Buscar

EXERCÍCIO SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
01 – 
É o conjunto de normas de conduta universais, abstratas, obrigatória e mutáveis, imposta pelo grupo social destinados a disciplinar as relações externas dos indivíduos objetivando prevenir e compor conflitos.
02 – 
Composição voluntária – É aquele que se estabelece pelo mútuo acordo entre as partes;
Critério autoritário – cabe ao líder do grupo, rei, cacique, senhor etc... O poder de compor os conflitos de interesse que ocorrem entre os indivíduos que se encontram sob sua autoridade;
Critério de composição jurídica – É sempre feita mediante um critério elaborado e enunciado anteriormente, aplicável a todos os casos que ocorrerem a partir de então. São, pois, características necessárias ao critério jurídico a anterioridade, a publicidade e a universalidade.
03 – 
Mediação é a solução de conflitos em que um terceiro neutro e imparcial auxilia as partes a conversar, refletir, entender o conflito e buscar por elas próprias a solução;
Conciliação é quando as partes através de um terceiro chegam e um acordo, solucianando a controversa.
Arbitragem é quando as partes, por livre espontânea vontade elege um terceiro para que este resolva a controvérsia de acordo com as regras estabelecida no manual de procedimento arbitral das centrais de conciliação mediação e arbitragem.
	A sua importância é que a resolução de conflitos são instrumentos eficiente e eficaz para o exercício democrático da cidadania, promoção, cultura e da paz.
04 – 
As normas jurídicas trazem em sua composição sete característica bilateralidade, anterioridade, imperatividade, coercitividade, universalidade, mutabilidade e provisoriedade.
05 – 
É possível perceber a existência de relações na sociedade que independem da regulação estatal.
06 – 
O individualismo atual exige um poder coercitivo forte, capaz de reprimir os desvio sem uso da força física: por meio de um poder moral.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes