Resumo Contabilidade Social
4 pág.

Resumo Contabilidade Social


DisciplinaContabilidade Social2.019 materiais12.785 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CONTABILIDADE SOCIAL
Explique o que é PIB a preços de mercado e PIB a custo de fatores.
O PIB a preços de mercado é aquele que considera os impostos indiretos menos os subsídios e o PIB a custo de fatores é aquele que não considera os impostos indiretos e os subsídios.
PIB preço de mercado = PIB custo de fatores + impostos indiretos \u2013 subsídios
PIB custo de fatores = PIB preço de mercado - impostos indiretos + subsídios
Qual a diferença entre PIB (Produto Interno Bruto) e PNB (Produto Nacional Bruto)?
A diferença entre PIB e PNB é devido às rendas líquidas recebidas e enviadas de um país para o outro, pois representam um fluxo de renda de juros, lucros, salários e aluguéis entre agentes residentes e não residentes, isto é, brasileiros que moram no exterior e estrangeiros que moram no Brasil.
Quais as dificuldades conceituais sobre os problemas de mensuração?
Os problemas conceituais são os problemas teóricos, como a questão das atividades não monetizadas, isto é, atividades que não se integram ao fluxo circular da renda no mercado de bens e serviços, como a economia de subsistência ou produção para consumo próprio, que não é valorada e monetizada.
Quais as dificuldades operacionais sobre os problemas de mensuração?
\u2022 Os problemas operacionais estão relacionados à assimetria ou à falta de informação que algumas atividades produtivas geram ao fazerem parte do que é conhecido como economia informal e economia subterrânea.
\u2022 Na medida em que as empresas não são formalizadas, isto é, não possuem o registro de abertura legal, há dificuldades em identifica-las e localizá-las, bem como levantar os dados necessários para mensurar a produção e o valor adicionado por cada uma delas no computo do Produto Interno Bruto.
\u2022 As atividades econômicas subterrâneas podem ocorrer por meio de transações monetárias ou não: nas primeiras, pela compra e venda, em que a moeda é o principal meio de circulação; e não monetárias ocorrem principalmente pelo escambo ou produção para subsistência.
Quais as dificuldades tecnicas sobre os problemas de mensuração?
O problema técnico se refere à necessidade de se comparar variáveis de um país com outro.
Qual a diferença entre PIB nominal e PIB real?
O PIB nominal considera os valores correntes de cada ano. Já o PIB real considera como valor corrente apenas a quantidade produzida e os preços do ano anterior ou ano base. Esse método do PIB real é chamado deflacionamento, que consiste em anular a variação dos preços, cujos instrumentos para essa tarefa são os índices de preços que acompanham as variações dos níveis de preços em um dado período de tempo e são apresentados em números-índice.
Descreva e explique os conceitos básicos que possuem uma identidade entre si e que formam as três óticas da Contabilidade Social.
Uma identidade em contabilidade social é uma identidade contábil entre duas variáveis, como uma situação em que a variável X possui uma identidade com a variável Y. Podemos descrever essa identidade da seguinte forma X \u2261 Y. No entanto, a identidade de X \u2261 Y não implica nenhuma relação de causa e efeito da variável X para a variável Y ou vice-versa. Ou seja, o valor do produto é idêntico ao valor da despesa, o valor da despesa é idêntico ao valor da renda e o valor da renda é idêntico ao valor do produto.
Descreva as três óticas da Contabilidade Social.
\u2022 Produto: soma total dos bens e serviços finais produzidos durante o período de um ano.
\u2022 Renda: remuneração paga às famílias pelo fornecimento, durante o período de um ano, de fatores de produção para as empresas elaborarem o produto.
\u2022 Despesa: é a despesa total realizada pelas famílias ao comprarem o produto, também durante o período de um ano.
Qual o Objetivo principal da Contabilidade Social?
O objetivo principal da contabilidade social é descrever o fluxo de bens e serviços finais produzidos em um país durante o período de um ano. Esse fluxo pode ser mensurado por três óticas: produto, despesa e renda. Elas resultam em totais dos quais podemos montar um sistema de contas e descrever as operações econômicas efetuadas durante um determinado período. É correto afirmar que: Produto 
O que é um indicador social e qual é a importância dos indicadores econômicos e sociais?
Um Indicador Social é uma medida, em geral quantitativa, dotada de um significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas).
A importância dos indicadores econômicos e sociais que auxiliam no diagnostico acerca do estágio de desenvolvimento de um pais. Dentre esses indicadores estão aqueles relativos a distribuição da renda e as condições da população no que diz respeito a educação e saúde.
A metodologia sobre a mensuração e a valorização de tudo que é produzido e consumido num pais em dado período de tempo, isto é, um ano, cuja estrutura é conhecida como contas nacionais, segue os princípios contábeis e as diretrizes da Organização das Nações Unidas \u2013 ONU, Findo Monetário Internacional \u2013 FMI, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico \u2013 OCDE e do Banco Mundial. No Brasil, a contabilidade social é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas \u2013 IBGE, que segue essas mesmas diretrizes, bem como faz as adaptações necessárias às especificidades da economia brasileira. Quanto à metodologia das contas nacionais, analise as seguintes afirmativas: É correto afirmar que:
\u2022 A Metodologia das contas nacionais tem evoluído no tempo. Objetivando se manter atualizada, acompanha a sofisticação dos mercados financeiros e as complexidades econômicas. Tem flexibilidade, pois possibilita a adaptação de economias de diferentes níveis. Político, econômico e social. Também é harmônica, na medida em que é compatível com outras estatísticas internacionais.
\u2022 As mudanças das séries de dados do Sistema de Contas Nacionais ocorrem anualmente desde a atualização do Sistema de Contas Nacionais do Brasil, publicada em 1997, com a adoção das recomendações internacionais, com base no manual System of National Accounts (SNA) 1993.
\u2022 A metodologia das contas nacionais tem que ser atualizada, flexível e harmônica.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do (PNUD) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
\u2022 Inferior a 0,5 \u2013 Baixo desenvolvimento Humano.
\u2022 Entre 0,5 e 0,8 \u2013 Desenvolvimento Humano.
\u2022 Superior a 0,8 \u2013 Alto desenvolvimento Humano.
\u2022 O IDH é composto por: Renda Per Capita, Longevidade e Educação.
Os indicadores sociais são instrumentos para a mensuração quantitativa e qualitativa da evolução socioeconômica de um pais ou região. Necessitam de dados para a sua confecção e têm como intuito a formulação de políticas públicas. Sendo assim:
Os indicadores sociais tiveram um impulso a partir de 1970 como instrumento de planejamento público.
Com relação ao balanço de pagamentos, assinale a alternativa correta:
Os investimentos diretos externos são considerados como item da conta de capital.
Num país podemos observar diferenças econômicas e sociais entre as suas diversas regiões. No Brasil há o caso clássico entre a região sudeste e nordeste, em que a desigualdade regional despertou esforço para a sua medição e caracterização. Considerando o assunto Desigualdade Regional, é correto afirmar:
\u2022 As desigualdades Regionais no Brasil foram tratadas pioneiramente por Celso Furtado na década de 1950, devido ao impacto da industrialização brasileira nas diferentes regiões do país.
\u2022 O Atlas do Desenvolvimento Humano consiste numa iniciativa de adaptação da metodologia do IDH para a mensuração do desenvolvimento nas diferentes regiões do Brasil, originando o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
Quando um país apresenta saldo negativo na conta de transações correntes do balanço de pagamentos, sem transferência unilaterais, pode-se afirmar que:
\u2022 O país pode ter apresentado saldo deficitário tanto na balança comercial como na balança de serviços.