Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Exercicio de Fixação_Analise e Cenarios e Riscos

Pré-visualização | Página 1 de 5

GST0897_EX_A1_201501023225
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: JERONIMO BARROS DA SILVA
	Matrícula: 201501023225
	Disciplina: GST0897 - ANALISE CEN.RISC.  
	Período Acad.: 2015.1 - EAD (GT) / EX
	 AULA I
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Quando o operador de segurança pública expõe-se a um ritmo excessivo de trabalho, por exemplo, em uma data festiva, ele está sob ameaça de qual tipo de risco?
		
	
	
	
	 
	Risco ergonômico.
	
	
	Risco químico.
	
	
	Risco de acidente.
	
	
	Risco biológico.
	
	 
	Risco físico.
	
	
	
		2.
		Você tem que planejar a segurança do Samba in Rio. Você lembra que aprendeu no Curso que permanecer de pé durante muitas horas é um dos grandes riscos ergonômicos ao qual está exposto o agente de segurança que sofrerá com o desconforto e, em longo prazo, com problemas crônicos que comprometerão sua capacidade de trabalho. Qual estratégia você adotaria para minimização deste risco?
		
	
	
	
	
	Adquiriria protetores auriculares e protetor solar para os agentes.
	
	 
	Programaria um período de descanso durante o turno de serviço dos operadores de segurança.
	
	
	Providenciaria bastante líquido para os operadores de segurança.
	
	
	Realizaria supervisões constantes para verificar se os operadores estão trabalhando com postura correta.
	
	
	Adquiriria para uso de todos os operadores de segurança um Equipamento de Proteção Individual.
	
	
	
		3.
		Durante nossas aulas, aprendemos diversas definições para o termo "risco". Analise as situações abaixo e identifique aquela(s) em que se vislumbra a ocorrência de "risco". Depois marque a alternativa que corresponde a sua análise: I - O Supervisor da Guarda Municipal do Rio de Janeiro está elaborando uma ordem de serviço. Entretanto, ele está incerto sobre os objetivos a serem alcançados com aquelas estratégias. II - O Policial Militar Beltrano, descumpriu as técnicas ensinadas em sua formação. Sozinho, abordou 3 pessoas que aparentavam atitude suspeita. Ele encontrou armas com os cidadãos abordados, prendendo-os. III - O Policial Rodoviário Federal Sicrano decide realizar uma operação de trânsito na rodovia federal "X". Ele não possui equipamento de sinalização. IV - O Policial Civil Fulano está de plantão por 24 horas na Delegacia do bairro "Y". Ele trabalha armado.
		
	
	
	
	
	Somente as alternativas I e IV.
	
	
	Somente as alternativas II e III.
	
	
	Somente a alternativa I.
	
	 
	Todas as alternativas.
	
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	
	
		4.
		Quando um operador de segurança trabalha durante o dia, por muitas horas, ele fica exposto a radiação solar, ao frio, à umidade. A que tipo de riscos ele está se submetendo?
		
	
	
	
	 
	Riscos ergonômicos.
	
	
	Riscos de acidentes.
	
	 
	Riscos físicos.
	
	
	Riscos de doenças.
	
	
	Riscos biológicos.
	
	
	
		5.
		Leia as afirmações: I - Não podemos negligenciar o uso de Equipamentos de Proteção Individual e outros meios necessários para minimizar a ação dos riscos sobre o operador. II - Ao planejar um grande evento não é preciso ter constante preocupação com os fatores que podem promover danos e não permitir o atingimento do objetivo. III - Os agentes químicos, físicos e biológicos podem ser identificados e plotados em um mapa de riscos, ferramenta que pode dar suporte ao gestor e ao operador de segurança em um grande evento e que abordaremos com mais detalhes durante o curso.
		
	
	
	
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas.
	
	 
	Somente as afirmações I e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmação II está correta.
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	
		6.
		O Policial Militar Beltrano trabalha em pé, 12 horas, em uma escala que lhe proporciona 4 serviços por semana. O equipamento que ele utiliza pesa em torno de 8 quilos. A que tipo de risco está sendo submetido o Policial Beltrano, no que diz respeito ao peso que carrega?
		
	
	
	
	
	O Policial Beltrano não corre qualquer tipo de risco.
	
	 
	Risco Ergonômico.
	
	
	Risco Variável.
	
	 
	Risco Físico.
	
	
	Risco Biológico.
	
	
	
		7.
		Dos grandes eventos programados para o nosso país nos próximos anos temos a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude em 2013, Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, todos realizados nos principais centros urbanos do Brasil, ou seja, não mais em ambientes naturais e sim em locais transformados pela ação do homem . É correto afirmar que este tipo de ação é denominada
		
	
	
	
	 
	Antrópica.
	
	
	Natural
	
	
	Ambiental.
	
	
	Progressista.
	
	 
	Física.
	
	
		8.
		No contexto da disciplina ¿Análise de Cenários e Riscos¿, podemos determinar como ¿incerteza¿ a seguinte definição:
		
	
	
	
	
	Todos os componentes vivos ou não, assim como a todos os fatores, tais como o clima, que existem no local em que um organismo vive.
	
	 
	É uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte.
	
	 
	Uma expressão do grau em que um valor é desconhecido.
	
	
	É o conjunto de formas que, em um dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.
	
	
	Conjunto de elementos que compõem o nosso ambiente de trabalho.
	
	
	
		9.
		Sanders e McCormick (1993) definem como "uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte". O conceito ao qual os autores se referem é denominado:
		
	
	
	
	 
	Risco
	
	
	Segurança Pública
	
	 
	Perigo
	
	
	Planejamento
	
	
	Incerteza
	
	
		10.
		O Policial Civil Fulano deve participar de um planejamento relacionado a um evento musical que ocorrerá em seu Estado. Ele pensa sobre os fatores que devem ser considerados em uma análise de risco, chegando a algumas conclusões: I ¿ Ele deverá levar em consideração a paisagem e o espaço onde acontecerá o evento. II ¿ Ele deverá levar em consideração a incerteza reservada ao estado futuro do sistema climático. Assim, ainda que aquele mês seja tradicionalmente seco, poderá haver ocorrência de chuvas fortes. III ¿ Ele deverá atentar para o local onde acontecerá o evento, afinal pode ser que ele seja realizado em região com histórico de acontecimentos naturais que causem ameaça às pessoas e aos bens materiais. Diante das considerações do Policial Fulano, podemos dizer que:
		
	
	
	
	
	Ele está correto apenas em relação ao fator I.
	
	 
	Ele não está correto em relação a quaisquer dos fatores.
	
	 
	Ele está correto em relação aos fatores apontados.
	
	
	Ele está correto apenas em relação aos fatores II e III.
	
	
	Ele está correto apenas em relação aos fatores I e II.
	
	
	
		11.
		Ao falarmos de espaço, não podemos deixar de levar
Página12345