Buscar

SISTEMA URINÁRIO 1.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA URINÁRIO
Introdução
 As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos, acompanhada de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo.
Assim, o Sistema Urinário, compreende os órgãos responsáveis pela formação da urina, que são: Os rins, e outros a eles associados, e os destinados a eliminação da urina, que são: Ureteres, bexiga urinária e uretra.
A complexidade orgânica dos mamíferos, exige mecanismos que possam conservar sais minerais e água, excretar resíduos metabólicos e controlar o líquido tecidual, em relação ao volume, composição química e osmolaridade, ou seja, manter a constância do meio interno, indispensável à vida. Os rins são órgãos que se desenvolveram para cumprir esta função, portanto, diariamente, um volume a cerca de 15 vezes o volume do plasma, é transferido por filtração do sistema vascular, para os túbulos renais. A maior parte do volume líquido, contendo seus sais minerais, é reabsorvido por células que revestem os túbulos renais e retornam ao sangue.
Este processo é altamente complexo e elaborado, envolvendo mecanismos químico, físico e eletroquímico, que regulam a composição e a quantidade de fluídos reabsorvidos, de maneira que mantém-se o volume e a composição dos líquidos corpóreos dentro dos limites normais. A água e os resíduos metabólicos, juntamente com os sais minerais, que são filtrados, são excretados sob a forma de urina.
Comentaremos agora um pouco sobre cada órgão que compõe nosso Sistema Urinário.
Rim 
 Os rins são um par de órgãos retroperitoniais revestidos por uma cápsula fibrosa, que forma a cobertura firme e lisa do órgão. Situados anteriormente aos músculos da parede posterior do abdome, possuem a forma de “grão de feijão”, tendo suas extremidades superiores a nível da borda cranial da décima segunda vértebra torácica (T12), onde localizam-se as glândulas supra-renais, que são as produtoras de um importante hormônio chamado aldosterona (vasoconstritor) e as extremidades inferiores a nível da terceira lombar (L3). Cada rim possui cerca de 11,25 cm de comprimento e 5 a 7 cm de largura, tendo + ou – 2,5 cm de espessura e peso de aproximadamente 125 a 170 g num indivíduo adulto. Esse valor na mulher adulta varia entre 115 a 155g. O rim esquerdo é um pouco mais comprido e estreito que o rim direito em virtude da presença do fígado.
Os rins estão envoltos por uma condensação de tecido extraperitonial (fáscia renal). A gordura localizada externamente a fáscia renal, tanto anterior quanto posterior, é denominada de gordura pararrenal. Os rins possuem uma cápsula renal fibromuscular fina e brilhante. A gordura que preenche o espaço entre a cápsula renal e a fáscia renal é denominada de gordura perirrenal.
A face anterior é convexa voltada ventralmente, e um pouco lateralmente.
A face posterior é desprovida de peritônio. Ela apóia-se sobre o diafragma, sobre ligamentos arqueados medial e lateral, sobe o pssoas maior e quadrado lombar, sobre o tendão do transverso do abdome, subcostal. O diafragma separa o rim da pleura diafragmática, que se prolonga para baixo, formando o seio frenocostal.
No rim rim direito, em sua extremidade superior, está localizada a glândula supra-renal. Numa ampla área situa-se a impressão renal da face visceral do fígado, que está em contato com a parte descendente do duodeno. A parte caudal da face anterior está lateralmente em contato com a flexura cólica direita, e medialmente, como norma, com o intestino delgado. As áreas em relação com o fígado e intestino delgado são cobertas pelo peritônio. As áreas supra-renal, duodenal e cólica, são desprovidas de peritônio.
Na face anterior do rim esquerdo, na extremidade cranial, está a glândula supra-renal. O rim esquerdo se relaciona com o pâncreas, face posterior do estômago, lateralmente com flexura cólica esquerda e a parte com o intestino delgado.
A margem lateral é convexa e dirige-se para a parede póstero-lateral do abdome. No lado esquerdo, está em contato com o baço, na extremidade cranial.
A margem medial é côncava no centro e convexa em ambas as extremidades.
O rim é um órgão par, abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retroperitoneal. Os rins estão situados a direita e a esquerda da coluna vertebral, sendo que o rim direito ocupa uma posição inferior em relação ao rim esquerdo, em virtude da presença do fígado (localizado no lado direito). 
No homem, o órgão possui um formato de “grão de feijão”, apresentando: 2 faces, uma anterior e uma posterior e 2 bordas, uma medial e uma lateral. Suas duas extremidades, superior e inferior, são comumente denominadas de pólos, onde sobre o pólo superior, situa-se a glândula supra-renal, pertencente ao sistema endócrino.
Face anterior do rim direito: É convexa, voltada ventralmente e um pouco lateralmente. Uma estreita porção da extremidade superior está em relação com a glândula supra-renal. Uma ampla área situa-se a impressão renal da face visceral do fígado, e está em contato com a parte descendente do duodeno.
Face anterior do rim esquerdo: A parte cranial está em contato com a glândula supra-renal, se relaciona com a flexura cólica esquerda e medialmente com o intestino delgado. Além de entrar em contato com o pâncreas e com a parte posterior do estômago.
A margem medial é côncava no centro e convexa em ambas as extremidades. Dirige-se ventral e um pouco caudalmente. Sua parte central apresenta uma profunda fissura longitudinal, limitada por proeminentes saliências. Esta fissura é denominada Hilo, e dá passagem aos vasos, nervos, linfáticos e ao ureter. Acima do hilo, a margem medial está em relação com a glândula supra-renal,e abaixo do hilo, com o ureter.
A posição das estruturas no hilo é a seguinte: veia – ventral; artéria – medial; ureter – dorsal e dirigido caudalmente. Com freqüência, os ramos das artérias e veias estão situados atrás do ureter.
A extremidade superior é espessa e arredondada, mais próxima da linha mediana, do que a inferior. Nessa extremidade superior, repousa a glândula supra-renal, que recobre uma pequena porção da face anterior.
A extremidade inferior é menor e mais delgada que a superior, mais afastada da linha mediana. Estende-se até 5cm da crista ilíaca.
Fáscia renal: O rim e seus vasos são incluídos em uma massa de tecido gorduroso, denominada cápsula adiposa ou gordura perirrenal, mais espessa na margem do rim, prolongando-se através do hilo penetrando no seio renal. 
O rim, juntamente com a cápsula adiposa, acha-se encerrado em uma delaminação especial da fáscia subserosa, chamada fáscia renal. Esta ocupa uma posição entre a camada interna de revestimento da fáscia profunda e o estrato da fáscia subserosa, associada com o intestino e os vasos. Para formar a fáscia renal subserosa da parede lateral do abdome, dissocia-se em duas lamelas fibrosas nas proximidades da margem lateral do rim. Ambas as lamelas prolongam-se medialmente, a lamela ventral sobre a face anterior do rim e a lamela dorsal sobre a face posterior.
A lamela anterior prolonga-se passando sobre os vasos renais e aorta, para se unir a membrana similar do lado oposto. A lamela posterior também cruza a linha mediana, passando por ela, profundamente, a aorta, e é mais aderente a fáscia profunda subjacente que na região do rim. A fáscia renal está em conexão com a túnica fibrosa do rim por meio de numerosas trabéculas que atravessam a cápsula adiposa e são mais fortes próximo a extremidade inferior do órgão.
Ureter
 Os ureteres são dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. 
 A urina é conduzida pelos túbulos coletores, passando para os cálices renais maiores e pelve renal.
 O ureter é a continuação da extremidade afilada da pelve renal. Ele é tubo muscular longo que faz conexão do rim com a bexiga. A níveldo hilo renal, situa-se posteriormente aos vasos renais e corre com trajeto descendente sobre o músculo pssoas maior, em posição retroperitonial. A nível da pelve, cruza a artéria ilíaca comum ou a primeira parte da artéria ilíaca externa, ao longo da parede lateral da pelve, e volta-se medialmente para abrir-se na bexiga pelo óstio do ureter.
 O ureter tem um comprimento que oscila entre 28 e 34 cm, sendo o direito cerca de 1cm mais curto do que o esquerdo. É um tubo estreito de paredes espessas e calibre não uniforme, variando seu diâmetro de 1mm a 1cm. Corre para baixo e medialmente sobre o músculo pssoas maior, entrando na cavidade pélvica.
 É possível distinguir 2 porções do ureter: 
Porção superior – é abdominal; está atrás do peritônio.
Porção inferior – é pélvica.
 
Bexiga
 É uma bolsa situada posteriormente à sínfise púbica, que funciona como reservatório da urina. O fluxo contínuo da urina, que chega pelos ureteres, é transformada em micção.
 A forma, tamanho, situação e relação da bexiga com os órgão vizinhos, variam com suas fases (idade e sexo).
 No sexo masculino, o reto, se coloca posteriormente a ela; no sexo feminino, entre o reto e a bexiga, situa-se o útero.
Uretra
 É o último segmento das vias urinárias, se difere nos dois sexos, mas em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio externo. 
 No homem, é uma via comum para micção e ejaculação, enquanto que na mulher, serve apenas para excretar urina.
 BOM ESTUDO!!!!
 
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais