Buscar

PPE 4, 4° semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202189372)
	5a sem.: Fichamento
	Pontos:1,5 / 1,5
	No processo da pesquisa acadêmica, o fichamento se apresenta como um componente fundamental à organização da investigação e coleta dos dados para a pesquisa. Assim sendo, defina o que é um fichamento e qual sua finalidade? 
		
	
Resposta: Organizar e relatar os principais assuntos de um texto. Organizar por partes cada pedaço a ser pesquisado e desenvolvido.
	
Gabarito: É um conjunto de registros feito de livros, aulas e artigos pelo aluno de forma a organizar o material de pesquisa, que será utilizado pelo aluno no momento da elaboração do trabalho acadêmico.
	
	2a Questão (Ref.: 201202188091)
	9a sem.: Abordagem Qualitativa
	Pontos:1,0 / 1,0
	De acordo com Chizzotti (2003), nos anos 80, a pesquisa qualitativa contestava o discurso positivista e defendia a seguinte visão: 
		
	
	o reprodução social realizada pela pesquisa educacional
	
	o vínculo da pesquisa com os problemas éticos, políticos e sociais 
	
	a neutralidade da ciência e do pesquisador
	
	a separação entre ensino e pesquisa
	
	o papel predominante dos dados estatísticos
	
	3a Questão (Ref.: 201202189366)
	9a sem.: Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
	Pontos:1,5 / 1,5
	Nos estudos desenvolvidos na disciplina de Pesquisa e Prática da Educação IV, verificamos a existência de duas matrizes teóricas na pesquisa social. São elas: pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Sendo assim, apresente duas característica de cada um desses modelos de pesquisa. 
		
	
Resposta: Pesquisa quantitativa: coleta dados percentuais. Pesquisa qualitativa: analisa fatos coletados.
	
Gabarito: 
Pesquisa Quantitativa - obedece a um plano pré-estabelecido, com o intuito de enumerar ou medir eventos; - utiliza a teoria para desenvolver as hipóteses e as variáveis da pesquisa; - examina as relações entre as variáveis por métodos experimentais ou semi-experimentais, controlados com rigor; - emprega, geralmente, para a análise dos dados, instrumental estatístico; - confirma as hipóteses da pesquisa ou descobertas por dedução, ou seja, realiza predições específicas de princípios, observações ou experiências; - utiliza dados que representam uma população específica (amostra), a partir da qual os resultados são generalizados, e - usa, como instrumento para coleta de dados, questionários estruturados, elaborados com questões fechadas, testes e checklists, aplicados a partir de entrevistas individuais, apoiadas por um questionário convencional (impresso) ou eletrônico. 
Pesquisa Qualitativa - a possibilidade de evolução e mudança durante o seu desenvolvimento, uma vez que as estratégias que utiliza permitem descobrir relações entre fenômenos, indutivamente, fazendo emergir novos pressupostos;- apresentação da descrição e análise dos dados em uma síntese narrativa;- busca de significados em contextos social e culturalmente específicos, porém com a possibilidade de generalização teórica;- ambiente natural como fonte de coleta de dados e pesquisador como instrumento principal desta atividade;- maior interesse pelo processo do que pelos resultados ou produtos;- coleta de dados por meio de entrevista, observação, investigação participativa, entre outros;- busca da compreensão dos fenômenos, pelo investigador, a partir da perspectiva dos participantes, e, finalmente,- utilização do enfoque indutivo na análise dos dados, ou seja, realização de generalizações de observações limitadas e específicas pelo pesquisador. 
	
	
	4a Questão (Ref.: 201202185613)
	3a sem.: Formação do professor-pequisador
	Pontos:0,5 / 0,5
	O Curso de Pedagogia da UNESA compreende que é fundamental a formação do professor-pequisador no mundo contemporâneo. Para tanto, defende, como um de seus princípios, o desenvolvimento da análise e/ou reflexão crítica dos conteúdos, ou seja, o conhecimento é problematizado a partir do contexto histórico e social em que foi produzido. Desta forma, podemos compreender que tal perspectiva é fundamental para: 
		
	
	O desenvolvimento de uma prática pedagógica isolada do professor centrada na compreensão de que os alunos são indivíduos diferentes em si e que deve criar as condições necessárias para que os mesmos se realizem no plano individual.
	
	O desenvolvimento de uma consciência da necessidade que o único método de pesquisa válida para o cotidiano escolar vem a ser o método quantitativo, pois através de dados estatísticos é possível identificar os problemas e corrigir os erros.
	
	O desenvolvimento de uma compreensão de que basta cumprir com os preceitos legais que regem a educação nacional para alcançaremos uma educação de qualidade.
	
	O desenvolvimento de uma compreensão de que não existe relação entre ciência e sociedade e de que o ato de educar deve ser neutro e objetivo.
	
	O desenvolvimento do espírito de problematização e investigação da realidade educacional, portanto, do fenômeno educativo como um fenômeno humano.
	
	
	
	5a Questão (Ref.: 201202187611)
	4a sem.: Normas
	Pontos:0,0 / 0,5
	Jonh Dewey (1989 apud SANTOMÉ, 1998) diz que a excessiva compartimentalização da cultura em matérias, temas e lições corresponde a uma sobrecarga de pedaços desconectados entre si e impostos mediante a repetição e a imposição. 
Marque a alternativa correta sobe o que foi feito neste texto pelo autor da monografia: 
		
	
	Apresentou discussão entre Dewey e Santomé.
	
	Leu em Dewey sobre Santomé.
	
	Leu em Santomé sobre as idéias de Dewey.
	
	Usou Dewey como fonte primária.
	
	Salientou a importânciada compartimentalização.
	
	6a Questão (Ref.: 201202332291)
	sem. N/A: Aula 7
	Pontos:1,0 / 1,0
	De acordo com o marxismo, os dois níveis de realidades existentes, que decorrem da relação do homem com a natureza e com os demais seres humanos se explicam através dos conceitos de infraestrutura econômica e superestrutura econômica. A infraestrutura ou estrutura material da sociedade é a base econômica, isto é, são:
		
	
	As formas, pelas quais são produzidos os bens naturais, que atendem as necessidades humanas.
	
	As formas, pelas quais são produzidos os bens materiais, que atendem as necessidades humanas.
	
	As formas, pelas quais são produzidos os bens humanos, que atendem as necessidades humanas.
	
	As formas, pelas quais são produzidos os bens religiosos, que atendem as necessidades humanas.
	
	As formas, pelas quais são produzidos os bens espirituais, que atendem as necessidades humanas.
	
	7a Questão (Ref.: 201202187562)
	5a sem.: Objetivo geral
	Pontos:0,0 / 0,5
	Recomenda-se uma coerência entre o problema de pesquisa e a percepção da realidade, que seria a investigação de fato. Assim como que se faça uma previsão do que você pretende observar sistematicamente, ao elaborar o seu problema. Pense também no objetivo geral daquilo a ser investigado. Marque a alternativa relacionada ao seu objetivo geral. 
		
	
	Aponta especificamente aquilo que se deseja estudar.
	
	É o elo entre a realidade e o problema de pesquisa.
	
	É bastante genérico sobre o tema investigado.
	
	Orienta e delimita os raciocínios a serem desenvolvidos, a esfera de racionalidade que está pressuposta. 
	
	Deve relacionar-se aos objetivos da educação, de uma forma genérica.
	
	8a Questão (Ref.: 201202185645)
	6a sem.: Pesquisa Social
	Pontos:0,5 / 0,5
	Assinale qual das alternativas abaixo NÃO caracteriza a pesquisa social: 
		
	
	A primazia da compreensão como princípio do conhecimento, que prefere estudar relações complexas ao invés de explicá-las por meio de isolamento de variáveis.
	
	É percebida como construção da realidade.
	
	É percebida como neutra e objetiva. Portanto, não pode ter a interferência do pesquisador.
	
	É uma ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dados produz textos quenas diferenças técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente.
	
	A descoberta e a construção de teorias são objetos de estudo desta abordagem.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201202185501)
	1a sem.: Conhecimento
	Pontos:0,5 / 0,5
	É um tipo de conhecimento intuitivo da realidade ou do mundo tendo a imaginação como mediadora entre o percebido e o pensado, ou seja, possibilita outras formas de compreensão da realidade. Este enunciado refere-se a qual conhecimento? 
		
	
	senso comum
	
	conhecimento mítico-religioso
	
	conhecimento filosófico
	
	conhecimento científico
	
	conhecimento artístico
	
	
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	10a Questão (Ref.: 201202185526)
	2a sem.: Conhecimento
	Pontos:0,5 / 0,5
	Sobre o compromisso da Universidade com a produção do conhecimento, Antônio Joaquim Severino considera que: 
I - O conhecimento é o diferenciador do agir humano em relação ao agir de outras espécies, é a grande estratégia da espécie. 
II - Quando falamos das transformações na esfera da humanidade, estamos necessariamente falando de história e não mais de evolução. 
III - A temporalidade da vida humana é profundamente diferente da temporalidade presente no mundo físico ou no mundo biológico. Aqui o tempo não é mais apenas uma sucessão acumulativa de novas etapas, mas uma sucessão criativa de novos estágios não necessariamente contidos nos anteriores. 
IV - O conhecimento científico deve ser neutro e objetivo, ou seja, não pode sofrer interferências do sujeito do conhecimento. 
	Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado II e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado I, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado IV está correto

Outros materiais