Buscar

Introdução à Cartografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA
Professora: Talita Freitas
Cacoal, 2015
*
*
*
O QUE É CARTOGRAFIA? 
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
		Cartografia é a ciência e a arte de expressar graficamente, por meio de mapas e cartas, o conhecimento humano da superfície terrestre. 
		
*
*
*
HISTÓRIA 
	Mapa é feito de tiras de fibra vegetal, representando a área oceânica do arquipélago formado pelas Ilhas Marshall, no Pacífico, a nordeste da Austrália. 		
*
*
*
Histórico da Cartografia
Antigüidade- Mapa Mesopotânico de Ga-Zur, estimado em 2500 A.C.
 Museu da Universidade de Harvard
*
*
*
Cláudio PTOLOMEU,Séc II D.C. 
Mapa redescoberto no século XVII (biblioteca do Congresso dos Estados Unidos). Pertencente a Escola de Alexandria, primeiro a empregar um sistema de coordenadas e os termos ‘Paralelo’ e ‘Meridiano’ em mapas, no seu tratado geográfico.)
*
*
*
IDADE MÉDIA- Época de estagnação na produção Cartográfica, por mil anos somente os mapas ECLESIÁSTICOS T-O circulares
*
*
*
Mapa Eclesiástico – Cartografia da Idade Média
*
*
*
	No fim da idade média, sec. XIII a XV, surge um novo tipo de mapa elaborado para navegação comercial com informações sobre os portos, conhecidos como PORTULANOS. Famílias de cartógrafos preparavam os mapas em Gênova, Veneza e Palma de Maioca.	 	Principal característica um conjunto de retas entrecruzadas para o navegador fixar a rota para um porto.
Portulano de 1543, Batista Agnese de Veneza
*
*
*
Outro exemplo de mapa PORTULANO
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
Globo;
Carta;
Planta;
Fotografia Aérea;
Mosaico;
Ortofotocarta;
Fotoíndice;
Imagem de Satélite;
Atlas;
Mapa.
		
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Globo é a representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade cultural e ilustrativa.		
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada de uma superfície planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais (paralelos e meridianos) com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala.		
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Planta é um caso particular de carta. A representação se restringe a uma área muito limitada e a escala é grande, consequentemente o número de detalhes é bem maior.		
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Mosaico é o conjunto de fotos de uma determinada área, recortadas e montadas técnica e artisticamente, de forma a dar a impressão que todo o conjunto é uma única fotografia.		
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Ortofotocarta é uma fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é uma perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano, complementada por símbolos, linhas e quadriculagem, com ou sem legenda, podendo conter informações planimétricas.	
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Fotoíndice é a montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. Normalmente a escala do fotoíndice é reduzida de 3 a 4 vezes em relação a escala de vôo.	
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Imagem de Satélite são produtos obtidos ao nível orbital, muito utilizados para elaboração e ou atualização de documentos cartográficos em escalas variadas.		
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Carta-Imagem são imagens de satélite montadas no formato de folhas de carta, onde informações de coordenadas e toponímia é acrescentada sobre a imagem.		
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Atlas é uma coleção de mapas comumente publicados em uma linguagem com as mesmas convenções e projeções, mas não necessariamente na mesma escala é chamada de "atlas". 
*
*
*
CONCEITOS BÁSICOS 
	Mapa é a representação no plano, geralmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos. Os mapas são feitos por muitas razões e variam em conteúdo. 		
*
*
*
DEFINIÇÃO:
Maneira pela qual a superfície da Terra é apresentada em superfícies bi-dimensionais, procurando-se minimizar a distorção em área, distância e direção.
Planificação do elipsóide, ou seja, transpor os dados que se encontram em um formato elipsoidal para um formato plano – mapa.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 
*
*
*
TIPOS DE SUPERFÍCIE
	
*
*
*
TIPOS DE SUPERFÍCIE
	
	Projeção Plana ou Azimutal - o mapa é construído imaginando-o situado num plano tangente ou secante a um ponto na superfície da Terra. Ex. Projeção Esterográfica Polar. 
*
*
*
TIPOS DE SUPERFÍCIE
	
	Projeção Cônica - o mapa é construído imaginando-o desenhado num cone que envolve a esfera terrestre, que é em seguida desenrolado. Ex. Projeção Cônica de Lambert.
*
*
*
TIPOS DE SUPERFÍCIE
	
	Projeção Cilíndrica - o mapa é construído imaginando-o desenhado num cilindro tangente ou secante à superfície da Terra, que é depois desenrolado. Ex. Projeção Mercator. 
*
*
*
PLANO TOPOGRÁFICO
		
	
	É a superfície de projeção utilizada pela topografia, sendo a sua utilização restrita a uma área equivalente a um círculo de raio igual a 30Km.
*
*
*
ERRO DE ESFERICIDADE
		Ao substituirmos a forma da terra, considerada esférica, pelo plano topográfico cometemos um erro denominado “erro de esfericidade”.
		
	
*
*
*
ERRO DE ESFERICIDADE
	Consequência do Plano topográfico:A principal consequência do plano topográfico, é o paralelismo das verticais topográficas.		
	
*
*
*
PONTO TOPOGRÁFICO 
	É um ponto geométrico de coordenadas conhecidas. 
	
*
*
*
ALINHAMENTO 
	É o segmento reto que une dois pontos topográficos. 
	
A
B
*
*
*
POLIGONAIS 
		São sequências de alinhamentos que podem ou não fechar no mesmo ponto.
Tipos de Poligonais:
Aberta;
Fechada;
Fechada em base diferente.
	
*
*
*
POLIGONAIS 
		Aberta: São poligonais que partem de pontos de coordenadas conhecidas e não tem fechamento.
	
*
*
*
POLIGONAIS 
		Fechada: São poligonais que iniciam e finalizam suas medições no mesmo ponto.
	
*
*
*
POLIGONAIS 
	Fechada em base diferente: São poligonais que partem de pontos com coordenadas conhecidas e chegam a pontos com coordenadas também conhecidas.
	
*
*
*
OBRIGADA
Professora: Talita Freitas Filgueira de Sá
Cacoal, 2015
Introduction to ArcGIS I (for ArcView 8, ArcEditor 8, and ArcInfo 8)
1-*
Teaching Methods
You will be provided with the training database in digital format on the course CD. In addition, you will be provided with a lecture book and an exercise workbook. These are yours to take home after the class is completed. Feel free to write your own notes as needed. Most students find these materials to be a valuable resource long after the class is over. This course teaches the basics of ArcGIS applications by using specialized training materials and methods developed by ESRI’s GIS professionals. Research indicates that every student is slightly different in their learning styles. To maximize your learning experience, a variety of teaching methods are used: instructor-led lectures and discussions, demonstrations and computer exercises.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais