Buscar

Ep28_Guatarri&Deleuze

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Guatarri e Deleuze – Anti-Édipo
Freud & Psicanálise – (Freud & Psychoanalysis)
Nós ansiamos pelo Fascismo?
Não é incomum para as pessoas votarem em partidos contrários a sua situação social, trabalhar para chefes que os tratam terrivelmente, e permanecer junto a membros da família, não importa o quão hediondo eles sejam. Em vez de se revoltarem, se demitirem, ou se mudarem, as pessoas podem aceitar mais impostos, pedir mais horas de trabalho a menor salário, e continuar a viver no porão da casa de seus pais.
Para o filósofo francês Gilles Deleuze, e para o militante anti-psiquiatria Felix Guatarri, o desejo pela opressão vem da idéia de que as pessoas deveriam reprimir seus desejos. E através desta técnica de repressão, as massas são instruídas (primed) a aceitarem o fascismo.
Fascismo não é apenas algo que ocorre dentro de governos. Fascismo está dentro de cada um de nós, é um fascínio, e amor do poder (it is a fascination with and love of power). As pessoas anseiam por serem governadas, protegidas, humilhadas e dominadas. Elas são provocadas (aroused) pelo desejo inconsciente de se submeter a força – o déspota sacia a necessidade de um pai provedor e uma mãe que nutre (providing father and a nurturing mother). Líderes poderosos, espetáculo e demonstrações de força são todos... atraentes. O que talvez explique porque tantas mães leram 50 tons de cinza.
Nós vivemos em uma sociedade que produz tremendas quantidades de ansiedade. A pressão social proclama: mantenha um bom trabalho, se exercite, coma coisas saudáveis, passe fio-dental e escove os dentes regularmente, e não tome riscos desnecessários ou você irá morrer – o instinto de morte (death instinct) está em todo lugar.
Como tal, um desejo existe para uma existência livre de conflitos, uma vida protegida e abrigada, sem conflito (strife), perigo ou luta. Tudo que precisa fazer é abrir mão de sua liberdade e se conformar com os costumes sociais e os ideais ditados por um líder firme.
-“A morte torna-se agora iminente para a existência cotidiana, que abriga a ameaça onipresente de ter dinheiro suficiente para garantir a comida ou abrigo - a ameaça onipresente, isto é, de perder o emprego, e assim perder o acesso mercantil para os meios de vida.” (Death now becomes imminent to everyday existence, which harbors the omnipresent threat of having insufficient money to secure food or shelter - the omnipresent threat, that is, of losing one's job, and so losing market access to the means of life. ANTI-OEDIPUS)
Este desejo por opressão não é apenas uma função social, é um fenômeno psíquico, espalhado e mantido pela psicanálise Freudiana tradicional, e seu conceito de uma família nuclear – mãe, pai e filho. Através do heraldo (heralding) de uma unidade familiar ideal, as pessoas são ensinadas a negarem o desejo, a terem vergonha de seus impulsos sexuais; quaisquer fantasias ou predileções atípicas. Cederem às suas inclinações é perverso, e reprimir esses desejos é natural e divino.
Para Deleuze e Gatarri, a psicanálise tradicional é parte de todo um esquema social dedicado a fazer as pessoas se sentirem inferiores, assustadas e inadequadas. Profissões inteiras são dedicas a lhe fazerem se sentir doente – a fim de vender uma cura. Eles atribuem este condicionamento mental a imagem Freudiana de Édipo. É o complexo de Édipo de Freud que simplifica demasiado a complexidade do desejo e marginaliza homossexuais, esquizofrênicos, e pessoas com autismo, para citar alguns. Tudo fora deste modelo é rejeitado como depravado ou levado (ripe) para tratamento. O ideal de Édipo é onipresente; aceito como gospel, injetado nas escolas, no trabalho, e nas relações sociais ao ensinar as pessoas a amarem subjugação, dominação e opressão. Contra-psicanálise, Deleuze e Guatarri sugerem a esquizanálise, ou análise que não é baseada em normalidade, poder, sexualidade e repressão. Contra Édipo, eles preferem o Anti-Édipo, uma máquina de desejo de luta contra o fascimo (a fascist fighting, desiring machine). Contra o tipo de Igreja ou psicanálise que faz as pessoas aceitarem o despotismo, eles pedem que permitamos o desejo de ser livre das correntes de Édipo.
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Outros materiais