Buscar

AD1 de EPO - 2015.1 ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc
Aluno (a): ....................................................................................................................................................................
Pólo: .............................................................................................................................................................................
ATENÇÃO:
A AD1 deve ser respondida e enviada pela própria plataforma.
Para facilitar a resolução e o envio da AD1 para correção foram criados os 2 links que se encontram logo abaixo da Aula 1 na plataforma. No primeiro você vai responder a AD1 e salvar em um arquivo (DOC ou PDF) em seu computador. No segundo você vai enviar esse arquivo para a correção da AD1 pelo tutor presencial de seu pólo.
Data final para o envio: 01/03/2015 (domingo) até às 23:55h.
Boa prova!
1ª Questão: (4,0 pontos)
Realize uma pesquisa em livros ou na Internet e responda:
a) O que é a organização formal em uma empresa?
b) Quais são os principais elementos definidos pela organização formal?
c) O que é a organização informal em uma empresa?
d) Quais são as principais origens da organização informal?
2ª Questão: (1,0 ponto)
O resultado do trabalho de definição da estrutura organizacional é uma representação gráfica ou desenho conhecido como organograma. 
O que é representado em um organograma desenhado pela empresa?
3ª Questão: (2,0 pontos)
Considerando os tipos de departamentalização e as suas vantagens, estudados na aula 2, complete as seguintes afirmativas:
a) A --------------------------------------------------- é o tipo mais freqüente, pois as organizações usam e combinam todos os outros tipos de departamentalização e, assim, melhor se adaptam à sua realidade organizacional.
b) Uma das vantagens da --------------------------------------------------- é permitir o agrupamento dos especialistas sob uma única chefia comum, quando há tarefas especializadas.
c) Na ---------------------------------------------------, dois ou mais tipos de departamentalização atuam sobre a mesma pessoa, ou seja, um mesmo trabalhador pertence a pelo menos dois grupos formais ao mesmo tempo.
d) Uma das vantagens da --------------------------------------------------- é facilitar a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal, que é o produto ou serviço.
 
e) Na ---------------------------------------------------, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de início e término.
 f) A --------------------------------------------------- é altamente eficaz para empresas de larga escala, cujas atividades estejam geograficamente dispersas.
g) A --------------------------------------------------- consiste no agrupamento de atividades de acordo com as etapas de um processo, considerando a maneira pela qual os trabalhos são realizados.
h) Uma das vantagens da --------------------------------------------------- é assegurar reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes. 
4ª Questão: (1,5 ponto)
Delegação pode ser definida como a atribuição a outra pessoa da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização. Todos os gerentes devem decidir que trabalho eles mesmos devem fazer e que trabalho deve ser feito por outros.
Neste contexto responda:
a) Quais são os passos envolvidos no processo de delegação? 
b) Quando feita adequadamente, a delegação leva ao empowerment. Pesquise nos livros ou na Internet uma definição para empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa. 
c) Pesquise nos livros ou na Internet quais são os benefícios da utilização do empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa. 
5ª Questão: (1,5 ponto)
Considerando os aspectos referentes às atividades de linha e de assessoria (ou de staff) discutidos na aula 3, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
	( 1 )
	Atividade de linha
	( )
	Controle da qualidade
	( 2 )
	Atividade de assessoria (ou de staff)
	( )
	Gerenciamento de vendas
	
	
	( )
	Consultoria financeira
	
	
	( )
	Gerenciamento de marketing
	
	
	( )
	Elaboração de relatório técnico
	
	
	( )
	Pesquisa de mercado
	
	
	( )
	Consultoria jurídica
	
	
	( )
	Gerenciamento da produção
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais