Oficializou a criação dos grêmios estudantis impulsionando a organização estudantil
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307689314)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se o Estado do Bem-Estar Social surgiu em oposição às ideias liberais, podemos afirmar que em oposição ao Estado do Bem Estar Social foi proposto outro modelo de estado que é o:
	
	
	 
	Neoliberalista
	
	Socialista
	
	Comunista
	
	Welfare State
	
	Social
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307114120)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei 5692/71 determinou em seu texto que "Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes". Analise as informações abaixo e marque em seguida a SEQUENCIA CORRETA de V (VERDADEIRO) e F (FALSO) apresentando-as como determinações ou não da Lei 5692/71:
I. O ensino de 2º grau destina-se à formação da criança em idade de 7 a 14 anos.
II. Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes.
III. O ensino de 2º grau terá cinco anos, conforme previsto para cada habilitação, compreendendo, pelo menos, 2.200 ou 2.900 horas de trabalho escolar efetivo, respectivamente.
IV. a conclusão da 3ª série do ensino
de 2º grau, ou do correspondente no regime de matrícula por disciplinas, habilitará ao prosseguimento de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.
	
	
	
	F F V V V
	
	V F V F V
	 
	F V F V V
	
	V F F F F
	
	V V V F F
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307114202)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma Legislação Especial, fundamental para a plena realização da cidadania de uma parcela tão numerosa da população brasileira. O artigo 53 expressa: ¿A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho¿. Das opções abaixo qual NÃO CORRESPONDE a um Direito assegurado á criança e ao Adolescente na dimensão do cotidiano escolar:
	
	
	
	Ser respeitado por seus educadores
	 
	Decidir sanções e ações corretivas para comportamentos indisciplinados
	
	Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
	
	Organizar e participar em entidades estudantis
	
	Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307114298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A concepção neoliberal que passou a orientar a política educacional tratou a educação como:
	
	
	
	oportunidade para o crescimento e aperfeiçoamento do homem
	
	possibilidade de autorrealização
	 
	mercadoria de produção
	
	direito do cidadão
	
	uma prática pautada na lógica humana, visando a transformação de realidades sociais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307114597)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito do Fundo de Desenvolvimento Educacional, marque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo:
( ) O Fundef é anterior ao Fundeb.
( ) Fundef significa Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
( ) O Fundeb tem como objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação.
( ) O Fundeb investe apenas no Ensino Fundamental.
( ) OFundef investe no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	V - V - F - V - F
	
	F - V - F - V - F
	
	F - F - V - F - V
	
	F - F - V - V - V
	 
	V - V - V - F - F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais