Buscar

EFICÁCIA DA NORMA E SEUS EFEITOS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
EFICÁCIA DA NORMA E SEUS EFEITOS SOCIAIS
Profa. Virna Braga
*
*
EFICÁCIA → Capacidade que a norma jurídica possui de produzir os efeitos para o qual ela foi criada. A norma será eficaz se produzir no grupo social o efeito para o qual ela foi criada.
 
EFEITOS → São alterações produzidas pela norma dentro do grupo social. É a Lei atuando no grupo social.
*
*
A Norma será sempre eficaz ? Não. 
A norma pode também ser ineficaz e sendo ineficaz irá gerar efeitos negativos na sociedade.
Ex: Rodízio de carros.
*
*
Eficácia é diferente de Efeito: Pode-se dizer que a eficácia da norma é a força que a norma possui para atingir os objetivos para as quais foi editada, dentro do grupo social, ou seja, é quando uma lei ao ser editada tem força para atender as necessidades do grupo social. 
Quando a Lei entra em vigor é que vamos perceber se é eficaz. Não produzindo os efeitos desejados ela se tornará ineficaz e sendo ineficaz produzirá efeitos negativos na sociedade.
*
*
Qual a função social? Prevenir e compor conflitos. 
Se a norma é ineficaz, ela não atenderá mais a esta função social. Um ex.: O estatuto da criança e do adolescente.
O efeito produzido pela norma no grupo social pode ser : Positivo ou Negativo.
*
*
Fatores que possibilitam o efeito positivo da norma ou a eficácia da norma
 Equilíbrio da norma com o grupo social
Divulgação da Norma
Participação da população
Necessidade da norma pelo grupo social
*
*
O Brasil adota o sistema representativo, os cidadãos elegem seu representantes que irão elaborar leis que atendem às suas necessidades; o legislador não pode estar afastado do povo. 
O regime representativo é imperioso, importante para o grupo social. Como as leis são editadas, podemos dizer, que o governo é de leis e não de homens.
*
*
A Lei tem que estar sempre em equilíbrio com o grupo social, não podendo estar antecipada e nem atrasada em relação a ele. 
Ex.: Art. 240 do C.P. (Adultério) → É ineficaz ( o grupo social já a ultrapassou). 
O E.C.A. → ineficaz, antecipada na sociedade que ainda não está preparada para a lei e o governo não consegue colocar em prática as suas regras. 
A C.L.T., editada em 1930, estava antecipada, porém sofreu diversas emendas para ser atualizada.
*
*
Quanto mais divulgada a lei, melhor para torná-la eficaz.
Quanto maior a participação da população na elaboração da lei, mais será utilizada, irá preencher uma lacuna exigida pela própria sociedade.
*
*
Efeitos Positivos
Controle Social → Função social do direito; a norma impedindo que a sociedade tenha dificuldade para evoluir. O controle social se faz pela prevenção de conflitos, que pode ser : 
Geral → quando a lei está atuando no grupo, prevê uma punição para quem transgredir a norma, intimidando a ação que o grupo social não deseja. 
Especial → refere-se a um indivíduo isoladamente, e não à sociedade.
*
*
Educativo → Transformador do grupo social. É o indivíduo adequando-se ao grupo social, adequando-se ao que prevê a Lei. O indivíduo procura informar-se para saber o que deve e o que não deve ser feito. O efeito educativo vai modificar, transformar o comportamento do grupo social. O direito condicionando e sendo condicionado pela sociedade. Ex.: C.D.C., o C.N.T.
*
*
Conservador → Os institutos vão ser preservados pela norma. Ela vai proteger de maneira eficaz os institutos. Quanto mais eficaz a norma melhor serão preservados os valores do grupo social. É o controle social fazendo com que a comunidade entenda que em casos de conflito existem critérios pré – determinados para solucioná-los.
*
*
Finalidade do Estado: possibilitar que o grupo social viva e se desenvolva, principalmente do ponto de vista econômico.
O Efeito Conservador : visa preservar os valores, institutos (família, casamento, vida, a propriedade, liberdade) sem eles a sociedade não alcança o seu desenvolvimento. Se a norma não preservar seus valores, será ineficaz.
*
*
A eficácia da norma está na teoria tridimensional do direito. O sistema jurídico, um dos mecanismos do controle social é o principal instrumento do poder social para organizar a sociedade. Se o sistema jurídico é falho, é falho o controle social.
*
*
Fatores que causam a 
Ineficácia da Norma 
Desequilíbrio da norma no grupo social 
→ Antecipada ou desuso (ultrapassada). 
→ A inadequação da norma no grupo social, ou seja, estar antecipada. Há desequilíbrio entre o que a norma prevê e a realidade. Antecipada quando a sociedade não tem estrutura para acompanhá-la naquele momento, e só no futuro poderá vir ou não alcançá-la, ou ainda, o próprio poder público que não consegue colocá-la para funcionar, p.ex., o ECA. 
Ultrapassada quando a norma continua a vigorar, mas seus valores já foram ultrapassados com a evolução da sociedade, p.ex., art. 240 do C.P.(adultério).
*
*
Misoneísmo → É a aversão do grupo social a inovações. O grupo social rejeita de forma imediata, tudo o que for novo, as modificações sociais. Geralmente essa norma vai de encontro a interesses antigos do grupo social, surgindo o receio de mudança da realidade. A norma não vem preencher nenhuma necessidade do grupo. Ex.: Uma lei proibindo as mulheres de se casarem na igreja, com certeza seria rejeitada pelas pessoas, principalmente as mais religiosas.
*
*
 Fatores Negativos da Ineficácia da Norma 
Descontrole Social
Descrédito do Poder Público
Prevenção/Composição de conflitos falha
*
*
Descontrole Social → Instabilidade social. Se não existisse mais o controle dentro da sociedade, causaria a estagnação do desenvolvimento (não há ordem e nem progresso). Quanto mais negativo o efeito da norma, mais descrédito com o poder público, contribuindo para a ausência da prevenção, assim é ineficaz. Se o sistema jurídico é ineficaz, não há ordem social, o que sobrecarrega a composição, o que cada vez mais vai causando descrédito popular.
*
*
 É importante a edição de normas eficazes, sem elas, é mais fácil a criação de um Estado dentro do Estado. Quanto mais enfraquecido o poder público, mais forte os mecanismos que a sociedade cria para sua organização, é o poder social dissociado do governo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais