Buscar

Formas de Governo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Ciência Política – aula 7
*
*
Republicanismo e Monarquismo 
República: Regime político em que o chefe do Estado é eleito, direta ou indiretamente. O poder pode ser concentrado em sua pessoa, ou caber a uma Assembléia o papel preponderante.
 
*
*
Tipos de República:
 República Aristocrática: afasta-se da representação popular, aproximando-se mais da ditadura e constituindo uma oligarquia. Foi posto em prática em Esparta, Atenas e Roma, onde poderes eram conferidos aos governantes, embora temporariamente havia eleição.
 
*
*
República Democrática: o poder pertence ao povo ou a um Parlamento que o represente. A república democrática decorre, assim, do princípio da soberania popular. O povo é aqui o elemento principal dos poderes do Estado. Somente a cidadania provoca a seleção do corpo de eleitores, que depende de vários requisitos e que varia segundo as legislações, restringe consideravelmente a massa votante. 
*
*
 República Federativa: se inserem princípios descentralizadores. A República Federativa do Brasil, aludida pela Emenda Constitucional nº 1, de 17/10/1969, deu ao Estado Federal Brasileiro, ênfase ao governo central, dentro da tendência atual de fortalecimento, no mundo. 
*
*
Monarquia: forma típica de governo de indivíduos, portanto o poder supremo está nas mãos de uma só pessoa física, o Monarca ou Rei. A antiga noção de Monarquia afirmava que o poder do Monarca era absoluto. Por vezes afirma que o Monarca era responsável somente perante Deus. Doutrina esta que ficou conhecida como “Direito Divino”.
*
*
Características da forma monárquica: a) autoridade unipessoal; b) vitaliciedade; c) ilimitabilidade e indivisibilidade das supremas funções de mando; e) irresponsabilidade legal, inviolabilidade corporal e sua dignidade. 
Características essenciais comuns: hereditariedade e vitaliciedade. 
*
*
Características essenciais comuns da Monarquia: hereditariedade e vitaliciedade. 
Características essenciais comuns da República: eletividade e temporariedade
*
*
Maquiavel incisivamente distingue a República da Monarquia: “ O Governo renova-se mediante eleições periódicas – estamos diante da forma Republicana; o Governo é hereditário e vitalício – está caracterizada a Monarquia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais