Buscar

Av2_Planejamento de carreira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201307327780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Apenas em 2022 o Brasil alcançará um índice de jovens inseridos no ensino superior próximo ao apresentado pelo Chile em 2010, mesmo com as atuais políticas de inclusão. Este diagnóstico é o resultado de uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), que comparou o acesso à universidade nos dois países: em 2006, 12% dos brasileiros entre 18 e 24 anos estudavam no ensino superior, contra 27% no Chile. Com base nestes dados apurados em 2006, podemos afirmar que:
	
	
	
	mais de um quinto da população jovem brasileira tinha acesso ao ensino superior.
	
	a população jovem chilena que frequentava o ensino superior era o triplo da população jovem brasileira que o frequentava.
	
	menos de um quarto da população chilena tinha acesso ao ensino superior.
	 
	a população jovem brasileira que frequentava o ensino superior era menos da metade da população jovem chilena que o frequentava.
	
	os jovens chilenos tinham um acesso menor ao ensino superior que os jovens brasileiros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307623086)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quem representa o papel de principal referência acadêmica e profissional, dentro da área escolhida, e é responsável pela orientação do aluno em relação ao curso?
	
	
	
	O próprio aluno.
	
	O gestor da unidade;
	
	O colega de sala;
	 
	O coordenador de curso;
	
	O professor;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307626168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que não há uma fórmula secreta para uma boa convivência laboral, porém, para quem está iniciando uma carreira profissional, ou mesmo, para quem deseja manter-se empregado, há regras básicas que facilitam a boa convivência no ambiente de trabalho. Quais seriam estas regras?
	
	
	
	Concordar com todas as decisões do supervisor, mesmo quando elas são prejudiciais.
	 
	Saudar os colegas com um "bom dia", dizer obrigado(a), pedir por favor e desculpe-me.
	
	Sempre se lembrar do aniversário do patrão, bem como, presenteá-lo.
	
	Falar gírias e expressões preconceituosas com o intuito de ser engraçado.
	
	Falar mal dos colegas de trabalho, afim de mostrar-se mais competente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307284526)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Renata e João acabaram de abrir um negócio de representação de uma marca de cosméticos para salões de beleza. Aos poucos, montaram uma carteira de clientes no bairro onde moram. Entretanto, perceberam que o negócio estabilizou, sem perspectiva de crescimento, pois todos os salões do bairro já eram clientes deles. A partir disso, decidiram expandir o negócio para outros bairros da cidade, o que exigirá um meio de transporte. Um financiamento está sendo estudado e pode ser uma opção, nesse caso, de:
	
	
	
	Empréstimo, visto que o banco irá disponibilizar o dinheiro para a compra de um equipamento até então dispensável;
	 
	Investimento, uma vez que o veículo deverá trazer retorno futuro ao capital que será investido na aquisição do referido bem;
	
	Despesas ou gastos correntes, na medida em que o financiamento irá gerar pagamentos mensais ao longo de um determinado período de tempo;
	
	Prejuízo para o banco que estará promovendo o financiamento, certo que há risco no negócio e grandes chances de não haver pagamento por parte dos empresários;
	
	Despesa para o banco que estará financiando o veículo, visto que o dinheiro será repassado aos empresários para aquisição;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307626100)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção CORRETA a respeito da caracterização do investidor:
	
	
	 
	O investidor agressivo não tem receio de investir em papeis de alto risco. Recorre ao mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos.
	
	O investidor conservador é aquele que, embora considere fortemente o risco, diversifica sua carteira de investimento, aplicando em fundos mistos, fundos de renda fixa e poupança.
	
	Investidor é aquele indivíduo que utiliza seus recursos integralmente no consumo e recorre a empréstimos para aplicar em papéis financeiros.
	
	Investidor moderado é aquele que não tem medo de investir em papeis de alto risco, sempre procurando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo.
	
	O investidor pode ser caracterizado em três tipos: conservador; moderado e receoso.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307621903)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	COMO FAZER NETWORKING PARA SEU NEGÓCIO: ¿E, entre os poucos que causam uma boa impressão, uma minoria consegue transformá-la num relacionamento que resulte em negócios. "Isso acontece por falta de conhecimento e de disciplina", diz Misner. "Quem acha que fazer networking é distribuir cartões de visita, provavelmente está só perdendo tempo." Extraído de www.sebraepr.com.br/.../ci.Como-fazer-networking-para-seu-negócio.pr De acordo com o autor Max Gheringer, a prática do Network é extremamente importante por diversas razões. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO JUSTIFICA esta prática:
	
	
	
	Por que existem tantos candidatos na fila, que basta a empresa apenas escolher o mais bem indicado para a vaga
	 
	Por que a maioria das vagas disponíveis nas empresas costumam ser amplamente divulgadas e qualquer um pode se inscrever
	
	Por que entre 7 a 10 vagas de emprego são preenchidas por indicação de um profissional bem sucedido no organograma da empresa
	 
	Por que entre 7 a 10 vagas de emprego são preenchidas por indicação de um empreendedor que mantém relações com várias empresas
	
	Por que existem tantos candidatos na fila, com a qualificação necessária, que a empresa escolhe sempre o mais novo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307285497)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Através da evolução dos meios de comunicação, hoje o aluno pode utilizar de inúmeras ferramentas para se conectar com sua rede de relacionamentos, tais como facebook , linkdin, twitter, entre outras. De que forma o aluno pode utilizar as mídias sociais para potencializar o processo de aprendizagem?
	
	
	
Resposta: Grande parte do aprendizado é feito através do compartilhamento de conhecimentos. No meu curso de História, temos uma página oficial no Facebook (Mural Virtual), que nos ajuda tanto quanto aos materiais pedagógicos apresentados em aula, tais como textos e apresentações de Power Point, como com a publicação de vídeos ou reportagens que, mesmo não compondo o leque específico do material do professor, muitas vezes é capaz de exemplificar brilhantemente o assunto dado em classe. É interessante ressaltar que a página é utilizada tanto pelo corpo docente quanto pelos alunos e muitas essas publicações feitas através dos estudantes são capazes de apresentar, com extrema qualidade, o conhecimento produzido na classe. Com todas as demais mídias é possível que isso também seja feito. Além do que, esse relacionamento pode ser extendido para outras eventuais necessidades especiais dos alunos, como por exemplo no caso de um pequeno acidente ou cirurgia, onde algum colega de sala fica responsável pelo envio diário das matérias dadas em aula, ou mesmo oferecendo uma carona.
	
Gabarito: O aluno deve citar, pelo menos dois aspectos: a possibilidade de compartilhar vídeos, textos, imagens, trocar opiniões, promover a interação em rede e facilitar o trabalho em grupo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307626931)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A flexibilidade vem ganhando muita importância dentro das organizações. Assinale um exemplo de comportamento flexível e de comportamento teimoso :
	
	
	
	Ter uma relação pessoal com o chefe; perceber que já não tem o apoio e continuar discordando
	
	Expor as suas razões dentro de um limite tolerável; possuir habilidade de reconhecer méritos alheios
	 
	Expor as suas razões dentro de um limite tolerável; perceber que já não tem o apoio
e continuar discordando
	 
	Possuir habilidade de reconhecer méritos alheios; perceber que já não tem o apoio e continuar discordando
	
	Ter uma relação cordial com o chefe; expor as suas razões dentro de um limite tolerável
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307294243)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cada vez mais o trabalho está se entrelaçando com a vida privada do profissional. Hoje podemos dizer com segurança que as horas trabalhadas não estão mais limitadas a um intervalo predeterminado. O profissional está envolvido cada vez mais na solução de problemas e na continuidade das atividades da empresa. Com este contexto, justifique, com suas palavras, o motivo pelo qual esta tendência vem se confirmando no universo das empresas.
	
	
	
Resposta: Todas as empresas que concorrem em um mercado cada vez mais competitivo sabem da importância de manter profissionais de qualidade, os tendo como um dos maiores capitais dessa companhia: o capital humano. Dessa forma, esse profissional busca também trazer para a empresa seus melhores talentos e competências, tais como a inovação, a criatividade, a inteligência, a resiliência, enfim, todo seu potencial para o aprimoramento de todos. Formando uma relação onde serão valorizados os potenciais e qualidades de ambas as partes, qualquer empresa terá mais do que meros empregados no antigo sentido da palavra (o funcionário que apenas "batia o ponto") para um novo modelo de trabalho onde é a consolidada em uma real parceria. Dessa forma, tanto empregadores quanto empregados visam o lucro para ambas as partes e o crescimento não se resume ao financeiro, mas sim, ao pessoal e ao profissional também.
	
Gabarito: A revolução tecnológica trouxe mais velocidade para o cotidiano das organizações devido ao enorme volume de informações geradas e transmitidas na atualidade. Este fenômeno refletiu diretamente no comportamento das pessoas que se viram obrigadas a responder e a manifestar suas reações em tempo real. Com isto o período normal de trabalho passou a não mais comportar o número de atividades necessárias para a realização da tarefa. Sendo assim, o profissional se sentiu na obrigação de dar resposta e aumentar sua capacidade de solução, restando a ele ampliar sua jornada de trabalho e reduzir seu período de descanso, além de estar conectado continuamente aos meios de comunicação e dados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307287251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é o brainstorming. Podemos definir esta técnica como:
	
	
	
	Reunião da Alta Administração, onde os participantes votam nas opções apresentadas.
	
	Os Gerentes Operacionais definem o que cada unidade vai implementar.
	
	O Conselho de Administração, após pesquisa divulga Relatório com as novas diretrizes.
	
	Os acionistas que somam 50% + 1 do controle da empresa, contratam uma Consultoria Externa para propor inovações/soluções.
	 
	Reunião de pessoas, preferencialmente de setores distintos, para explorarem diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes