Buscar

Resumo Contabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE SOCIAL
Explique o que é PIB a preços de mercado e PIB a custo de fatores.
O PIB a preços de mercado é aquele que considera os impostos indiretos menos os subsídios e o PIB a custo de fatores é aquele que não considera os impostos indiretos e os subsídios.
PIB preço de mercado = PIB custo de fatores + impostos indiretos – subsídios
PIB custo de fatores = PIB preço de mercado - impostos indiretos + subsídios
Qual a diferença entre PIB (Produto Interno Bruto) e PNB (Produto Nacional Bruto)?
A diferença entre PIB e PNB é devido às rendas líquidas recebidas e enviadas de um país para o outro, pois representam um fluxo de renda de juros, lucros, salários e aluguéis entre agentes residentes e não residentes, isto é, brasileiros que moram no exterior e estrangeiros que moram no Brasil.
Quais as dificuldades conceituais sobre os problemas de mensuração?
Os problemas conceituais são os problemas teóricos, como a questão das atividades não monetizadas, isto é, atividades que não se integram ao fluxo circular da renda no mercado de bens e serviços, como a economia de subsistência ou produção para consumo próprio, que não é valorada e monetizada.
Quais as dificuldades operacionais sobre os problemas de mensuração?
• Os problemas operacionais estão relacionados à assimetria ou à falta de informação que algumas atividades produtivas geram ao fazerem parte do que é conhecido como economia informal e economia subterrânea.
• Na medida em que as empresas não são formalizadas, isto é, não possuem o registro de abertura legal, há dificuldades em identifica-las e localizá-las, bem como levantar os dados necessários para mensurar a produção e o valor adicionado por cada uma delas no computo do Produto Interno Bruto.
• As atividades econômicas subterrâneas podem ocorrer por meio de transações monetárias ou não: nas primeiras, pela compra e venda, em que a moeda é o principal meio de circulação; e não monetárias ocorrem principalmente pelo escambo ou produção para subsistência.
Quais as dificuldades tecnicas sobre os problemas de mensuração?
O problema técnico se refere à necessidade de se comparar variáveis de um país com outro.
Qual a diferença entre PIB nominal e PIB real?
O PIB nominal considera os valores correntes de cada ano. Já o PIB real considera como valor corrente apenas a quantidade produzida e os preços do ano anterior ou ano base. Esse método do PIB real é chamado deflacionamento, que consiste em anular a variação dos preços, cujos instrumentos para essa tarefa são os índices de preços que acompanham as variações dos níveis de preços em um dado período de tempo e são apresentados em números-índice.
Descreva e explique os conceitos básicos que possuem uma identidade entre si e que formam as três óticas da Contabilidade Social.
Uma identidade em contabilidade social é uma identidade contábil entre duas variáveis, como uma situação em que a variável X possui uma identidade com a variável Y. Podemos descrever essa identidade da seguinte forma X ≡ Y. No entanto, a identidade de X ≡ Y não implica nenhuma relação de causa e efeito da variável X para a variável Y ou vice-versa. Ou seja, o valor do produto é idêntico ao valor da despesa, o valor da despesa é idêntico ao valor da renda e o valor da renda é idêntico ao valor do produto.
Descreva as três óticas da Contabilidade Social.
• Produto: soma total dos bens e serviços finais produzidos durante o período de um ano.
• Renda: remuneração paga às famílias pelo fornecimento, durante o período de um ano, de fatores de produção para as empresas elaborarem o produto.
• Despesa: é a despesa total realizada pelas famílias ao comprarem o produto, também durante o período de um ano.
Qual o Objetivo principal da Contabilidade Social?
O objetivo principal da contabilidade social é descrever o fluxo de bens e serviços finais produzidos em um país durante o período de um ano. Esse fluxo pode ser mensurado por três óticas: produto, despesa e renda. Elas resultam em totais dos quais podemos montar um sistema de contas e descrever as operações econômicas efetuadas durante um determinado período. É correto afirmar que: Produto 
O que é um indicador social e qual é a importância dos indicadores econômicos e sociais?
Um Indicador Social é uma medida, em geral quantitativa, dotada de um significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas).
A importância dos indicadores econômicos e sociais que auxiliam no diagnostico acerca do estágio de desenvolvimento de um pais. Dentre esses indicadores estão aqueles relativos a distribuição da renda e as condições da população no que diz respeito a educação e saúde.
A metodologia sobre a mensuração e a valorização de tudo que é produzido e consumido num pais em dado período de tempo, isto é, um ano, cuja estrutura é conhecida como contas nacionais, segue os princípios contábeis e as diretrizes da Organização das Nações Unidas – ONU, Findo Monetário Internacional – FMI, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e do Banco Mundial. No Brasil, a contabilidade social é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, que segue essas mesmas diretrizes, bem como faz as adaptações necessárias às especificidades da economia brasileira. Quanto à metodologia das contas nacionais, analise as seguintes afirmativas: É correto afirmar que:
• A Metodologia das contas nacionais tem evoluído no tempo. Objetivando se manter atualizada, acompanha a sofisticação dos mercados financeiros e as complexidades econômicas. Tem flexibilidade, pois possibilita a adaptação de economias de diferentes níveis. Político, econômico e social. Também é harmônica, na medida em que é compatível com outras estatísticas internacionais.
• As mudanças das séries de dados do Sistema de Contas Nacionais ocorrem anualmente desde a atualização do Sistema de Contas Nacionais do Brasil, publicada em 1997, com a adoção das recomendações internacionais, com base no manual System of National Accounts (SNA) 1993.
• A metodologia das contas nacionais tem que ser atualizada, flexível e harmônica.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do (PNUD) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
• Inferior a 0,5 – Baixo desenvolvimento Humano.
• Entre 0,5 e 0,8 – Desenvolvimento Humano.
• Superior a 0,8 – Alto desenvolvimento Humano.
• O IDH é composto por: Renda Per Capita, Longevidade e Educação.
Os indicadores sociais são instrumentos para a mensuração quantitativa e qualitativa da evolução socioeconômica de um pais ou região. Necessitam de dados para a sua confecção e têm como intuito a formulação de políticas públicas. Sendo assim:
Os indicadores sociais tiveram um impulso a partir de 1970 como instrumento de planejamento público.
Com relação ao balanço de pagamentos, assinale a alternativa correta:
Os investimentos diretos externos são considerados como item da conta de capital.
Num país podemos observar diferenças econômicas e sociais entre as suas diversas regiões. No Brasil há o caso clássico entre a região sudeste e nordeste, em que a desigualdade regional despertou esforço para a sua medição e caracterização. Considerando o assunto Desigualdade Regional, é correto afirmar:
• As desigualdades Regionais no Brasil foram tratadas pioneiramente por Celso Furtado na década de 1950, devido ao impacto da industrialização brasileira nas diferentes regiões do país.
• O Atlas do Desenvolvimento Humano consiste numa iniciativa de adaptação da metodologia do IDH para a mensuração do desenvolvimento nas diferentes regiões do Brasil, originando o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
Quando um país apresenta saldo negativo na conta de transações correntes do balanço de pagamentos, sem transferência unilaterais, pode-se afirmar que:
• O país pode ter apresentado saldo deficitário tanto na balança comercial como na balança de serviços.• O saldo negativo pode ser compensado por um fluxo de capitais positivo na conta de capitais do país.
O mercado de trabalho apresenta uma gama de indicadores que são utilizados recorrentemente para a análise da situação e comportamento desse espacial mercado. Sobre tais indicadores, podemos afirmar que:
• A taxa de participação, também conhecida por taxa de atividade, diz qual a porcentagem da população em idade ativa está disponível para exercer determinada atividade econômica, sendo uma aproximação do volume de oferta de trabalho em uma economia.
• A taxa de desemprego é calculada pela divisão do número de desempregados pelo total da população economicamente ativa (PEA).
Suponhamos que o sistema econômico tenha apenas as empresas como unidades produtoras e as famílias como fornecedores de fatores de produção e, ao mesmo tempo, unidades consumidoras. Não há consumo intermediário, estoque, relações com o resto do mundo e governo. Considerando a situação apresentada, leia as afirmativas a seguir:
• As empresas, ao obterem os fatores de produção (trabalho, capital, recursos naturais), transferem as famílias remuneração (salários, juros, lucros, aluguéis) pela utilização de tais recursos, isto é, pagam renda.
• Há dois fluxos em andamento: o fluxo real que é o dos fatores produtivos e de bens e serviços intermediários (insumos), e o fluxo monetário, que é composto por salários, juros, lucros e aluguéis (renda) e o consumo dos bens e serviços produzidos (despesas).
Quando um país adota o regime de câmbio flutuante, como no Brasil – após 1999, alguns fatores podem ocasionar a desvalorização da moeda nacional com impactos no balanço de pagamento. Que evento pode ocorrer no caso de desvalorização da moeda nacional de um país?
• Elevação das exportações nacionais.
Considerando a estrutura da Tabela de Recursos e Usos (TRU) é correto afirmar:
• As matrizes que formam a TRU são: A – Oferta, A1 – Produção, A2 – Importação, B1 – Consumo Intermediário (insumos), B2 – Despesa final e C – Componentes do valor adicionado.
• Para a obtenção dos resultados de cada matriz, deve-se realizar as seguintes operações: A = A1 + A2, A = B1 + B2 e C = A1 – B1.
• Dois elementos são fundamentais em sua construção: as atividades pelo conjunto de agentes no processo de produção e os produtos pelo conjunto de bens e serviços.
• Os resultados da TRU podem ser apresentados por meio de duas tabelas: A Conta de Bens e Serviços, que apresenta o total de oferta e dos usos de bens e serviços no período considerado, e temos a conta do Produto Interno Bruto (PIB), que apresenta o seu cálculo pela ótica da produção (lado esquerdo) e pela ótica da demanda (lado direito).
Contas Nacionais: permitem avaliar o que, como e para quem produzimos, dando uma dimensão da capacidade de produção e geração de valor adicionado da economia brasileira, o que, pela ótica da renda revela a participação do capital e do trabalho na formação do PIB, bem como o que e quanto consumimos, investimos, exportamos e importamos. Sendo assim a Contabilidade Social é uma parte da ciência econômica e um ramo da economia aplicada.
Sistema de Contas Nacionais: um valor de lançamento a debito, tem um lançamento no mesmo valor a crédito, resultando no equilíbrio interno e externo do balanço.
Contabilidade Social: é o conjunto de estatísticas de ordem econômica, preparadas e sistematizadas com o objetivo de possibilitar uma visão quantitativa, a mais precisa possível, da economia de um país. É uma síntese contábil dos fatos que caracterizam a atividade econômica de um país. É registro contábil de todas as transações de um pais com o reto do mundo, num determinado período, permitindo avaliar a situação econômica em relação à economia mundial, segundo Paulani e Braga. Para Feijo, permite analisar a situação das finanças internacionais de um país.
Balanço de Pagamentos: registra todas as transações entre residentes e não residentes de um país em determinado período de tempo.
Conta de Conta Corrente: registra o comércio de bens e serviços, os pagamentos e os recebimentos de renda entre o país e o resto do mundo.
	Balança comercial: exportações (X) e importações (Q), onde X > Q = saldo positivo e X < Q = saldo negativo.
	Balança de Serviços: transporte, turismo, seguro, financeiros, renda de capital, governamentais e outros.
	Serviços não fatores: receitas e pagamento (bens intangíveis)
	Serviços fatores: remuneração de fatores de produção de um país presente em outro.
	Transferência unilateral: doação.
Contas de Capitais e Financeiras: registra as transferências unilaterais de ativos reais, ativos financeiros ou ativos intangíveis entre residentes e não residentes. Por sua vez, a conta financeira contabiliza todos os tipos de fluxos financeiros que envolvem a emissão de passivo e ativo externo entre o país e o resto do mundo.
	Contas de Capitais: transferência unilateral de capital, transferência de bens não financeiros e não produzidos.
	Contas Financeiras: Investimento direto, investimento em carteira, derivativos, outros investimentos.
Câmbio: preço de uma moeda estrangeira em termos da moeda doméstica. Depende da força de mercado e autoridade monetária (BC).
Câmbio Real: relaciona a variação na taxa de Câmbio Nominal com a taxa de inflação doméstica em relação à taxa de inflação do outro país.
	E = e . P* onde, E = Câmbio Real, e = Câmbio Nominal, P = Índice de preços domésticos e P* = Índice de preço
	 P	e P* = Índice de preço do pais estrangeiro.
Problemas: 	Grau de abertura da economia, preferencia dos consumidores, ganho de produtividade no setor exportador, calculo médio da inflação.
Política Macroeconômica: Fiscal, monetária e cambial.
Regime Cambial: Flutuante, fixo e misto.
IDE > déficit em CC – necessita financiamento (negativa) – IDE < déficit em CC – necessita financiamento (Positiva).
Crescimento Econômico: é o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo. O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição econômica, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social. É necessário avaliar de que forma a renda gerada no país é distribuída pela população, pois se a geração de renda for substancial, mas sua divisão for muito desigual a quantidade de vida da população em geral certamente não será boa. Diz respeito à elevação do produto agregado do país e pode ser avaliado a partir das contas nacionais. Desenvolvimento é um conceito bem mais amplo, que leva em conta a elevação da qualidade de vida da sociedade e a redução das diferenças econômicas e sociais entre seus membros.
Curva de Lorenz: relacionam faixas da população e educação dos mais pobres para os mais ricos, com a participação acumulada na renda. 
Índice de Gini = α 
		0,5
0 < α < 0,5 – G adota valores entre 0 e 1
Se G = 1 (α = 0,5) concentração máxima de renda
Se G = 0 (α = 0) distribuição igualitária
Macroeconomia: interação com o mercado de bens e serviços e financeiro, níveis do produto agregado, emprego e demanda agregada de uma economia.
Microeconomia: teoria dos preços, por contribuir para a determinação dos níveis salariais e volume de emprego.
Socioeconômica: funcionamento do mercado de trabalho na vida dos trabalhadores e suas condições de subsistência.
PIB: Riqueza gerada pelo pais
Purchase Poweer Parity (PPC): Leva em conta bens do comercio internacional, câmbio é o resultado de uma cesta de bens que são idênticas entre os países, demonstra o custo de vida em cada pais.

Outros materiais