Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
Avaliando o aprendizado de Pedagogia nas Inst não escolares

Pré-visualização | Página 4 de 13

uma organização financeira que possibilite superação de crises no mercado
	
	uma organização adequada de RH 
	
	uma organização política que facilite as diferentes transações comerciais
	 
	uma nova organização social de gestão operacional de modo a agilizar toda a produção
	 
	uma organização social de produção que provoca formas distintas de cooperação capitalista com necessidade de articulação e integração entre as empresas
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201872238)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo POMBEIRO (2006), a mediação econômica surge quando a organização promove o confronto com os privilégios oferecidos como compensação pelas exigências feitas a seus empregados, que funciona como uma forma de viabilizar suas ações de exploração e dominação em contrapartida às vantagens e benefícios oferecidos às pessoas. Saber que as organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente, de modo que os trabalhadores aceitem o trabalho excessivo, os objetivos de lucro da empresa e a própria dominação capitalista o mesmo autor cita que a dominação da organização sobre os indivíduos se consolida de tal forma que, cada vez mais, o espaço de liberdade das pessoas se estreita. A fé na organização é praticamente uma religião cultuada e referenciada todos os dias. Em saber que após a crise de 1970, o processo de reestrutura produtivo é marcado pela intelectualização das tarefas observe que no parágrafo último do texto anterior, Pombeiro se refere a um tipo de mediação que ocorre nas organizações hipermodernas. Marque o único item incorreto considerando as mediações feitas para que o trabalhador mais qualificado possa se manter preso ao regime capitalista:
		
	 
	( ) a questão ideológica
	
	( ) a mediação política
	
	( ) a mediação trabalhista
	 
	( ) a dominação psicológica
	
	( ) a mediação econômica
	
	 Gabarito Comentado
	Exercício: CEL0132_EX_A5_201201247187 
	Matrícula: 201201247187
	Aluno(a): SUELEN RAMOS DA SILVA
	Data: 10/04/2015 21:57:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201893391)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale o item que o torna VERDADEIRO.
 
Segundo Malvezzi (1999), a partir de 1930, com o fordismo, o treinamento profissional ganha um importante status na atividade das organizações, tornando-se parte integral da estratégia empresarial e, em meados dos anos 70, com as mudanças estruturais do capitalismo e o crescimento tecnológico, a eficiência dos negócios passou a depender mais da contínua atualização e da aprendizagem dos trabalhadores, determinando um novo salto qualitativo para o processo de formação profissional no interior das organizações. A formação profissional foi então historicamente se diferenciando de um elemento técnico para um elemento...
 
		
	
	(   ) de prática administrativa.
	 
	(   )  de crescimento das organizações.
	 
	(  ) estratégico nas organizações.
	
	(   ) tradicional na formação do trabalhador.
	
	(   ) psicologia social.
 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201872244)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O período denominado Anos Dourados é dividido em duas fases: antes e depois dos anos de 1970. Essa divisão ocorre porque em 1970 tiveram crises econômicas (crise do petróleo, da superprodução e do modelo fordista). Depois de 1973 a Era de Ouro nunca voltará como antes, sempre viverá em crise. Os Anos Dourados começam em 1950. Na década de 60, na Europa Ocidental, o desemprego estacionou em 1,5% e análises apontavam para um constante crescimento. Esses anos foram o maior ciclo de crescimento observado em países de capitalismo desenvolvido. Essa denominação "Anos Dourados" pode ser justificada como os grandes crescimentos econômicos industriais que aconteceram de repente naquela época. Marque a resposta que indica os itens que melhor completam a frase que segue: Nos países com menor desenvolvimento, os Anos Dourados levaram à fome, por causa do grande índice de natalidade. Um exemplo disso é a África, assim, o mundo se familiarizou com a fome endêmica. Países, do Extremo Oriente e da América Latina não produziram tanto alimento e passaram a importar dos desenvolvidos em troca de produtos agrícolas mais baratos.
		
	
	( ) Anos Dourados - equilíbrio no mercado.
	 
	( ) Anos Dourados - falta de alimentos.
	
	( ) Desenvolvimento dos países - falta de alimentos.
	
	( ) Capitalistas - produção de alimentos
	
	( ) capitalistas - produção de alimentos
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201477459)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	 Sobre o RH como parceiro estratégico da organização, pode-se afirmar que:
 
 I  O RH deve auxiliar a organização a converter a sua estratégia em ação, a partir da implementação de soluções de Gestão de Pessoas inovadoras e integradas.
 
II - As políticas, programas e práticas de RH devem propiciar o alcance dos resultados estratégicos esperados e o crescimento pessoal e profissional dos empregados.
 
III  A Gestão de Pessoas precisa, diante da estratégia da organização, identificar as demandas da empresa e dos empregados, bem como quais as soluções que precisam ser apresentadas pelo RH. 
Sobre as afirmativas acima relacionadas, assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201412637)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo Jean Henrique Costa, em sua pesquisa intitulada A acumulação flexível do capital e o problema da qualidade de vida no trabalho (QVT): (a) o indivíduo é intrinsecamente egoísta de forma que a ação coletiva em grandes grupos (o Estado) é inviável; (b) o Estado deve ser mínimo, tendo como únicas funções econômicas a garantia da propriedade e dos contratos; (c) a coordenação da economia deve caber exclusivamente ao mercado porque, embora os mercados não estejam isentos de falhas, as falhas dos governos são maiores; (d) a intervenção do Estado na área social, além de permitir sua captura por interesses privados (...), provoca efeitos não desejados na medida em que desestimula o trabalho árduo e estimula a preguiça. (PEREIRA, 1997, p. 36).
Assim, pensam os neoliberais: o mercado possui falhas; todavia, o Estado também. Então, falha por falha, que vigorem as do mercado! Tal modelo de gestão da vida pública teve um impacto direto e desestabilizador no mundo do trabalho.
 Desta forma, o mundo do trabalho, entendido como o palco onde se reproduz a força de trabalho global, através de elementos constituintes básicos (...), transfigurou-se devido a estas metamorfoses econômicas (...) e políticas (neoliberalismo). Para o entendimento da reestruturação produtiva, lembremos, então, das definições de fordismo e acumulação flexível do capital (também chamada de longo do século. Com base toyotismo), através da efetividade de cada modelo e sua conseqüente transição. Com base nos textos anteriores, podemos afirmar que o processo de trabalho consolidou-se ao longo do século por meio:
 I. Da constituição dos elementos básicos da produção em massa.
II. Da linha de montagem de trabalho.
III. Da montagem de produtos heterogêneos
 IV. Da produção não seriada.
 V. Do controle do tempo e do movimento.
Estão INCORRETOS: 
		
	
	os itens II e III
	
	os itens I e II
	
	os itens I e V
	 
	os itens III e IV
	 
	os itens IV e V
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201478290)
	 Fórum de Dúvidas
Página123456789...13