Buscar

PALESTRA TIC.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DEFINIÇÃO
Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. 
OUTRA DEFINIÇÃO
As TI dizem respeito a processo de tratamento, controle e comunicação de informação baseados em meios electronicos, portanto computadores ou sistemas informáticos.
A expressão T.I surge quase como um sinonimo de Informática;
No entanto, aquela designação é utlizada para evidenciar que esta área da Tecnologia evolui de forma a expandir – se e abarcar outros dominios que não apenas da Informática tradicional.
Por vezes também se designa a designação tecnologia de informação e comunicação, uma vez que o tratamento da informação cada vez mais se articula com os processos de transmissão ou comunicação dessa informação de uns locais para outros, a pequenas ou a grandes distâncias 
 Historia 
A expressão foi primeiro usada em 1997 por Dennis Stevenson, do governo britânico e promovida pela documentação do Novo Currículo Britânico em 2000.
São utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância). 
Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi a popularização da Internet.
COMO UTILIZAR ENTÃO AS TIC EM CASA, NA ESCOLA E NO TRABALHO
A CASA É O PONTO DE CONTACTO MAIS PRÓXIMO DO CIRCULO FAMÍLIAR, QUER DIZER QUE NÃO PRECISAMOS CONVERSAR POR SMS, NEM POR CHAMADA PARA NOS COMUNICARMOS QUANDO ESTIVERMOS EM CASA. 
QUANDO CHEGARMOS NO PONTO DE EXCLUIR O DIÁLOGO ENTRE FAMÍLIA DE FORMA DIRECTA PARA POR COMO INTERMÉDIARIO OS CELULARES, ENTÃO DEVEMOS ANALIZAR O CONCEITO DE FAMÍLIA.
A TELEVISÃO É UM MEIO DE INFORMAÇÃO E DIVERSÃO CUIDADO PARA NÃO NOS LEVAR A RUINA.
NO TRABALHO DEVEMOS USAR A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DE MANEIRA A APERFEIÇOARMOS AS NOSSAS APTIDÕES E ERIQUECERMOS O NOSSO INTELECTO. DE MANEIRA A CONTRIBUIR MELHOR NAQULO NÓS FAZERMOS.
NA ESCOLA, É PERMITIDO A UTILIZAÇÃO DAS TIC MAS DE FORMA A TIRAR MELHOR PROVEITO DELA NÃO DE MANEIRA A PREJUDICAR.
Os primeiros meios de comunicação de massa foram os livros, produzidos artesanalmente desde a antiguidade, mas fabricados, em série, a partir da invenção da prensa, por Gutemberg, na Alemanha, no século XV. 
O primeiro livro produzido pelo impressor alemão foi a Bíblia de 42 linhas
 A prensa permitiu o nascimento dos jornais e das revistas a partir do século XVII. Os dois tipos de meios ganharam sua forma moderna no início do século XX, nos Estados Unidos, e depois na Inglaterra, com a penny press.
Os meios de comunicação social passaram efetivamente a ter impacto social, sobretudo, no século XX, a partir do advento da Televisão e do Rádio. Os meios eletrônicos dominaram plateias no mundo inteiro e tornaram-se instrumento permanente de emoção, encanto, fantasia e informação
O avanço da tecnologia permitiu a reprodução em grande quantidade de materiais informativos a baixo custo. As tecnologias de reprodução física, como a imprensa, a gravação de discos de música e a reprodução de filmes seguiram a reprodução de livros, jornais e filmes a baixo preço para um amplo público. Pela primeira vez, a televisão e a rádio permitiram a reprodução eletrônica de informações.
Os meios eram (pelo menos na origem) baseados na economia de reprodução linear: neste modelo, um obra procura render em modo proporcional ao número de cópias vendidas, enquanto ao crescer o volume de produção, os custos unitários decrescem, aumentando a margem de lucro. Grandes fortunas são devidas à indústria da mídia.
Se, inicialmente, o termo "meios de comunicação de massa" se referia basicamente a jornais, revistas, rádio e televisões, no final do século XX a internet também entrou fortemente no setor. Para alguns, também os telefones celulares já podem ser considerados uma mídia.
Os meios mais conhecidos são os livros, jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Estão distribuídos por todos os continentes e abrangem cerca de 99% da população mundial
Estes aparatos existem desde o início da civilização humana, na medida em que sistemas de criação, processamento, transmissão e recepção, fazem parte natural dos sistemas sociais de interação humana.
As TIC's também estão no ambiente escolar, auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas. 
Computadores, internet, softwares, jogos eletrônicos, celulares: ferramentas comuns ao dia a dia da chamada”geração digital e as crianças já as dominam como se fossem velhas conhecidas. 
O ritmo acelerado das inovações tecnológicas, assimiladas tão rapidamente pelos alunos, exige que a educação também acelere o passo, tornando o ensino mais criativo, estimulando o interesse pela aprendizagem.O que se percebe hoje é que a própria tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz para o alcance desse objectivo. 
Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos.Espera-se,assim, da escola uma importante contribuição no sentido de ajudar as crianças e os jovens a viver em um ambiente cada vez mais “automatizado”, através do uso da eletrônica e das telecomunicações.O
O horizonte de uma criança, hoje em dia, ultrapassa claramente o limite físico da sua escola, da sua cidade ou do seu país, quer se trate do horizonte cultural, social, pessoal ou profissional.
 Marshall Mcluhan afirma que as TIC determinam, ao longo da história, o modo como os indivíduos e as sociedades sentem, pensam e vivem. São tecnologias tão poderosas que chegam a moldar a natureza da civilização.
O advento da internet e das tecnologias digitais de comunicação, no final do século XX, conduziu pensadores como Guy Debord (1967) e Jean Baudrillard (1970) a proclamarem a emergência da sociedade do espetáculo e da era dos Simulacros e Simulações. Para os pensadores franceses, a era das imagens (digitais, virtuais, protéticas) estava a engolir a realidade e a instituir um regime autocrático de falsificação do real. Nada mais possuía natureza original e autêntica do real. 
O PALESTRANTE OSVALDO EPIPI
 MUITO OBRIGADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais