Exercicio de Fixação_Analise e Cenarios e Riscos

Análise de Cenários e Riscos

Outros

36
Dislike0

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.

Você viu 3 do total de 19 páginas deste material

Prévia do material em texto

GST0897_EX_A1_201501023225
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: JERONIMO BARROS DA SILVA
	Matrícula: 201501023225
	Disciplina: GST0897 - ANALISE CEN.RISC.  
	Período Acad.: 2015.1 - EAD (GT) / EX
	 AULA I
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Quando o operador de segurança pública expõe-se a um ritmo excessivo de trabalho, por exemplo, em uma data festiva, ele está sob ameaça de qual tipo de risco?
		
	
	
	
	 
	Risco ergonômico.
	
	
	Risco químico.
	
	
	Risco de acidente.
	
	
	Risco biológico.
	
	 
	Risco físico.
	
	
	
		2.
		Você tem que planejar a segurança do Samba in Rio. Você lembra que aprendeu no Curso que permanecer de pé durante muitas horas é um dos grandes riscos ergonômicos ao qual está exposto o agente de segurança que sofrerá com o desconforto e, em longo prazo, com problemas crônicos que comprometerão sua capacidade de trabalho. Qual estratégia você adotaria para minimização deste risco?
		
	
	
	
	
	Adquiriria protetores auriculares e protetor solar para os agentes.
	
	 
	Programaria um período de descanso durante o turno de serviço dos operadores de segurança.
	
	
	Providenciaria bastante líquido para os operadores de segurança.
	
	
	Realizaria supervisões constantes para verificar se os operadores estão trabalhando com postura correta.
	
	
	Adquiriria para uso de todos os operadores de segurança um Equipamento de Proteção Individual.
	
	
	
		3.
		Durante nossas aulas, aprendemos diversas definições para o termo "risco". Analise as situações abaixo e identifique aquela(s) em que se vislumbra a ocorrência de "risco". Depois marque a alternativa que corresponde a sua análise: I - O Supervisor da Guarda Municipal do Rio de Janeiro está elaborando uma ordem de serviço. Entretanto, ele está incerto sobre os objetivos a serem alcançados com aquelas estratégias. II - O Policial Militar Beltrano, descumpriu as técnicas ensinadas em sua formação. Sozinho, abordou 3 pessoas que aparentavam atitude suspeita. Ele encontrou armas com os cidadãos abordados, prendendo-os. III - O Policial Rodoviário Federal Sicrano decide realizar uma operação de trânsito na rodovia federal "X". Ele não possui equipamento de sinalização. IV - O Policial Civil Fulano está de plantão por 24 horas na Delegacia do bairro "Y". Ele trabalha armado.
		
	
	
	
	
	Somente as alternativas I e IV.
	
	
	Somente as alternativas II e III.
	
	
	Somente a alternativa I.
	
	 
	Todas as alternativas.
	
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	
	
		4.
		Quando um operador de segurança trabalha durante o dia, por muitas horas, ele fica exposto a radiação solar, ao frio, à umidade. A que tipo de riscos ele está se submetendo?
		
	
	
	
	 
	Riscos ergonômicos.
	
	
	Riscos de acidentes.
	
	 
	Riscos físicos.
	
	
	Riscos de doenças.
	
	
	Riscos biológicos.
	
	
	
		5.
		Leia as afirmações: I - Não podemos negligenciar o uso de Equipamentos de Proteção Individual e outros meios necessários para minimizar a ação dos riscos sobre o operador. II - Ao planejar um grande evento não é preciso ter constante preocupação com os fatores que podem promover danos e não permitir o atingimento do objetivo. III - Os agentes químicos, físicos e biológicos podem ser identificados e plotados em um mapa de riscos, ferramenta que pode dar suporte ao gestor e ao operador de segurança em um grande evento e que abordaremos com mais detalhes durante o curso.
		
	
	
	
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas.
	
	 
	Somente as afirmações I e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmação II está correta.
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	
		6.
		O Policial Militar Beltrano trabalha em pé, 12 horas, em uma escala que lhe proporciona 4 serviços por semana. O equipamento que ele utiliza pesa em torno de 8 quilos. A que tipo de risco está sendo submetido o Policial Beltrano, no que diz respeito ao peso que carrega?
		
	
	
	
	
	O Policial Beltrano não corre qualquer tipo de risco.
	
	 
	Risco Ergonômico.
	
	
	Risco Variável.
	
	 
	Risco Físico.
	
	
	Risco Biológico.
	
	
	
		7.
		Dos grandes eventos programados para o nosso país nos próximos anos temos a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude em 2013, Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, todos realizados nos principais centros urbanos do Brasil, ou seja, não mais em ambientes naturais e sim em locais transformados pela ação do homem . É correto afirmar que este tipo de ação é denominada
		
	
	
	
	 
	Antrópica.
	
	
	Natural
	
	
	Ambiental.
	
	
	Progressista.
	
	 
	Física.
	
	
		8.
		No contexto da disciplina ¿Análise de Cenários e Riscos¿, podemos determinar como ¿incerteza¿ a seguinte definição:
		
	
	
	
	
	Todos os componentes vivos ou não, assim como a todos os fatores, tais como o clima, que existem no local em que um organismo vive.
	
	 
	É uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte.
	
	 
	Uma expressão do grau em que um valor é desconhecido.
	
	
	É o conjunto de formas que, em um dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.
	
	
	Conjunto de elementos que compõem o nosso ambiente de trabalho.
	
	
	
		9.
		Sanders e McCormick (1993) definem como "uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte". O conceito ao qual os autores se referem é denominado:
		
	
	
	
	 
	Risco
	
	
	Segurança Pública
	
	 
	Perigo
	
	
	Planejamento
	
	
	Incerteza
	
	
		10.
		O Policial Civil Fulano deve participar de um planejamento relacionado a um evento musical que ocorrerá em seu Estado. Ele pensa sobre os fatores que devem ser considerados em uma análise de risco, chegando a algumas conclusões: I ¿ Ele deverá levar em consideração a paisagem e o espaço onde acontecerá o evento. II ¿ Ele deverá levar em consideração a incerteza reservada ao estado futuro do sistema climático. Assim, ainda que aquele mês seja tradicionalmente seco, poderá haver ocorrência de chuvas fortes. III ¿ Ele deverá atentar para o local onde acontecerá o evento, afinal pode ser que ele seja realizado em região com histórico de acontecimentos naturais que causem ameaça às pessoas e aos bens materiais. Diante das considerações do Policial Fulano, podemos dizer que:
		
	
	
	
	
	Ele está correto apenas em relação ao fator I.
	
	 
	Ele não está correto em relação a quaisquer dos fatores.
	
	 
	Ele está correto em relação aos fatores apontados.
	
	
	Ele está correto apenas em relação aos fatores II e III.
	
	
	Ele está correto apenas em relação aos fatores I e II.
	
	
	
		11.
		Ao falarmos de espaço, não podemos deixar de levarem consideração fatores que devem ser abordados além e para a análise de risco. São eles:
		
	
	
	
	
	Improbabilidade, incerteza e perigo.
	
	
	Probabilidade, certeza e perigo.
	
	 
	Incerteza, probabilidade e perigo.
	
	 
	Físicos, químicos e biológicos.
	
	
	Perigo, vulnerabilidade e cenário.
	
	
		12.
		Ao planejarmos um grande evento em nossa Cidade, teremos que levar em consideração a região onde acontecerá? Por que?
		
	
	
	
	
	Sim. Porque precisamos saber quanto será cobrado pelo ingresso, a fim de evitar transtornos na sua aquisição.
	
	
	Não, Porque o planejamento não leva em consideração o local onde o evento acontecerá e sim os fatores que orbitam em torno dele.
	
	
	Não. Porque não importa a região, o evento irá ocorrer.
	
	 
	Sim. Porque precisamos levar em consideração o tamanho do local e a sua capacidade de público.
	
	 
	Sim. Porque não há homogeneidade em relação às condições ambientais por todo o território, por isso é importante estudar o local do evento e o seu entorno.
	
	
	 13a Questão (Ref.: 201501200629) AULA IV
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Fulano, Bombeiro Militar, identifica no Mapa de Risco de seu quartel um grande círculo particionado nas cores verde e vermelho na área de treinamento para controle de incêndio. Fulano pensa o seguinte: I ¿ Estas cores correspondem, respectivamente, a riscos físicos e químicos. II ¿ Estas cores misturadas levam a cor laranja, indicando risco de radiação no local. III ¿ Provavelmente o risco químico presente é a fumaça proveniente dos incêndios controlados. Podemos dizer que Fulano:
		
	 
	Está correto apenas em relação ao seu pensamento I.
	
	Não está correto em relação aos seus 3 pensamentos.
	
	Está correto apenas em relação aos seus pensamentos II e III.
	
	Está correto apenas em relação ao seu pensamento II.
	 
	Está correto em relação aos seus pensamentos I e III.
	
	
	
	
	 14a Questão (Ref.: 201501212485)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Policial Civil Fulano deve participar de um planejamento relacionado a um evento musical que ocorrerá em seu Estado. Ele pensa sobre métodos de avalição de risco, chegando a algumas conclusões: I ¿ Um dos princípios orientadores pelo qual ele deverá se pautar é a identificação dos perigos e das pessoas em risco. II ¿ A escolha do melhor método a ser aplicado dependerá das condições do ambiente de trabalho, como, por exemplo, o número de colaboradores, o tipo de atividades laborais e de equipamentos, as características específicas do local de trabalho e riscos específicos. III ¿São instrumentos de avaliação de riscos as listas de verificação, muito úteis na identificação dos perigos, dentre outros tipos de instrumentos que incluem: guias, documentos de orientação, manuais, brochuras e "ferramentas interativas", instrumentos genéricos ou específicos de acordo com risco ou do setor. Diante das considerações do Policial Fulano, podemos dizer que:
		
	
	Ele está errado em relação a quaisquer das assertivas.
	 
	Ele está correto em relação às assertivas apontadas.
	 
	Ele está correto apenas em relação às assertivas I e II.
	
	Ele está correto apenas em relação a assertiva I.
	
	Ele está correto apenas em relação às assertivas II e III.
	
	
	
	 15a Questão (Ref.: 201501200621)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Podemos dar como exemplo de risco biológico:
		
	
	Levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalhos em turnos.
	
	Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, queda e animais peçonhentos.
	
	Poeiras, fumos, gases, vapores, névoas, neblinas.
	
	Ruído, calor, frio, pressões, umidade radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações.
	 
	Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos.
	
	
	
	
	 16a Questão (Ref.: 201501200619)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Podemos dar como exemplo de risco químico:
		
	
	Ruído, calor, frio, pressões, umidade radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações.
	
	Levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalhos em turnos.
	
	Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, queda e animais peçonhentos.
	
	Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos.
	 
	Poeiras, fumos, gases, vapores, névoas, neblinas.
	
	
	
	
	 17a Questão (Ref.: 201501200625)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Guarda Municipal Sicrano está diante da missão de planejar um evento que jamais ocorreu em sua cidade. Ele pensa que a Análise Preliminar de Risco pode lhe ajudar. Ele está certo em razão dos motivos expostos abaixo, exceto um. Qual?
		
	
	É importante para que se possa inibir a falhas prováveis e possíveis apresentadas e manter e/ou melhorar os índices de segurança.
	 
	A análise preliminar de riscos identifica o que pode ser feito a partir do momento em que não se leva em consideração os aspectos relativos as possíveis falhas.
	 
	Sua importância é demonstrada, principalmente, quando o objeto de estudo é um produto novo e, consequentemente, pouco conhecido.
	
	A análise preliminar de risco é aplicada para uma abordagem inicial durante o projeto ou o desenvolvimento de um produto ou sistema.
	
	É uma ferramenta muito útil até para a constante revisão de sistemas já consolidados, pois pode ajudar na elucidação de aspectos muitas vezes não notados em uma observação anterior.
	
	
	
	 18a Questão (Ref.: 201501266864)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Bombeiro Fulano percebe que não será comprado para sua instituição máscara que o proteja contra os vapores tóxicos oriundos de incêndios ou acidentes com substâncias químicas. Queixa-se com o seu Chefe, apontando que na sua base há predominância de mofo, o que traz inúmeras possibilidades de adoecimento. Estamos observando, respectivamente, exemplos de riscos:
		
	 
	Biológico e físico.
	
	Ergonômico e elétrico.
	
	Físico e físico.
	
	Físico e de acidente.
	 
	De acidente e biológico.
	
	
	
	 19a Questão (Ref.: 201501200636)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os Bombeiros Militares Sicrano e Fulano estão atendendo a um incêndio. Percebem que sua equipe poderá cuidar da situação, com os equipamentos que levaram. Em que nível este evento pode ser classificado, de acordo com o impacto e o número de pessoas afetadas?
		
	 
	Nível I.
	
	Nível IV.
	 
	Nível III.
	
	Nível V.
	
	Nível II.
	
	
	
	
	 20a Questão (Ref.: 201501200638)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Numa discussão sobre evento adverso, os Guardas Municipais Beltrano e Fulano, expõem seus argumentos. Beltrano afirma que os deslizamentos de terra ocorridos em Serrópolis afetaram as pessoas, a economia, os sistemas sociais e o meio ambiente, sendo de proporção superior à capacidade de resposta da comunidade afetada. Beltrano afirma que isto caracteriza um desastre. Fulano diz que isto caracteriza uma emergência. É correto afirmar que:
		
	 
	Beltrano está correto.
	 
	Os dois estão corretos, visto que emergência e desastre são sinônimos.
	
	Os dois estão errados pois na verdade o que ocorreu foi um evento adverso.
	
	Fulano está correto.
	
	Com os dados fornecidos,é impossível afirmar quem está correto.
	
	
	
	
	  21a Questão (Ref.: 201501200635)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A cidade de Serrópolis foi vítima de deslizamento de terra em vários de seus bairros, durante a ocorrência de fortes chuvas. Ela necessita do apoio nacional. Em que nível este evento pode ser classificado, de acordo com o impacto e o número de pessoas afetadas?
		
	
	Nível II.
	 
	Nível IV.
	 
	Nível III.
	
	Nível I.
	
	Nível 0.
	
	
	
	
	 22a Questão (Ref.: 201501200641)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Fulano, Bombeiro Militar, ajuda no resgate das vítimas de inundação, no bairro de Fundópolis. Ele está socorrendo feridos. Sicrano, prefeito da cidade, está organizando locais para o abrigo das pessoas, roupas para o uso delas e alimentação para as mesmas. É possível afirmar, diante deste cenário, que: I ¿ Fulano está providenciando socorro para as vítimas. II ¿ Sicrano está providenciando assistência para as vítimas. III ¿ Estas duas rotinas sucedem o evento adverso. São corretas as assertivas:
		
	
	Apenas I e III.
	
	Apenas I e II.
	 
	I, II e III.
	
	Apenas a III.
	
	Apenas II e III.
	
	
	
	 23a Questão (Ref.: 201501202296)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os Bombeiros Militares Sicrano e Fulano estão atendendo a um incêndio. Percebem que sua equipe poderá cuidar da situação, com os equipamentos que levaram. Em que nível este evento pode ser classificado, de acordo com o impacto e o número de pessoas afetadas?
		
	
	Nível III.
	 
	Nível I.
	
	Nível II.
	
	Nível V.
	
	Nível IV.
	
	
	
	
	 24a Questão (Ref.: 201501200637)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os Policiais Militares Sicrano e Beltrano atendem a uma ocorrência de deslizamento de terra no Morro do Bamba. Ao chegarem ao local, percebem a necessidade do envolvimento de várias agências Estaduais no resgate e atendimento às vítimas do evento. Em que nível este evento pode ser classificado, de acordo com o impacto e o número de pessoas afetadas?
		
	
	Nível I.
	
	Nível II.
	
	Nível IV.
	 
	Nível III.
	 
	Não pode ser classificado em qualquer nível.
	
	 25a Questão (Ref.: 201501195884)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O termo alarme, estudado na disciplina, refere-se especificamente:
		
	
	Às ações de socorro e atendimento, prestadas a uma comunidade após um evento adverso.
	
	Ao período anterior a ocorrência de um desastre, e nos leva a tomar precauções para evitar eventuais sinistros.
	 
	A fase onde são realizadas as primeiras medidas previstas para enfrentar uma calamidade.
	 
	A um sinal pelo qual se informa a uma comunidade que ela deve seguir instruções específicas voltadas para uma emergência devido à ameaça real ou iminente.
	
	Ao estado de ânimo, desencadeado em uma pessoa, diante de uma situação atípica em sua rotina
	
	
	
	
	
	Beltrano é o responsável pela Defesa Civil em seu município. Ele decide criar um plano de contingência para o caso de elevada precipitação pluviométrica em sua cidade. Beltrano pensa na seguinte estrutura: I ¿ Construir sirenes nos bairros que correm risco, acionando-as em caso de índices pluviométricos que ultrapassem os critérios estabelecidos, ocorrendo uma ameaça real àquelas comunidades. II ¿ Construir um sistema de aviso às comunidades para colocá-las mobilizadas, em caso de chuvas fortes. III ¿ Planejar medidas que antecedem a fase do alerta a comunidade, objetivando enfrentar uma possível calamidade. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
		
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	Somente as assertivas I e III estão corretas.
	
	Somente a assertiva I está correta.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	
	
	 26a Questão (Ref.: 201501212472)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Sicrano, Guarda Municipal da cidade Feliz, está monitorando as chuvas que caem na região. Ao perceber que há possibilidade de chuva forte, ele aciona o alarme. Podemos dizer que: I ¿ Sicrano está incorreto em sua conduta pois deveria ter acionado o alerta. II ¿ Sicrano está correto. III ¿ Sicrano só poderia ter acionado o alarme se a chuva ultrapassasse os critérios estabelecidos, colocando em risco iminente as comunidades. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
		
	 
	As assertivas I e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	 27a Questão (Ref.: 201501212471)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sistemas como os de estações hidrográficas e meteorológicas para verificar chuvas e aumento do nível de rios são muito importantes, assim como as redes de sismógrafos para medir a intensidade de terremotos. Eles permitem que investiguemos e pesquisemos, colocando-nos a frente de um possível evento adverso. Podemos considerar tais meios como recursos de quais ferramentas?
		
	
	De reação.
	
	Reativo.
	 
	Pós-operação.
	
	De risco ocorrido.
	 
	De gestão.
	
	
	
	
	 28a Questão (Ref.: 201501195885)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O termo alerta, estudado na disciplina, refere-se especificamente:
		
	 
	Ao momento em que é acionado um dispositivo, avisando quando um evento adverso está na iminência de acontecer.
	 
	Ao estado de vigilância sobre determinada possibilidade de ocorrência de um evento adverso.
	
	Ao estado de ânimo, presente em uma pessoa, diante de uma situação que se afigura como um evento adverso.
	
	Ao instante em que se verifica um índice pluviométrico acima dos critérios estabelecidos.
	
	Ao segmento que operará no segundo nível de controle de um evento adverso.
	
	
	
	
	 29a Questão (Ref.: 201501593686)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Beltrano é Chefe do Centro de Operações da Defesa Civil de sua cidade. Ao receber informações do serviço de monitoramento do clima que as fortes chuvas ultrapassaram os índices pluviométricos considerados seguros, ele opta por avisar a comunidade que ela deve sair de suas residências com destino a locais previamente definidos pela prefeitura. Podemos afirmar que estamos diante de um exemplo de
		
	 
	Alarme.
	
	Restabelecimento.
	
	Socorro.
	 
	Alerta.
	
	Reconstrução.
	
		30.
		A árvore de eventos tem como objetivo ser um instrumento de ajuda na hora de julgar os perigos, suas consequências e probabilidades conforme os quadros abaixo. Desta forma, podemos afirmar, em relação às consequências que:
	
	
	
	
	 
	A morte de uma pessoa seria uma consequência considerada catastrófica.
	
	
	A morte de uma pessoa seria considerada uma consequência negligenciável.
	
	
	Danos causados a um carro parqueado no estacionamento do evento seriam considerados uma consequência crítica.
	
	
	A interrupção de energia elétrica em um jogo de futebol seria considerada uma consequência catastrófica.
	
	
	A perda de ingressos para um show seria considerada uma consequência catastrófica.
	
	
	
		31.
		O Policial Federal Fulano irá administrar um evento musical. Ele pensa que deve usar uma metodologia voltada para quantificar a magnitude dos riscos e priorizar a sua eliminação ou correção. Em relação a quantificação do que pode acontecer, atribuindo valoração à probabilidade de uma ocorrência, Fulano deveria usar:
	
	
	
	
	
	Métodos diferenciais de avaliaçãode riscos.
	
	 
	Métodos rigorosos de avaliação de riscos.
	
	
	Métodos semi-usuais de avaliação de riscos.
	
	
	Métodos qualitativos de avaliação de riscos.
	
	 
	Métodos quantitativos de avaliação de riscos.
	
	
		32.
		O GM Fulano está planejando a segurança de um evento ciclístico que ocorrerá em sua cidade. Ele pensa que seria importante levantar os pontos fortes e fracos que poderão se apresentar para a realização da competição esportiva. Uma metodologia adequada para o que ele pretende seria a:
	
	
	
	
	
	5W2H.
	
	 
	Análise SWOT.
	
	 
	PDCA.
	
	
	IARA.
	
	
	Árvore de falhas.
	
	
	
		33.
		Diante de um grande evento esportivo que ocorrerá na sua cidade, você usa a metodologia SWOT para revelar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Com base na metodologia, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Um atentado terrorista ocorrido em um voo com destino ao Brasil é um ponto fraco.
	
	 
	A visibilidade dada ao evento trará aporte de recursos para sua instituição. Isto é um ponto forte.
	
	
	A excelente remuneração recebida pelos integrantes de sua instituição é uma oportunidade.
	
	
	A falta de treinamento do efetivo de sua instituição é uma ameaça.
	
	 
	A inexistência de armamento não letal, em sua instituição, é um ponto fraco.
	
	
		34.
		Ao avaliarmos os riscos, pautamo-nos por princípios orientadores, que devem ser considerados no processo. Considerando que os citados princípios podem ser divididos em cinco etapas, quando realizamos uma análise dos aspectos do trabalho que podem causar danos e identificamos os trabalhadores que podem estar expostos ao perigo, estamos nos reportando a qual etapa do processo?
	
	
	
	
	
	Etapa 2 - Avaliação e prioridades dos riscos.
	
	 
	Etapa 5 - Acompanhamento e revisão.
	
	 
	Etapa 1 - Identificação dos perigos e das pessoas em risco.
	
	
	Etapa 4 - Adoção de medidas.
	
	
	Etapa 3 - Decisão sobre medidas preventivas.
	
	
	
		35.
		É uma metodologia aplicada para revelar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Esta afirmação pode ser usada para conceituar qual dos Métodos de Avaliação, abaixo:
	
	
	
	
	 
	SWOT.
	
	
	PDCA.
	
	
	IARA.
	
	
	5W2H.
	
	
	Árvore de falhas.
	
	
		36.
		O Policial Civil Beltrano é chamado para auxiliar na realização de um grande evento musical que ocorrerá no seu Estado. Ocorre um evento adverso no espetáculo. Ele decide usar a metodologia PDCA. Uma das assertivas não corresponde a qualquer fase do citado método. Marque-a:
	
	
	
	
	
	Beltrano tira conclusões a respeito do resultado do plano de ação.
	
	
	Beltrano executa um plano de ação.
	
	
	Beltrano identifica o problema ocorrido e confecciona um plano de ação.
	
	 
	Beltrano aplica a metodologia 5W2H.
	
	
	Beltrano verifica os resultados da execução do plano de ação.
	
	
	
		37.
		No 5W2H, encontramos como pergunta ¿Quando será feito?¿. Tal questão relaciona-se:
	
	
	
	
	 
	Ao cronograma.
	
	
	A definição do responsável.
	
	
	A descrição da execução.
	
	
	Ao investimento.
	
	
	Ao local físico.
	
	
	
		38.
		Diante da concretização de um incidente é necessário dar pronta resposta, promover avaliações precisas e tomar decisões corretas e, diante dos fatos, surgem alguns questionamentos. Apresentamos alguns abaixo: I - Qual a gravidade e o impacto do incidente? Existem escalas ou critérios para definir? II - O incidente pode tornar-se mais severo? Quando ele está encerrado? III - Quais são os recursos (humanos, financeiros e materiais) necessários para resposta ao incidente? IV - Quando o incidente vira uma crise? É correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Somente o questionamento I está correto.
	
	 
	Somente os questionamentos II e III estão corretos.
	
	
	Todos os questionamentos estão errados.
	
	 
	Todos os questionamentos estão corretos.
	
	
	Somente os questionamentos III e IV estão corretos.
	
	
	
		39.
		Leia as assertivas abaixo: I ¿ Os fatores ambientais são relevantes em um estudo de caso. II ¿ Ao realizarmos um planejamento de um evento, não podemos deixar de considerar ocorrências desfavoráveis, que possam prejudicar o bom andamento do evento e causar um desastre. III - Para definir funções poderíamos aplicar o 5W2H, estabelecendo uma estratégia para identificar e propor soluções para os problemas a serem sanados ou mitigados. Podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Somente as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a assertiva I está correta.
	
	
	Somente a assertiva II está correta.
	
	 
	As três assertivas estão corretas.
	
	
	
		40.
		No planejamento da segurança de um evento esportivo, poderíamos usar como metodologia para definir funções, o:
	
	
	
	
	
	Sistema de banco de dados.
	
	
	Gerenciamento de dados.
	
	 
	5W2H.
	
	
	Estudo de caso.
	
	 
	Método SWOT.
	
	
		41.
		O Plano de Gerência de Riscos é um método cujo objetivo é organizar os funcionários e propriedades visando à mitigação das chances de riscos de prejuízo. O Plano descreve como a identificação, a análise qualitativa e quantitativa, o planejamento de respostas, a monitoração e o controle do risco será estruturado e realizado ao longo do ciclo de vida do projeto. Ele deve conter:
	
	
	
	
	
	Funções e responsabilidades, metodologia, arrolamento dos bens, categorização de riscos e previsibilidade.
	
	
	Arrolamento dos bens, apreensão de objetos, categorização de riscos e previsibilidade.
	
	 
	Previsibilidade, orçamento, sincronismo, arrolamento dos bens e categorização de riscos.
	
	 
	Metodologia, funções e responsabilidades, sincronismo e orçamento.
	
	
	Descrição do planejamento, assincronicidade e dispensa de licitação.
	
	
		42.
		José Aldo reuniu sua equipe de trabalho com o intuito de ajudar o grupo a criar ou imaginar tantas ideias quanto forem possíveis em torno de um problema ocorrido na empresa. Podemos afirmar que José Aldo aplicou uma técnica utilizada para a tomada de decisão. Que técnica é essa?
		
	
	
	
	
	A Técnica de Grupo Nominal
	
	
	Técnica Delphi
	
	
	Diagrama de espinha de peixe
	
	 
	Brainstorming
	
	
	Análise por multicritério
	
	
	
		43.
		O Policial Rodoviário Federal Sicrano é acionado para agir em uma situação de evento adverso ocorrido próximo ao seu local de trabalho. Ao chegar no local, ele isola o ponto crítico. Ao agir desta forma, podemos dizer que ele realizou um processo de tomada de decisão. NÃO é um aspecto presente na situação narrada:
		
	
	
	
	
	A formulação de alternativas.
	
	
	A definição do que fazer.
	
	
	A escolha da alternativa julgada a mais indicada.
	
	
	A tomada de decisão.
	
	 
	A construção de um mapa de risco.
	
	
	
		44.
		A cidade de Passo Baixo foi vítima de deslizamento de terra em vários de seus bairros, durante a ocorrência de fortes chuvas. Diante disto, é necessário tomar decisões que permitam o socorro ao município. NÃO é um dos aspectos a serem considerados na Tomada de decisão:
		
	
	
	
	
	Escolha da melhor alternativa.
	
	
	Desenvolvimento de alternativas.
	
	 
	Acionamento do alarme.
	
	 
	Implementação da melhor alternativa.
	
	
	Identificação do problema.
	
	
	
		45.
		Dentre os eventos adversos que podem acontecerem nosso país, NÃO é um deles:
		
	
	
	
	
	Rebeliões em presídios.
	
	 
	Desastres naturais.
	
	
	Desmoronamentos de prédios e construções.
	
	 
	Sufrágio universal.
	
	
	Greves.
	
	
	
		46.
		O Bombeiro Fulano percebe que deverá decidir sobre a compra de equipamento para a sua instituição. Ele raciocina que terá que adquirir material que efetivamente seja usado no seu Estado, frente aos eventos adversos que ocorrem. Estamos observando, respectivamente, aspectos a serem considerados em que situação?
		
	
	
	
	
	Construção do Mapa de Risco.
	
	
	Uso da análise SWOT.
	
	
	Uso da metodologia PDCA.
	
	 
	Levantamento dos riscos físicos.
	
	 
	Tomada de decisão.
	
	
	
		47.
		Doutrinariamente, a autoridade que primeiro tomou conhecimento do fato perturbador da Ordem Pública, ou seja, do evento adverso, deve tomar algumas medidas essenciais para o gerenciamento da crise ou emergência. Marque a alternativa que contemple tais medidas:
		
	
	
	
	
	Conter a crise, manter a área aberta e iniciar os procedimentos de resposta para cada tipo específico de evento adverso.
	
	
	Conter a crise, isolar o ponto crítico e aguardar orientação para tomar as medidas necessárias.
	
	
	Conter a crise, manter a área aberta e aguardar orientação para tomar as medidas necessárias.
	
	
	Não conter a crise, isolar o ponto crítico e iniciar os procedimentos de resposta para cada tipo específico de evento adverso.
	
	 
	Conter a crise, isolar o ponto crítico e iniciar os procedimentos de resposta para cada tipo específico de evento adverso
	
	48.
		Quando trabalhamos em um estudo de caso, compreendemos a grande importância para a estruturação da segurança de um evento. Um estudo de caso permite:
	
	
	
	
	 
	Aprender com experiências anteriores.
	
	
	Deixar de refletir sobre um evento adverso.
	
	
	Verificar que não existem mais possibilidades para resolver problemas.
	
	
	Abandonar de vez o assunto estudado.
	
	
	Arquivar dados e informações, vez que não servirão para futuros eventos.
	
	
	
		49.
		A cidade de Serrópolis foi vítima de deslizamento de terra em vários de seus bairros, durante a ocorrência de fortes chuvas. Ao realizar o planejamento para o ano seguinte, o Bombeiro Militar Beltrano, Chefe da Defesa Civil do município, resolveu fazer um Estudo de Caso, abordando quais são os problemas recorrentes e que mesmo com adoção de medidas corretivas, não foram solucionados. Podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	Beltrano não deve realizar Estudo de Caso se os problemas ainda estão ocorrendo.
	
	 
	Beltrano está absolutamente correto.
	
	
	Beltrano deve estudar apenas quais são os problemas que poderão ocorrer.
	
	 
	Beltrano deve acrescentar ao seu estudo os problemas que aconteceram apenas no ano anterior.
	
	
	Beltrano está absolutamente errado.
	
	
	
		50.
		Caso de estudo ou estudo de caso são expressões sinônimas que designam um método da abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas. Consiste na utilização de um ou mais métodos qualitativos de recolha de informação e não segue uma linha rígida de investigação. Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. O caso consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural, etc.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_de_estudo
Diante do exposto analise as afirmativas abaixo referentes ao estudo de caso:
I. O estudo de caso proporciona a chegada a uma decisão por meio da análise e discussão individual e coletiva das informações expostas.
Porque:
II. O estudo de caso promove o raciocínio crítico e argumentativo.
Após analisar a relação entre ambas as frases, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	Se a primeira é verdadeira, a segunda é falsa.
	
	
	Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira.
	
	 
	Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira.
	
	
	
		51.
		Sicrano e Fulano, Policiais Militares, estão realizando um planejamento de segurança de um evento no qual haverá atuação dos diversos órgãos de segurança pública listados no artigo 144. Sobre isto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Será preciso considerar a missão constitucional atribuída a cada órgão e a expertise dos profissionais que estarão envolvidos.
	
	
	Para garantir atenção e neutralidade, é necessário que uma corporação trabalhe realizando atribuições da outra e vice-versa.
	
	
	Sicrano e Fulano não deverão levar em consideração a expertise dos profissionais que estarão envolvidos.
	
	 
	Em nenhuma hipótese poderá haver trabalho que envolva mais de uma corporação em um evento.
	
	
	Será um momento para que instituições distintas realizem as mesmas atividades.
	
	
	
		52.
		"Pode também ser definido como um problema que reproduz os questionamentos, as incertezas e as possibilidades de um contexto empresarial que dispara a necessidade de uma tomada de decisão".
Fonte: http://www.insper.edu.br/casos/estudo-caso/
A que se refere o trecho acima?
	
	
	
	
	 
	Estudo de caso
	
	
	Coaching
	
	
	Gestão compartilhada
	
	
	Ciclo PDCA
	
	 
	Gestão empresarial
	
	
		53.
		O Guarda Municipal Sicrano está diante da missão de planejar um evento que jamais ocorreu em sua cidade. Ele pensa que o uso de imagens de satélite, disponibilizadas gratuitamente na internet, poderão lhe ajudar. Sobre isso, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Sicrano está correto pois as imagens facilitarão a liberação da verba destinada a segurança.
	
	
	Sicrano está errado pois o que realmente importa é a análise presencial do local.
	
	 
	Sicrano está correto pois precisa conhecer as especifidades do cenário onde vai atuar.
	
	
	Sicrano está correto pois as imagens ficarão bonitas na apresentação do projeto.
	
	
	Sicrano está errado pois não se usam imagens em planejamento de segurança de eventos.