Buscar

AV2 Libras 2015.1

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0101_AV2_201301018554 » TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301018554 - LUCAS DE SOUZA RODRIGUES
	Professor:
	FABIANO GUIMARAES DA ROCHA
	Turma: 9020/BG
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2015 11:06:02
	
	 1a Questão (Ref.: 201301641365)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os surdos, portanto, formam uma organização social autêntica, em um conjunto de atributos culturais inter-relacionados nos quais prevalecem as construções significativas de uma comunidade minoritária, que "passa pela mudança de paradigma da deficiência para o de minoria linguística e cultural". (KAUCHAKJE apud SILVA, KAUCHAKJE e GESUELI, 2003, p. 58). Com base nesse texto, debata a relação LIBRAS e a comunidade surda.
		
	
Resposta: Tanto a LIBRAS quanto comunidade surda precisam mostrar a sociedade que podem se comunicar entre eles e com a própia sociedade com as suas diferenças linguísticas, sociais, culturais e até mesmo sentimentais.
	
Gabarito: Os surdos são aquelas pessoas que participam da cultura e da comunidade surda, constituem sua identidade social a partir da experiência visual e das interrelações sociais com outros surdos através da LIBRAS e tem esse idioma como língua natural e de expressão de ideias, pensamentos e outros aspectos inerentes à comunicação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301646084)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena:
		
	
Resposta: Implantar atividades esportivas, salas de multimídia, gincanas e palestras tendo um professor de libras traduzindo tudo o que for e dito, e incentivar aos alunos a aprenderem LIBRAS, para se comunicarem com os alunos surdos que necessitam desse tipo de linguagem.
	
Gabarito: Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301156789)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia :
		
	 
	Banana
	
	Beleza
	
	Batida
	
	Batata
	
	Bebida
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301658600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A LIBRAS tem sua estrutura gramatical própria, a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Assinale a ÚNICA alternativa que indica corretamente os cinco parâmetros para formação dos sinais:
		
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões gestuais e mímicas.
	 
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais.
	
	Configuração de gestos, Ponto de Articulação, Topicalização, Expressões Faciais e Corporais.
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Fragmentação, Movimento, Orientação, Expressões Manuais e Corporais.
	
	Datilologia, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301630645)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As políticas linguísticas possibilitaram o fortalecimento dos movimentos de lutas sociais da Comunidade Surda em prol da valorização e ensino da LIBRAS, sua inclusão como disciplina obrigatória na formação de professores, fonoaudiólogos pedagogos, dentre outras ações . Desse modo, quais são os documentos abaixo que proporcionaram importantes mudanças no processo educacional dos surdos e na visão dos ouvintes sobre os surdos?
		
	 
	A Lei 10.436/02 e o Decreto de Lei 5.626/05.
	
	A Lei nº 7.853/89 e o Decreto 10.097.
	
	A Lei nº 9.394/96 e o Decreto 3.048/99.
	
	A Lei 10.432/02 e o Decreto 10.028/87.
	
	A Lei 10.098/94 e o Decreto 10.049.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301193358)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais, etc.
		
	
	Pais ouvintes e filhos surdos
	 
	Pais surdos e filhos surdos
	
	Pais surdos e filhos cegos
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos ouvintes
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301630714)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de:
		
	
	Por serem minoria,os surdos precisavam inventar uma forma de comunicação particular.
	 
	Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais.
	 
	A língua de sinais e a cultura surda são aspectos menos relevantes para a sociedade, o mais correto é a leitura labial como marca de identidade ouvintista.
	
	Sem uma língua de sinais os surdos não teriam nenhum tipo de identidade.
	
	A única cultura a qual os surdos têm acesso é a dita cultura surda.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301640756)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito mais comum sobre o adjetivo é que é uma categoria gramatical cuja palavra caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, condição. Na LIBRAS, além dessa definição, o adjetivo tem três características peculiares em sua estrutura. Assinale a ÚNICA alternativa correta que evidencia esses aspectos dos adjetivo da LIBRAS:
		
	 
	Não há concordância em relação ao gênero ou ao número. São fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados na frase logo após o substantivo.
	
	Flexionam em gênero, número e grau superlativo.
	 
	São posicionados no final da frase após os verbos, marcam os gêneros e flexionam em número.
	
	Está dividido em adjetivos pátrios, adjetivos neutros e em locução adjetiva.
	
	Assim como na língua portuguesa há concordância de gênero e número, não são fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados na frase logo após o verbo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301642994)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A estrutura em tópico é uma construção com diversas facetas. A flexibilidade das ordens das palavras nas frases em LIBRAS está relacionada a esse mecanismo gramatical. Assinale a ÚNICA opção que contempla a topicalização frasal:
		
	 
	A característica principal é a de ser uma construção marcada, em que se coloca em evidência um elemento, chamado de tópico, e faz-se sobre esse tópico um comentário. Na LIBRAS a frequência dessa organização frasal é muito comum.
	
	É apenas um dos mecanismos da LIBRAS que privilegia a soletração de nomes próprios., usando a datilologia para marcar as palavras em evidência.
	 
	É apenas um dos recursos da LIBRAS, cuja função é a escrita de palavras tais como nomes próprios, siglas, empréstimos, que ainda não possuem sinais próprios.
	
	Outros fatores parecem ser específicos da variação da LIBRAS, tal como a linguagem utilizada em casa, os sinais caseiros, entre outros.
	
	É o único recurso utilizado no contexto comunicacional da LIBRAS.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301642557)Pontos: 1,0  / 1,0
	A tecnologia ampliou e facilitou o ensino à distância. A EAD é uma modalidade de ensino e aprendizagem em que a comunicação e a construção de conhecimentos podem acontecer com a participação de pessoas em locais e tempos distintos. Marque a ÚNICA alternativa CORRETA em relação a participação dos surdos nessa modalidade de ensino:
		
	
	Não há acessibilidade para os surdos na EaD, somente na educação presencial.
	
	Os surdos não ingressam no ensino superior, sua educação é somente básica.
	
	Os surdos não são capazes de estudar à distância.
	 
	Os surdos encontram muitas facilidades na EAD, desde que suas especificidades sejam atendidas, como a inserção de intérprete nas aulas teletransmitidas.
	
	A EaD envolve tecnologia que os surdos não são capazes de acessar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes