Buscar

Ciência Política - Questionario 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
1 - O que é Ciência Política e qual seu objeto de estudo.
É a ciência da observação, análise e explicação dos fatos e dos acontecimentos políticos. O seu objeto de estudo é o poder político, que age através da coercitividade e autoridade, e suas relações com diversas instituições ou agrupamentos, sejam eles local, regional, nacional ou internacional.
2 - Faça a distinção entre normativismo ético, jurídico e instrumental.
O normativismo ético ele decreta e segue um conjunto de princípios, que visa o estabelecimento de como deve ser um mundo político aceitável. Estabelece Uma relação entre política e moral.
O normativismo jurídico diz que o Estado é a própria ordem jurídica e não um ente atrás dela. Personifica o Estado como a própria ordem jurídica. Estabelecendo uma relação entre política e direito.
O normativismo instrumental estabelece um relação meios fins, onde se usa os melhores meios para alcançar certos fins políticos, livrando-se de juízos éticos ou jurídicos sobre a validade do objeto.
3 – O que é o princípio da territorialidade das Leis, e o princípio da extraterritorialidade das leis? 
O princípio da territorialidade das leis define que em um território só vigora uma ordem jurídica, ou seja, em um determinado território tem vigência unicamente a Lei do Estado a qual o território pertence.
O princípio da extraterritorialidade das leis: Ocorre quando dois Estados reciprocamente concedem imunidade á sua legislação de determinados entes do outro.
4 – Em que consiste um povo de um Estado?
É um conjunto de pessoas unidas por um sentimento de nacionalidade, ou pelo parentesco, religião, língua, cultura ou até mesmo dos ideais políticos. O povo é um conjunto de pessoas que fazem parte de um Estado.
5 – Trace um paralelo entre as principais diferenças dos sistemas Presidencialista e Parlamentarista. 
No presidencialismo não há uma distinção entre o Chefe de Estado e o Chefe de Governo, o Presidente assume ás duas funções, ele é politicamente irresponsável, pois, não depende do legislativo para manter-se no poder, porém é administrativamente e penalmente responsável porque ele é incumbido de administrar e governar o Estado. Foi legitimado através do voto pelo povo. O presidente pode nomear e exonerar seus auxiliares (ministros), e o Presidente dispõe do poder de veto em relação aos projetos de Lei aprovado pelo Legislativo.
No Parlamentarismo pode ser tanto Monarquia quando República, sendo na Monarquia o Chefe de Estado o Rei/Rainha e na República o Presidente. Há uma distinção entre o Chefe de Estado e o Chefe de Governo, sendo o Chefe de Governo o 1º Ministro e o de Estado o Presidente/Rainha/Rei. O Chefe de Estado é politicamente Irresponsável enquanto o de Governo é politicamente responsável. O Parlamento pode levar o Governo á renuncia através do voto de desconfiança, o chefe de Estado pode dissolver o Parlamento. E por fim no Parlamentarismo há uma maior colaboração entre o poder Executivo e poder Legislativo por causa dessa relação de Interdependência.

Outros materiais