Buscar

av2 - comunição nas empresas - 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Pontos:  / 1,5
	1) A próclise ocorre quando o pronome vem antes do verbo. Como norma geral, deve-se colocar o pronome átono antes do verbo, quando antes dele houver uma palavra pertencente a um dos seguintes grupos, chamados de palavras atrativas: palavras negativas, relativas, interrogativas e conjunções subordinativas. Baseado nesse conceito, dê um exemplo de próclise utilizando "palavras relativas".
	
Gabarito: Relativas: quem, o qual, que, quanto, cujo, como, onde. Exemplos: Os homens que se prezam sabem que devem pensar antes no interesse público no que no pessoal. O chefe de departamento com quem nos entrevistamos afirmou que o problema está resolvido.
	
	
	 2a Questão 
	Pontos:   / 1,5
	Segundo o conteúdo tratado na aula sobre Estrutura e estética da redação administrativa, existe a real importância de se conhecer o público alvo na Comunicação Empresarial. Apresente duas razões para isso.
		
	
	Gabarito: Se não se sabe com quem se vai comunicar, como saber de que forma, meio, quando e como comunicar? É preciso saber quem é, quais os hábitos, qual seu papel nas atividades da organização. Não se pode avançar na comunicação empresarial sem conhecer os receptores da mensagem em seus aspectos culturais, motivacionais, suas expectativas, etc.
	
	
	
	 3a Questão 
	Pontos:  / 0,5
	Roman Jakobson é autor da Teoria Clássica da Comunicação. Segundo ele, seis elementos estariam envolvidos no processo de interação humana. Assinale a alternativa que NÃO contenha um desses elementos.
		
	
	Contexto.
	
	Canal.
	 
	Meio.
	
	Código.
	
	Emissor.
	
	
	 4a Questão 
	Pontos:   / 0,5
	Vícios de linguagem podem ser definidos como:
I - Palavras ou construções que dificultam a comunicação, por provocarem imprecisão, deturparem, desvirtuarem ou dificultarem a transmissão da mensagem.
II. Aquilo que deturpa e dificulta a comunicação e não deve ser utilizado;
III. Expressões corriqueiras, já incorporadas ao cotidiano das pessoas nas suas comunicações informais e, portanto, asseguram a boa comunicação. Assinale:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408092392)
	Pontos:  / 0,5
	Atraídos pelas formas verbais, que sempre apresentam uma sílaba tônica, os pronomes oblíquos átonos (os clíticos) podem ocupar três posições: _____________ (quando antepostos à forma verbal), ______________ (quando imediatamente pospostos ao verbo) e ___________________ (colocação mais rara, no interior de forma verbal).
		
	
	ênclise - próclise - mesóclise
	
	ênclise - mesóclise - próclise
	 
	próclise -mesóclise - ênclise
	
	mesóclise- próclise - ênclise
	 
	próclise - ênclise- mesóclise
	
	
	 6a Questão 
	Pontos:   / 0,5
	Leia a reportagem. "A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. Uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos." (disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2011). Assinale a alternativa que contém a palavra ou a expressão que poderiam servir como elo entre as duas frases da reportagem, garantindo, assim, a relação semântica original.
		
	
	A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. NO ENTANTO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
	 
	A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. POR ISSO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
	
	A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. EMBORA, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
	
	A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. CONTUDO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
	 
	A preocupação ecológica aumenta no Brasil e a produção de alimentos orgânicos cresce a cada ano no país. ENTRETANTO, uma empresa de São Paulo aposta no segmento em alta e fabrica pães e bolos sem substâncias químicas, conservantes ou agrotóxicos.
	
	
	 7a Questão 
	Pontos:   / 0,5
	O principal objetivo do resumo é indicar o assunto do documento resumido apresentando concisamente seus pontos mais relevantes. Um grupo de termos de indexação, por sua vez, serve ao mesmo propósito. A respeito dos tipos e funções dos resumos, assinale a opção correta:
		
	
	Denomina-se resumo sintético o resumo mediante o qual se descreve um documento em uma única frase.
	 
		A natureza do documento a ser resumido consiste no fator que exerce maior influência sobre a extensão de um resumo.
	
		A leitura do resumo informativo substitui a leitura do documento original.
	
		Em face de os resumos serem uma representação sucinta do conteúdo de um documento, eles desempenham a mesma função dos extratos.
	 
		Por meio do resumo informativo é sintetizada a substância do documento, incluindo-se os resultados apresentados.
	
	
	 8a Questão 
	Pontos:   / 0,5
	"Por favor, proceda à sua leitura antes de utilizar o medicamento. Forma farmacêutica e apresentações: Comprimidos revestidos: embalagens com 10 e 100 comprimidos revestidos. Uso adulto Composição: Cada comprimido revestido contém: fenilbutazona ......................................................................... 200 mg (Correspondentes a 212 mg de fenilbutazona cálcica). Excipientes: amido, celulose microcristalina, etilcelulose, carmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, opadry II yellow, opadry clear. Informação ao paciente: BUTAZONA CÁLCICA é indicado para determinadas afecções reumáticas e não se destina à automedicação. Manter o medicamento em temperatura ambiente (15º C a 30º C). Proteger da luz e da umidade. O prazo de validade do produto é de 24 meses. Não utilizar medicamentos com prazo de validade vencido." O texto possui, respectivamente, tipologia e gênero:
		
	
	Narrativa - Instrução.
	
	Descritiva - Anúncio.
	
	Descritiva - Propaganda.
	
	Injuntiva - Receita.
	 
	Injuntiva - Bula.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos:   / 1,0
	A comunicação empresarial é uma via de duas mãos: emissor/remente e receptor/destinatário. Assim, pode-se deduzir que o sucesso de um processo de comunicação depende basicamente
		
	
	do conteúdo textual da mensagem elaborada e transmitida.
	
	do tipo de organização que produz e divulga a mensagem.
	
	do posicionamento hierárquico de quem emite a mensagem.
	
	do canal de comunicação utilizado para transmitir a mensagem.
	 
	da compreensão e adesão do receptor/destinatário à mensagem.
	
	
	 10a Questão 
	Pontos:   / 1,0
	"A visão é responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória... em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos." Assinale o item que representa a visão de uma empresa:
		
	 
	Perseguir a excelência na prestação de serviços.
	
	Não tolerardesvios de conduta.
	
	Valorizar e reconhecer o mérito de seus colaboradores.
	 
	Ser reconhecida como a melhor opção do mercado.
	
	Criar e ousar sempre.

Outros materiais