Buscar

Av2_Libras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201307666364)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Na perspectiva da Educação Bilíngue, qual status linguístico e político que a língua brasileira de sinais assume para o surdo sinalizante?
	
	
	
Resposta: A LIBRAS tem o mesmo status linguístico de qualquer outra língua, sendo assim, sua composição é dotada de todos os níveis linguísticos de modalidade visual espacial, morfológicos, sintáticos e semânticos que as demais. É produzida através de uma articulação entre determinados parâmetros especificos tais como a orientação, o movimento e expressões faciais e corporais, dentre outros e atende integralmento ao surdo, em suas necessidades de comunicação, socialização e aprendizado. Enquanto status social é possível afirmar que através de sua inclusão social, ao surdo é permitido um desenvolvimento pleno de suas habilidades. Uma sociedade que se quer inclusiva tem que estar atenta às demandas que as pessoas com necessidades especiais farão nesse convívio cotidiano de modo a atender essas necessidades. Dessa forma, professores com formações específicas, intépretes de LIBRAS, bem como salas especiais para complementação de aprendizado em horário oposto ao da escola regular são excelentes instrumentos de socialização e de capacitação do indivíduo surdo, em seu meio. O ideal, porém, será o dia em que todos os espetáculos culturais, bem como os meios acadêmicos, dentre todos os demais, estiverem devidamente capacitados de modo a permitir que o surdo, e pessoas com as demais necessidades especiais, sejam atendidas e incluidas integralmente.
	
Gabarito: A língua brasileira de sinais é considerada a primeira língua do surdo sinalizante brasileiro enquanto o português é a sua segunda língua. A própria lei de LIBRAS assume a língua de sinais como meio oficial de comunicação dentro da comunidade surda.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307290693)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	1- EM Língua Portuguesa o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)
	
	
	
Resposta: Em LIBRAS, ao utilizar os advérbios de tempo, o sinalizador reforça em que modalidade de verbo que se passa a ação (passado, presente ou futuro) e os advérbios deves ser inseridos sempre ao final das sentenças. Dessa forma, seja no modelo SVO (sujeiro-verbo-objeto), seja na tópico-comentário, ao sinalizador é facultada sua opção de discurso, respeitadas sempre suas características fundamentais.
	
Gabarito: R: São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307666475)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 Marque a alternativa em que a datilologia apresentada corresponde ao nome de uma cor:
	
	
	
	Rosa
	
	Amarelo
	 
	Vermelho
	
	Violeta
	
	Verde
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307666463)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito à língua de sinais brasileira, é correto afirmar que:
	
	
	 
	como todas as línguas orais apresenta os níveis linguístico, fonológico, morfológico, sintático e semântico.
	
	é um conjunto de gestos que interpretam as línguas orais.
	
	é uma língua única e universal.
	
	se apresenta igual às línguas orais.
	
	é uma língua limitada e expressa apenas informações corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307676515)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Declaração de Salamanca foi uma assembleia cujo tema principal foi a Educação Especial, realizou-se em 1994, na Espanha. Nessa Declaração, tem-se como uma das principais premissas voltadas para as pessoas com deficiência e surdas a seguinte assertiva:
	
	
	
	Escolas regulares não podem matricular alunos com deficiência e surdos.
	
	Escolas Especiais devem ter a exclusividade da matrícula dos alunos com deficiências e surdos.
	
	Escolas Especiais são espaços de manutenção das pessoas com deficiência e surdas.
	
	Escolas inclusivas devem julgar se os alunos com deficiência e surdos podem frequentar as salas de aulas com alunos sem deficiência e ouvintes.
	 
	Escolas regulares que possuam orientação inclusiva, constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307666433)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo sujeito sinalizante, usado nesta disciplina, faz referência:
	
	
	
	Aos surdos que aprenderam a língua de sinais em casa.
	
	Aos surdos, suas famílias e a alguns surdos oralizados.
	
	Aos professores que usam LIBRAS.
	 
	A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.
	
	A toda e qualquer pessoa surda.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307677040)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A surdez é uma experiência visual que proporciona ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade através de experiências cognitivo linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica que encontram na língua de sinais seu principal meio de concretização. Assinale a única opção que assevera essa concepção:
	
	
	 
	A LIBRAS compreende uma estrutura e sistema gramatical e linguístico de modalidade visual espacial, cuja função, uso , ensino e tradução alcançam as mesmas concepções, os mesmos conceitos de qualquer idioma oral. Sua modalidade linguística concebe aos surdos uma interpretação da realidade bem distinta da experiência auditiva.
	
	As línguas de sinais e línguas orais não possuem o mesmo status linguísticos, portanto há razão para os surdos se submeterem à leitura labial.
	
	A experiência auditiva e oral na comunicação é superior à experiencial visual e espacial da LIBRAS.
	
	As línguas de modalidade oral auditiva são línguas completas, enquanto as línguas de modalidade visual espacial são línguas insuficientes.
	
	A experiência visual que a LIBRAS proporciona aos surdos não é capaz de desenvolver a cognição,a emoção deles.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307687948)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a ÚNICA opção que contempla exemplos de advérbios de tempo da LIBRAS:
	
	
	
	Não, nem, nunca, jamais.
	 
	Tarde, hoje, depois, agora.
	
	Bastante, pouco, mais, menos.
	
	Apenas, exclusivamente, salvo, senão.
	
	Depois, primeiramente, cantar, dele.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307679294)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As expressões faciais e corporais podem ser divididas em dois grupos. Assinale a ÚNICA opção que revela essas duas categoriais:
	
	
	
	Expressões faciais e mímicas.
	
	Expressões faciais e corporais de gestos afetivos e de mímica.
	
	Expressões de gestos gramaticais e expressões de mímica afetivas.
	 
	Expressões faciais e corporais afetivas e gramaticais.
	
	Expressões corporais e gestos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307682002)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A LIBRAS é uma língua de modalidade visual manual, a expressão facial é uma das características mais importantes de sua estrutura linguística. Na expressão "difícil", por exemplo, as descrições sobrancelha franzida e testa e nariz enrugado caracteriza sua produção. Assinale a ÚNICA alternativa que justificativa a sua função:
	
	
	
	As expressões faciais são unidades formacionais na LIBRAS, ou seja, possuem valor para mudar os significados dos gestos e das mímicas.
	
	As expressões faciais em determinam as frases, mas não apresentam argumentação, tampouco formam os sinais e a tipologia frasal da LIBRAS.
As expressões faciais na LIBRAS são interessantes e até mesmo jocosas, porque as pessoas fazem carecas que determinam a formação dos gestos.
	 
	As expressões faciais cumpre uma função importante no contexto da comunicação em LIBRAS, pois reforça a ideia transmitida, determina a tipologia frasal e é um dos parâmetros formacionais.
	
	As expressões faciais para a palavra em destaque estão erradas, sua real descrição é pescoço Levemente inclinado para o lado, olhar perdido no infinito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes