Buscar

Av2 Nutrição

Prévia do material em texto

Avaliação:  » NUTRIÇÃO      
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2014 17:23:07 (F)
	
	 1a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O motivo pelo qual os óleos vegetais foram separados dos outros alimentos fontes de gorduras como a manteiga na nova proposta da Pirâmide Alimentar relaciona-se à:
		
	
	sua composição em ácidos graxos saturados.
	
	sua composição em ácidos graxos trans.
	
	sua composição em colesterol.
	 
	sua composição em ácidos graxos poli-insaturados (essenciais) e vitamina E.
	
	sua composição em aminoácidos.
		
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As etapas relacionadas à nutrição humana são imprescindíveis para que haja o correto aproveitamento dos nutrientes presentes nos alimentos. A formação doBOLO fecal representa a última etapa relacionada à nutrição humana que é fundamental para:
		
	
	Manutenção do catabolismo.
	
	Manutenção do anabolismo.
	
	Absorção dos nutrientes.
	
	Excreção dos resíduos alimentares digeridos.
	 
	Excreção dos resíduos alimentares não digeridos e não aproveitáveis.
		
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação às vitaminas, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	O organismo humano necessita de vitaminas hidro e lipossolúveis que podem ser obtidas através de umaDIETA equilibrada.
	
	Através da radiação ultravioleta solar ocorre uma reação fotolítica sob o 7-dehidrocolesterol presente na camada epidérmica da pele ocorrendo sua conversão em colecalciferol ou pró-vitamina D.
	
	A condição clínica conhecida como hipervitaminose é caracterizada pela diminuição na excreção de algumas vitaminas que passam a se acumular nos tecidos alterando a homeostase corpórea.
	 
	As vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) por não serem armazenadas no organismo humano não causam toxicidade quando consumidas em excesso.
	
	Deficiências de vitamina C são raras em centros industrializados, pois a maioria das frutas e hortaliças são fontes desse micronutriente, entretanto, o fumo, o estresse e o uso crônico de alguns fármacos como a aspirina, corticóides e contraceptivos orais podem aumentar suas necessidades.
		
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de algumas doenças. Um paciente com IMC menor que 18,5 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver:
		
	 
	dislipidemias.
	
	doenças cardiovasculares.
	
	diabetes.
	 
	infecções.
	
	OBESIDADE
		
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com os cuidados da enfermagem em nutrição parenteral total (NPT), marque a resposta correta:
 
I Verificar rótulo observando: nome do paciente, composição da solução e gotejamento.
II O paciente que recebe a NPT deve merecer rigorosos cuidados higiênico.
III Manter a via venosa central exclusiva para a infusão de NPT, mantendo a permeabilidade.
IV A localização central do cateter pode ser confirmada (RX) antes ou depois de iniciar a NPT.
V Observar o local da inserção quanto à fixação do cateter, edema, dor, rubor, hiperemia e presença de secreção.
		
	
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas
	 
	Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas
 
	
	Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
 
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
		.
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida e o envelhecimento da população têm contribuído para o crescente aumento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e no mundo. Assinale qual é a única CORRETA com relação aDIETA nas doenças:
		
	
	No paciente com diabetes melllitus é recomendado evitar o consumo de carboidratos simples, mas a quantidade de carboidratos complexos é liberada.
	
	A síndrome metabólica é uma complicação da artrite reumatóide.
	
	A recomendação de consumo de sal é de 12g/dia, sendo que os brasileiros normalmente não ultrapassam esses valores, fato evidenciado pelo baixo número de hipertensos.
	 
	As principais causas da pandemia deOBESIDADE estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, como hábitos alimentares incorretos e sedentarismo.
	
	No tratamento dietoterápico da hipercolesterolemia, recomenda-se preferencialmente o consumo de gordura saturada e trans em vez de gordura insaturada.
		
	
	
	 7a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A constipação intestinal é uma complicação frequente durante a gestação. Marque a afirmativa que apresenta orientações nutricionais para este tipo de complicação:
		
	 
	Aumentar o aporte de fibras e a ingestão hídrica.
	
	Aumentar o aporte de alimentos gordurosos eDOCES.
	
	Evitar alimentos muito quentes, dando preferência a refeições na temperatura ambiente.
	
	Diminuir a ingestão de alimentos proteicos e aumentar a ingestão de alimentos gordurosos.
	
	Diminuir o volume das refeições (pequenas refeições) e aumentar o fracionamento das refeições (número de refeições).
		
	
	
	 8a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é Avaliação Global Subjetiva e qual o objetivo dessa avaliação?
		
	
Resposta: É uma avaliação em que apresenta anamnese e o exame fisico. Tem como objetivo em avaliar o historio pesssoal, para complementar outros exames.
	
Gabarito:
A avaliação subjetiva global é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente.
O objetivo do método é facilitar o diagnóstico da desnutrição e possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação.
		
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Uma adolescente resolveu adotar umaDIETA hipocalórica, ficando muitas vezes em jejum. Devido à continuidade daDIETA, cada vez mais restrita, os pais começaram a perceber, mesmo que de forma tardia, a alteração no comportamento alimentar da adolescente, associando à prática de exercícios físicos diários e à distorção da imagem corpórea. Entretanto, somente quando a adolescente sofreu um desmaio na escola apresentando odor ácido (de acetona) na sua respiração (halitose ácida), foi encaminhada para o serviço de psicologia com diagnóstico de anorexia nervosa. Sobre o caso clínico responda: a) Por que esta paciente apresentou halitose ácida? b) Relacione anorexia nervosa na adolescência com osteoporose.
		
	
Resposta: a) Porque esta paciente não apresenta umaDIETA hipercalórica, ela fica muitas vezes em jejum, com isso ela acaba produzindo muita acetona que com isso ela caba adquirindo halitose. B) ela tem umaDIETA hipocalorica, não ingere nutrientes que tem ferro, calcio e entre outros nutrientes, com isso ela apresentara um disponibilidade para adquirir uma osteoporose.
	
Gabarito: a) Devido à dieta hipocalórica e ao jejum, ocorreu a formação excessiva de corpos cetônicos, como a acetona. b) ingestão dietética reduzida + exercício físico=perda de peso (massa gorda) que leva à diminuição no % gordura corpórea desencadeando uma hipoestrogenemia, amenorréia e prejuízo na maximização do pico de massa óssea.
		
	
	
	 10a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Apesar do aumento no catabolismo proteico-muscular ser uma alteração do processo de envelhecimento, indica-se uma dieta normoproteica para prevenção da:
		
	 
	Esclerose.
	 
	Nefropatia geriátrica.
	
	Xerostomia.
	
	Anorexia.
	
	Hipocolesterolemia.

Continue navegando