Buscar

AV1 FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0245_AV1_201401392342 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA     
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	ALISSON HYGINO SILVA
	Turma: 9026/B
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2 Data: 28/04/2015 09:03:47 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 110223)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 108481)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 110782)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No modelo biomédico, agentes ou fatores etiológicos são aqueles que:
		
	 
	agem na etiologia do paciente.
	 
	Agem na origem (causa) da doença.
	
	Agem no diagnóstico da doença.
	
	Agem no tratamento da doença.
	
	Não possuem relações com a doença.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 109402)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 109475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem-estar dos indivíduos e da coletividade. PORQUE O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal da promoção da saúde. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 109476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		
	
	Problematização.
	
	Formulação de hipóteses.
	
	Prevenção de doenças.
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	 
	Promoção da saúde.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 111777)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para o cálculo da Taxa de mortalidade infantil, multiplica-se o valor encontrado por:
		
	 
	1.000
	 
	10.000
	
	100.000
	
	100
	
	não se multiplica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 244119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 110425)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre as formas de ocorrência das doenças, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Pandemia é a ocorrência epidêmica caracterizada por uma grande extensão espacial, atingindo várias nações do mundo.
	
	Epidemia é a elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracterize, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada.  
	
	Endemia é a ocorrência coletiva de determinada doença em determinado grupo humano, distribuído em espaço delimitado, com incidência constante, permitidas flutuações cíclicas ou sazonais.Surto epidêmico é um tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada.  
	 
	Um exemplo típico de endemia é a da Aids que acomete todos os continentes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 233178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.

Outros materiais