Buscar

Aula 8 Filosofia da Educação final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 08
*
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
CURSOS DE LICENCIATURAS
Aula 08
*
Aula 08
*
OBJETIVOS
Aula 08
*
Aula 08
*
ILUMINISMO – SÉC. XVIII
Aula 08
*
O Iluminismo reflete a necessidade de tornar transparente à razão. 
O pressuposto básico do iluminismo afirma, portanto que todos os homens são dotados de uma espécie de luz natural, de uma racionalidade que é uma espécie de luz natural. 
O Iluminismo possui um caráter pedagógico, ou seja, o pensamento iluminista é fortemente voltado para o laico e o secular. 
O Iluminismo volta-se contra toda autoridade que não esteja submetida à razão e à experiência. 
O homem poderá atingir o que Kant chama de sua maioridade, quer dizer pensar por si mesmo. 
Neste sentido o Iluminismo tem sempre um caráter ético e emancipador, ou seja, da autonomia da razão.
Aula 08
*
O pano de fundo do Iluminismo é a filosofia crítica que tem como características, três pressupostos básicos: 
a liberdade; o individualismo e a igualdade jurídica. 
Nesse sentido a Revolução Francesa (1789) pode ser considerada uma tentativa de concretização desses ideais: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. 
Os homens nascem e permanecem livres, é o artigo primeiro da Declaração dos Direitos do Homem. 
Aula 08
*
Aula 08
*
A Enciclopédia é um projeto monumental pedagógico que pretendeu ser uma espécie de grande síntese do saber da época.
Sua publicação teve grande influência na Revolução Francesa e contribuiu para a contestação da monarquia absoluta e do poder da Igreja.
Aula 08
*
Aula 08
*
Immanuel Kant (1724-1804)
No plano da teoria do conhecimento, Kant se propôs a conciliar o inatismo com o empirismo, através do exercício da crítica superou os limites das duas correntes e provocando uma ruptura epistemológica com o modelo objetivista.
Sua obra pode ser vista como um marco na filosofia moderna. E se notabiliza por duas obras clássicas, em especial: 
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Entre os neo-humanistas, ele foi o principal filósofo que proclamou a saída do homem do estado de incapacidade em que jazia sob o peso da tradição da autoridade. 
Desafia o homem para que se atreva servir a razão.
Define a filosofia como “a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana”, caracterizando-se pelo tratamento de quatro questões fundamentais:
Aula 08
*
Aula 08
*
O que posso saber? Que diz respeito à metafísica, no sentido kantiano de investigação sobre a possibilidade de legitimidade do conhecimento.
O que devo fazer? Cuja resposta é dada pela moral.
O que posso esperar? O problema da esperança, de que trata a religião.
O que é o homem? Objeto da antropologia, à qual em última análise se reduzem as outras três e que é na verdade a mais importante das quatro.
Aula 08
*
Tendo em vista estas questões, o filósofo deve determinar:
A - As fontes do saber humano;
B - A extensão do uso possível e útil de todo saber;
C) Os limites da razão;
O pensamento de Kant também se insere dentro do movimento de crítica à educação dogmática, aberto pela ilustração. 
Embora não concebesse as normas e os modelos conforme a própria existência concreta e variável (mas de um sujeito universal), nem por isso admite o modelo tradicional de ideal, que se imporia exteriormente ao indivíduo. 
Aula 08
*
Aula 08
*
Para ele, são as leis inflexíveis e universais da razão pura e da razão prática que elaboram o conhecimento e a lei moral, o que significa a valorização definitiva do sujeito como ser autônomo e livre, para o qual tanto o conhecimento como a conduta, são obras suas.
A importância atribuída por Kant à educação encontra-se fundamentada nas obras mais clássicas, crítica da razão pura (na qual desenvolve a crítica do conhecimento) e crítica da razão prática (em que analisa a moralidade).
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
A crítica da razão pura, visa investigar as condições de possibilidade do conhecimento, ou seja, o modo pelo qual, na experiência de conhecimento, sujeito e objeto se relacionam e em que condições. 
Esta relação pode ser considerada legítima, sujeito e objeto são termos relacionais que só podem ser considerados como partes da relação de conhecimento.
Kant elabora uma teoria que investiga o valor dos nossos conhecimentos, condena os empiristas os quais tudo o que conhecemos vem dos sentidos, também não concorda com os racionalistas para os quais tudo o que pensamos vem de nós (inatismo).
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
03- O erro ou engano de inatistas e empiristas foi partirem do princípio que o objeto, o real ou a realidade, é racional e que pode ser conhecido pela razão.
Portanto, o objeto é o centro da teoria do conhecimento e o sujeito girando ao redor deste.
Para Kant, a razão está no sujeito e não no objeto. É o sujeito quem ocupa o centro na teoria do conhecimento.
Aula 08
*
Estrutura de Teoria do Conhecimento para Inatistas e Empiristas 
Aula 08
*
Aula 08
*
PROPOSTA DE KANT
Aula 08
*
Aula 08
*
Estrutura de Teoria do Conhecimento para Kant
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Comecemos, então, pelo sujeito do conhecimento. 
E comecemos mostrando que este sujeito é a razão universal e não uma subjetividade pessoal e psicológica, que ele é o sujeito conhecedor e não Pedro, Paulo, Maria ou Isabel, esta ou aquela pessoa, este ou aquele indivíduo.
Sujeito Transcendental – transcende o objeto por sua capacidade de perceber, estabelecer uma relação de conhecimento, abstrair, pensar, denominar e conceituar o objeto do conhecimento.
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
RAZÃO PARA KANT
Aula 08
*
A razão é uma estrutura racional vazia, uma forma pura sem conteúdos. 
Essa estrutura (e não os conteúdos) é que é universal, a mesma para todos os seres humanos, em todos os tempos e lugares. 
Essa estrutura é inata, isto é, não é adquirida através da experiência. 
Por ser inata e não depender da experiência para existir, a razão é, do ponto de vista do conhecimento, anterior à experiência. 
Ou, como escreve Kant, a estrutura da razão é a priori (vem antes da experiência e não depende dela).
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Estrutura da Razão propriamente dita: não se relaciona com as estruturas anteriores, mas as regula e as controla, possibilitando que a percepção e o entendimento não se misturem e que seja possível o conhecimento racional.
Aula 08
*
Conclusão
Aula 08
*
É isso que a razão pode. 
O que ela não pode (e nisso inatistas e empiristas se enganaram) é supor que com suas estruturas passe a conhecer a realidade tal como esta é em si mesma. 
A razão conhece os objetos do conhecimento. 
O objeto do conhecimento é aquele conteúdo empírico que recebeu as formas e as categorias do sujeito do conhecimento. 
A razão não está nas coisas, mas em nós. 
A razão é sempre razão subjetiva e não pode pretender conhecer a realidade tal como ela seria em si mesma, nem pode pretender que exista uma razão objetiva governando as próprias coisas.
Aula 08
*
Aula 08
*
Aula 08
*
Educação para Kant
Para Kant cabe a educação formar o caráter moral “o homem só pode torna-se homem pela educação” . “Ele é tão somente que a educação fez dele”, ainda “mandamos em primeiro lugar, as crianças à escola, não na intenção de que nela aprenda alguma coisa, mas afim de que se habitue a observar pontualmente o que se lhes ordena”.
Kant redefine a relação pedagógica, reforçando a atividade do aluno que deve aprender “pensar por si mesmo”. O saber é ato de liberdade. 
O princípio kantiano será reexaminado no século XX, por diversos autores na área da moral e da educação, como Piaget ou ainda Habermas. 
Aula 08
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais