Buscar

Aula 4 Filosofia da Educação final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Helenismo 
 Jesus histórico Patrística Santo Agostinho 
*
HELENISMO
*
*
HELENISMO (séculos III e II a. C.):
 O Helenismo expandiu as cidades gregas decadentes, isto é, as cidades Estados.
 A Pérsia era um Império poderoso, rico e bem organizado.
 A Macedônia estava ganhando influência devido a decadência grega
 A divisão do Império de Alexandre pelos seus generais.
 Crescimento Romano.
*
ALEXANDRE: 
 Alexandre, o Grande, era filho do Rei Filipe da Macedônia que ganhava cada vez mais prestígio e conquistava as cidades-Estados.
 Alexandre foi educado pelo filósofo Aristóteles, por isso, tinha uma formação educacional integral.
 Com capacidade intelectual e cultural muito grande. Era dotado de grande inteligência militar e por isso em confronto com a Pérsia, venceu por astúcia e inteligência, pois o seu exército era inferior ao Persa.
 
*
ALEXANDRE:
Alexandre Magno, tinha um pensamento religioso, porém não a um deus como Zeus, Amon ou Javé, mas como Deus simplesmente único a todos os povos e foi este conceito de divindade que predominou durante o período helenístico. 
Ele era divinizado em todo o seu Império como um grande general e rei. A ideia de educação dele era de uma educação da pessoa inteira. Alexandre morre na Índia e ficará sendo lembrado por toda a história.
*
A FUSÃO DA FILOSOFIA OCIDENTAL COM A FILOSOFIA ORIENTAL 
		A filosofia deste período histórico é caracterizado por uma fusão entre oriente e ocidente. Isso se torna claro quando vemos a fundação das cidades Alexandrinas e das escolas helenísticas, que tinham grandes discussões ideológicas das duas linhas de pensamento (Oriente e Ocidente).
		O Imperador Alexandre por ter tido uma formação filosófica integral, acreditava na filosofia como uma maneira de inculturação das sociedades de seu Império.
*
	A filosofia do Ocidente sendo originária dos povos jônicos vindos da Ásia Menor, porém, enquanto a filosofia ocidental se caracteriza pelo estudo da realização e dos SERES, a oriental se preocupava mais com a essência e dinâmica do universo.
	Foi durante esse período, entre as fusões nas linhas filosóficas que temos o desenvolvimento de várias ciências como Astronomia e Biologia, tudo a partir da dessas linhas de pensamento. 
*
	O período helenístico foi de grandes construções educacionais e de pensamento. A biblioteca de Alexandre no Egito são os exemplos da riqueza da época.
	Podemos dizer que foi um dos períodos mais ricos da história da humanidade onde a cultura helenística conseguiu unir o oriente e o ocidente.
O helenismo permitiu a aproximação entre a cultura judaica e a filosofia grega que tornará possível mais tarde, o surgimento de uma filosofia cristã. 
*
Em Alexandria essas culturas convivem e se integram e se fala várias línguas. 
Nessa época encontra-se uma aproximação entre a cosmologia platônica e a narrativa da criação do mundo.
*
Educação Integral Corpo e Espírito
	 	A educação integral é caracterizada por uma formação tanto intelectual como corporal, embora a ênfase se deslocava para o preparo militar ou esportivo dependendo da época e do lugar, também poderia ser desenvolvido o debate intelectual. Logo, a educação variava de classes e lugares. Neste período, temos o desenvolvimento de alguns movimentos esportivos, como: as olimpíadas gregas. 
*
	A educação física era anteriormente ao preparo militar, e a formação intelectual para os que tinham dinheiro para pagar. No período helenístico, com o surgimento das escolas gregas este contexto começa a tomar outro rumo. Com mais escolas, a aprendizagem educacional começa a desenvolver. 
	A educação integral é caracterizada pela formação humana no seu todo. Leva-se em consideração a condição em que a pessoa humana está.
*
JESUS HISTÓRICO
*
		JESUS HISTÓRICO, é aquele homem que pode ser reconstituído pela investigação histórica, como o homem que viveu e morreu na Palestina do séc. I, ocupada pelos romanos.
		Sua educação era judaica, por isso, era toda voltada para a religião, onde vemos o exemplo: a sua ida ao templo quando ainda tinha doze anos.
*
	Podemos ver Jesus também como um revolucionário que quis trazer uma mensagem diferente, denunciando as imoralidades e injustiças praticadas contra o povo. 
	No seu projeto de vida pregou a justiça, a igualdade e ao invés de usar armas, utilizou as suas próprias palavras para DENUNCIAR os males do tempo.
*
Pontos importantes
 sobre Jesus: 
 A sua existência. O batismo e a tentação.
 O fato dele ter anunciado a chegada do Reino de Deus e dado sinais que marcaram sua atuação, viveu assim toda a sua vida a serviço do REINO. O fato de ter realizado curas.
 O seu relacionamento com os pobres e marginalizados.
 A escolha e o envio de um grupo de seguidores.
  A utilização de parábolas em sua pregação.
 Sua prisão e crucifixão.
 A consciência de uma única missão. 
*
PATRÍSTICA
*
Os primeiros padres do cristianismo surgiram por volta do séc. I e II da era cristã. Eram de alta formação filosófica grega e viviam no período de decadência do Império Romano.
Eles eram profundos conhecedores da filosofia e estavam no começo do surgimento do cristianismo. 
Como eram pensadores e começavam a surgir questionamentos sobre a pessoa de Jesus, os primeiros padres procuravam obter respostas através do pensamento filosófico diante dessas questões. 
*
	Um grande exemplo disso era a questão do Reino de Deus que Jesus tanto pregava. Alguns até duvidaram, mas os padres da patrística respondiam a esse questionamento na dimensão filosófica, e diziam: “o Reino de Deus, não é Jesus como Rei dos homens, mas é Deus na vida e no interior de cada um”. 
Com essas respostas dá-se início às primeiras doutrinas do cristianismo. Esses homens tinham uma educação greco-romana, onde se valorizava a filosofia, a educação integral (espírito - corpo) e se alicerçavam na fé cristã
*
	Os questionamentos desse período também se deram pelas grandes perseguições que ocorriam. As pessoas se perguntavam o POR QUE das perseguições e, isso mexia muito com a educação cristã, pois parecia uma contradição. Então, os padres da Igreja viam através da educação e da filosofia uma tentativa de responder a essas questões.
*
Santo Agostinho 
*
  
Os padres da Igreja
Santo Agostinho 
*
	Ao retomar as ideias de Platão, Santo Agostinho (354-430) identifica o mundo das ideias com o mundo das iluminação. Através da iluminação, o homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Esta corrente da Filosofia e seu desenvolvimento é conhecida como patrística, por ser elaborada pelos padres da Igreja Católica.
	Para impor as ideias cristãs, os Padres da Igreja as transformaram em verdades reveladas por Deus (através da Bíblia e dos santos) que, por serem decretos divinos, seriam dogmas, isto é, irrefutáveis e inquestionáveis. 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais