Buscar

Princípio da ofensividade e da fragmentariedade

Prévia do material em texto

Princípio da ofensividade e da fragmentariedade
Rogério Greco, capítulo 6 + capítulo 8
→ Recurso de habeas corpus 81.057 (porte de arma)
→ Recurso de habeas corpus 90.197 (porte de arma)
O PRINCÍPIO DA LESIVIDADE
	O princípio da intervenção mínima limita a ação do Direito Penal a casos nos quais haja um bem jurídico importante sendo ofendido. Em vista disso, o princípio da lesividade limita ainda mais o poder do legislador, dizendo quais condutas são passíveis ou não de sofrer punição segundo a lei penal. “As proibições penais somente se justificam quando se referem a condutas que afetem gravemente a direitos de terceiros”. 
	
	→ “Nullum crimen sine iniuria” (não há crime sem ofensa ao bem jurídico).
	São quatro as funções do princípio da lesividade.
	
	a) Proibir a incriminação de uma atitude interna: “cogitationis poenam nemo patitur”, ou seja, ninguém pode ser punido por aquilo que pensa ou por sentimentos pessoais. Desde que estes não sejam exteriorizados e não lesem bens de terceiros, não cabe punição. 
	b) Proibir a incriminação de uma conduta que não exceda o âmbito do próprio autor: também não cabe punição a condutas que não lesem bens de terceiros por não exceder o âmbito do autor da mesma.
	
	→ Exemplo: autolesão ou tentativa de suicídio.
	→ Exemplo: no caso de uso de drogas, houve despenalização. “Viola o princípio da lesividade ou ofensividade a proibição de porte de tóxicos para consumo próprio em quantidade e forma que não lesione nenhum bem jurídico alheio” (ZAFFARONI).
	c) Proibir a incriminação de simples estados ou condições existenciais: visa impedir que o agente seja punido por algo que ele é, não pelo que fez. “(….) jamais pode penalizar o ‘ser’ de uma pessoa, mas somente o seu agir”.
	d) Proibir a incriminação de condutas desviadas que não afetem qualquer bem jurídico: trata de condutas desviadas, que são aquelas passíveis de reprovação no âmbito moral, mas que não têm repercussão diretamente sobre bens de terceiros. São atos que ferem apenas o senso comum da sociedade. 
	→ Exemplo: práticas sexuais não convencionais, tatuagens, etc. 
	Em suma, tudo aquilo que não afete terceiros, que fique apenas no âmbito do autor deve ser respeitado pelo Estado, promovendo a tolerância que deve existi no meio social, indispensável ao convívio entre pessoas que são, naturalmente, diferentes. O indivíduo tem o direito de ser, pensar, expressar-se e atuar livremente (desde que não fira o direito de outro).
 
O PRINCÍPIO DA FRAGMENTALIDADE 
	Reconhecer o caráter fragmentário do Direito Penal significa dizer que o mesmo ocupa-se apenas de uma parcela de bens que encontram-se sob sua proteção. Limita-se a castigar somente aquelas ações mais graves contra os bens mais importantes. 
	Esse princípio é consequência da adoção de outros princípios, tais quais o da intervenção mínima, da lesividade e da adequação social, que orientam o legislador no processo de criação dos tipos penais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes