Assunto para estudo na área da administração
29 pág.

Assunto para estudo na área da administração


DisciplinaAdministração160.970 materiais1.147.490 seguidores
Pré-visualização3 páginas
lembra-se da figura da primeira teleaula. Assista ao vídeo abaixo para entender o papel da informação no contexto atual.
Informação como bem econômico:
	A maior crise a ser enfrentada pela civilização moderna é a de como transformar a informação em conhecimento estruturado. John Naisbitt
Conhecimento:
\u201cConhecimento é uma mistura fluida de experiência estruturada, valores, informações contextuais e discernimento técnico que proporciona uma estrutura para avaliar e incorporar novas experiências e informações. Ele se origina e é aplicado nas mentes das pessoas que possuem conhecimento. Nas organizações, torna-se muitas vezes embutido não só em documentos ou em depositários, mas também nas rotinas, processos, normas e práticas organizacionais. O conhecimento desenvolve-se através da experiência, que inclui o que absorvemos através de cursos, livros e orientadores, bem como através do aprendizado informal.\u201d  Davenport e Prusak
Ikujiro Nonaka, diz que \u201cNuma economia em que a única certeza é a incerteza, a única fonte de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os competidores se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase do dia para a noite, as companhias bem sucedidas são aquelas que criam novos conhecimentos, disseminam estes conhecimentos amplamente por toda a organização, e rapidamente incorporam-no em novas tecnologias e produtos. Estas atividades definem as empresas que aprendem, cujo único negócio é a contínua inovação.\u201d 
Muitos autores concordam que o conhecimento esta na cabeça das pessoas. 
	
Assim deixo um questionamento para você refletir e buscar a resposta. 
Como transformar este conhecimento em vantagem competitiva?
Ativo Intangível
Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como: competência dos gerentes, sua experiência e conhecimento da empresa, sistemas administrativos, patentes, softwares desenvolvidos pela empresa, relações com os clientes atuais e potenciais e o conhecimento das suas preferências, relações com fornecedores atuais e potenciais e conhecimento dos seus pontos fortes e fracos, marcas registradas, imagem da empresa no público e na mídia, pesquisas em desenvolvimento, manuais, etc.
O QUE SE VÊ NA FIGURA ABAIXO?
	
Mas o que sustenta a árvore e dá os frutos?
A RAIZ. Esta é uma analogia para demonstrar a importância do capital intangível das organizações, nós não vemos, mas ele está ali. Sustentando a árvore. Assim o conhecimento passou extremamente valorizado nas organizações.
Hoje muitos autores dizem que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Com esta sociedade surgem inúmeras transformações nas organizações. Nela, os ativos intangíveis (conhecimento, capital intelectual) passam a ser o capital mais valorizado. Como salienta Cavalcante, Gomes e Perreira (2001) o conhecimento passou a ser o novo motor da economia e se transformou no principal fator de produção.
Características das empresas da sociedade do conhecimento
	Atributos
	Sociedade Industrial
	Sociedade do Conhecimento
	Modelo de Produção
	Escala
	Flexível
	Pessoal
	Especialização
	Polivalente e empreendedores
	Tempo
	Grandes tempos de resposta
	Tempo real
	Espaço
	Limitado e definido
	Limitado e indefinido
	Massa dos produtos
	Tangível
	Intangível
Fonte: Cavalcanti (2001:31)
Surge então a Gestão do Conhecimento que é um processo estratégico continuo e dinâmico que visa gerir capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento. Rossato (2002, p. 7).
É importante saber o porquê de destacar o tema gestão do conhecimento nos dias de hoje. O mundo empresarial exige das empresas que estas se superem a cada dia, fazendo com que as mesmas procurem acompanhar não somente as evoluções, mas também buscando inovações para superar seus limites e os dos seus concorrentes.
	Para compreender mais acerca da Gestão do conhecimento leia o texto: GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO MODELO EMPRESARIAL, disponível em:
http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo01.htm
Para finalizarmos nosso conteúdo de aulas web, escolhi o quadro das megatendências segundo Naisbt. 
Ele retrata de onde viemos e para onde estamos, e qual a alteração ocorrido diante da alteração.
	DE:
	PARA:
	ALTERAÇÃO:
	Sociedade industrial
	Sociedade da informação
	Inovação e mudança
	Tecnologia simples
	Tecnologia sofisticada
	Maior eficiência
	Curto prazo
	Longo prazo
	Visão do negócio e do futuro
	Democracia representativa 
	Democracia participativa
	Pluralismo e participação
	Hierarquia
	Comunicação lateral
	Democratização e empowerment
	Opção dual ou binária
	Opção múltipla
	Visão sistêmica e contingencial
	Centralização
	Descentralização
	Incerteza e imprevisibilidade
	Ajuda institucional
	Auto-ajuda
	Autonomia e serviços diferenciados
	Parabéns! Você Chegou ao final das aulas web da disciplina de Fundamentos da Administração.
	
Agora vamos ao fórum para refletirmos acerca dos conteúdos abordados.