A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ATIVIDADE ESTRUTURADA Gestao de Processo

Pré-visualização | Página 1 de 1

GESTÃO DE PROCESSOS
 Turma: 3001 Sala: 112
 Data:19 /06/2015
 Alunos (as): ************
 ***********
 ************* 
 
TITULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA 
Visita a uma Empresa
A atividade estruturada nos deu a possibilidade de selecionar uma empresa para conhecer e analisar a atuação de uma loja de móveis planejados. Escolhemos a empresa de móveis TODESCHINI, e identificar através das entrevistas feitas, a cadeia de valor da empresa e seus principais processos de negócio, além de analisar e aprender com as principais dificuldades dos processos.
I. Organização avaliada: TODESCHINI
II. Nome do entrevistado: (Andreia Melo Coordenadora da Base Operacional Pós-Venda)
III. Definição da cadeia de valores da empresa:
Conforme a entrevista com a Senhora Maria José, Coordenadora da Base Operacional Pós-Venda da TODESCHINI, verificamos que a empresa tem como objetivo principal o cliente visando realizar sonhos e satisfação com a qualidade dos seus produtos e compromisso com seus contratos. Para isso a empresa conta com uma equipe profissional atuante e um ambiente de trabalho funcional onde a cooperação de todos tornam o trabalho mais eficiente e dinâmico. Este posicionamento tem como base um conjunto de fatores, onde se destacam as economias de escala, os ganhos de experiência, os equipamentos modernos, a variedade de modelos e a rapidez de entrega. 
Foi definido os quatro valores que tem a missão de identificar os desafios, através da avaliação dos resultados e análise com liderança da empresa, e a visão de identificar o propósito da empresa com foco no cliente.
Breve Histórico
A Empresa TODESCHINI tem em Macapá 12 anos (a Supervisora de Deposito não soube nos informar da data ao certo). O nome do proprietário: Fabio Renato e sua irmã Marcia, cuja a mesma é sócia.
A TODESCHINI é uma franquia e o nome da empresa é LAVIE LTDA, esta Empresa ao longo do tempo cresceu e com isso mudamos nossa base operacional, que opôs sua venda para o Zerão e com isso aumentamos o quadro de funcionários. A frente da loja trabalhamos com CONSULTORES E PROJETISTAS formados na AREA DE DESAME. No POS VENDA: trabalha todos os MONTADORES, AUXILIARES de MONTAGEM, SUPERVISORES E CARGOS. Tudo para melhor realizarmos o sonho de cada cliente oferecendo serviços impressos em folha de papel, produtos de qualidade, bom atendimento e espaços mobiliados.
 Os valores da empresa são definidos:
Foco nos Clientes
Credibilidade
Melhoria contínua
Competitividade
Buscamos aprofundar o assunto e encontrar o significado desses valores para a empresa e o tipo de comportamento para torná-los realidade dentro do ambiente de trabalho.
O resultado foi o seguinte:
• FOCO NOS CLIENTES: Gerar satisfação e confiança na busca da melhor maneira de desenvolver o projeto que tenha tudo que o cliente deseja.
1) Dar uma boa recepção ao cliente
2) Fidelizar e conquistar novos clientes
3) ofertar um maior valor em termo de qualidade do produto
4) Oferecer um espaço físico para impactar 
• CREDIBILIDADE: Honrar os contratos dos projetos a serem entregue
1) Respeitar o tempo de entrega dos produtos
2) Comunicar-se de forma aberta e honesta
3) Esclarecer as dúvidas do projeto apresentado
4) ofertar materiais de qualidade
• Melhoria Contínua: Aprender com os erros e se aperfeiçoar
1) Aperfeiçoamento do serviço pós-venda
2) interagir com os colaboradores para gerar os resultados desejados.
3) buscar novas ferramentas de trabalho junto com novas tecnologias
• COMPETITIVIDADE: Estudar Estratégias para Alcançar Vantagem competitiva sobre a Concorrência.
1) Criar Diferencial na Criação, Produção, Distribuição e Vendas.
2) Criação de Projetos Inovadores.
3) Rapidez na Produção e Entrega.
 4) Rapidez no atendimento dos pedidos e redução do estoque dos varejistas.	
IV. FOCO NO PROCESSO – ESTOQUE DE CHAPAS (MDF, MDP)
Dentre os processos de negócio da empresa optamos por falar do processo de estoque. Todos os componentes físicos de uma empresa estão sujeitos à ação do tempo, com isso a empresa tem uma preocupação muito grande com o estoque de chapas, quando a transportadora entrega o material que é o móvel embalado em plástico bolha, depois de feito a conferência no leitor o supervisor de depósito distribui a carga por cliente, e armazena em gondolas para prevenir de umidade, calor em excesso, insetos como cupim, ratos e baratas, quando a peça é muito grande e não cabe nas gondolas elas são armazenadas na chaparia que são peças de MDF e MDP, medindo 275x185.
A assim essas peças só sairão de lá quando for solicitado pelo marceneiro, que está com o plano de corte no momento que inicia a montagem do cliente. Tem que haver todo um cuidado com essas chapas devido a seu material ser frágil. 
V. Seleção do modelo FLUXOGRAMA para modelação dos principais processos de negócio da empresa:
Optamos pela utilização:
SCRIPT do Processo “Saída do Estoque e Instalação dos Moveis”
ESTOQUE: Pedido de compra do cliente, antes de sair da loja.
PROCEDIMENTO: Montadores verificam pedido no estoque.
PROJETISTAS OU ARQUITETOS: Saem em busca de uma pré-visualização do espaço que será montado o projeto.
PROCEDIMENTO: Identificar antes de iniciar a instalação, se será necessário quebrar parede, fazer tubulações ou hidráulicas.
 PROCEDIMENTO: Local da casa identificado, é passado para as instalações e a mercadoria sai da loja dentro do prazo de 7 a 10 dias úteis, chegando ao consumidor final.
MONTAGEM: O montador executa as instalações, para iniciar o processo de montagem.
ENTREGA: O montador verifica os últimos detalhes, se apresenta alterações entre portas, gavetas e etc. Caso necessário, faz logo regulagem dos reparos e finaliza o trabalho, para que não haja preocupação da equipe retornar ao local. Em seguida vem uma equipe de limpeza para finalizar o processo e satisfazer ainda mais o bem estar de todos os seus clientes.
VI. Descrição das principais dificuldades encontradas no aplicar os conhecimentos aprendidos em uma situação real:
 Verificamos que a principal dificuldade encontrada diante dos processos dentro da empresa são os livros de projetos, o projeto quando chega na mesa da base operacional para montagem e avaliação pelo supervisor de montagem, o mesmo compara o que foi pedido com o projeto; pois quando as peças não batem no tamanho ou na cor que o cliente escolheu isso acaba atrasando a data de entrega e causando constrangimentos muitas das vezes para o cliente e a empresa, que precisa solucionar o problema de maneira mais rápida possível para que o cliente não se sinta lesado.
Uma maneira que a empresa acaba fazendo para reparar o erro, é verificar os projetos de outros clientes que não vão precisar montar logo seus móveis e usar esse material para honrar com a data de entrega e fazer um novo pedido para repor o material usado do outro cliente.
Quando não tem material para ser trocado é feito uma reunião com o cliente e mostra o problema e uma solução com data.
 
VII. Indicadores no Processo
 
 A Todeschini Moveis Planejados em Macapá é uma empresa relativamente pequena, com três níveis hierárquicos, ela foca o trabalho, principalmente, na produção de moveis residenciais e corporativos em módulos componíveis para cozinhas, dormitórios, banheiros, home theaters, home office, áreas d serviço e outros ambientes, além de estofados de salas. A atuação é voltada a todos os públicos. O programa de participação nos resultados, PPR, (não conseguimos entrar em detalhe com a empresa sobre). No entanto a Todeschini tem por objetivo aumentar o comprometimento de todos com os resultados da organização.