Buscar

Gestão e legislação ambiental-av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_201408253879 (AG) » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9008/T
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 05/06/2015 14:08:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201408334427)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Constituíção Federal de 1988 em seu artigo 225 descreve "Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Cite pelo menos duas responsabilidades do Poder Público para assegurar a efetividade desse direito:
		
	
Resposta: O poder público tem tem como obrigação de preservar o meio ambiente para dar condições ao bem estar comum.Tem também a obrigação de fiscalizar o meio ambiente,utilizando as leis,punindos quando necessários,analisando os impactos ambientais antes de algum evento ou empreendimento etc.
	
Gabarito: I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408951769)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cite 02 vantagens que as empresas vêm conseguindo quando suas atividades são planejadas visando a não-degradação ambiental.
		
	
Resposta: Uma das vantagens é financeira,pois quando a questão ambiental é repensada geralmentepor trás disso está um planejamento e tecnologias incorporadas logo isto resulta em qualidade em produção e consequentemente menos matéria-prima na produção.Outra vantagem pode citar é no âmbito social pois envolve toda um integração com a sociedade adiquirindo respeito pela mesma e consequentemente lucros maiores.
	
Gabarito: Entre estas vantagens destaca-se a melhoria da imagem da empresa junto a seus clientes e a seus operários, a diminuindo da propensão de provocar danos ambientais, a redução de custos diários, aumento da competitividade, a boa reputação da empresa junto aos órgãos ambientais, à comunidade e às organizações não-governamentais, a possibilidades de obtenção de financiamentos a taxas reduzidas e a redução de custos de seguro.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408364719)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a Resolução CONAMA n° 237/97, licenciamento ambiental é um procedimento administrativo para conduzir o processo, resguardando o direito de preservar o meio ambiente dos impactos oriundos das atividades com potencial de degradação ou que utilizam os recursos naturais. Uma vez verificada a necessidade do procedimento, o órgão ambiental irá proceder, abrangendo as seguintes fases:
		
	 
	licença prévia, licença de instalação e licença de operação;
	
	alvará de licença, plano de contingência e plano de monitoramento.
	
	regularização da área, alvará de licença e plano de monitoramento.
	
	avaliação de impacto ambiental, estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental.
	
	licença prévia, licença definitiva e plano de monitoramento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408918413)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se definir __________________ como a implementação pelo governo de sua política ambiental, pela administração pública, mediante a definição de estratégias, ações, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de garantir a qualidade do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável (Philippi Junior e Maglio, 2009).
		
	
	Direito Ambiental
	 
	Gestão Ambiental
	
	Educação Ambiental
	
	Meio Ambiente
	
	Ecossistema
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408863510)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Política Nacional do Meio Ambiente , Lei 6.938, de 17/01/1981.
		
	 
	Reordena a legislação ambiental brasileira no que se refere às infrações e punições. A partir dela, a pessoa jurídica, autora ou co-autora da infração ambiental, pode ser penalizada, chegando à liquidação da empresa, se ela tiver sido criada ou usada para facilitar ou ocultar um crime ambiental.
	
	Institui a Política Ambiental para o Município de Charqueadas e dá outras providências.
	
	Lei, que trata da ação civil pública de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimônio artístico, turístico ou paisagístico.
	
	Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos.
	 
	A mais importante lei ambiental. Define que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente de culpa. O Ministério Público (Promotor de Justiça ou Procurador da República) pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408507620)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual alternativa completa a frase abaixo: Na função jurídica ambiental, os titulares ao direito ecologicamente equilibrado estão na posição de sujeitos ___________deste direito e, por isso mesmo, podem exigir dos sujeitos ___________ as prestações objeto da relação jurídica em questão.
		
	
	inoperantes; operantes
	
	controladores; controlados
	
	receptivos; doativos
	 
	ativos; passivos
	
	acionistas; protagonistas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408895172)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São considerados crimes ambientais: Agressões ao meio ambiente e seus componentes flora, fauna, recursos naturais e ______________________ que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente.
		
	
	Patrimônio econômico
	 
	Recursos econômicos
	
	Recursos artificiais
	 
	Patrimônio Cultural
	
	Recursos sociais
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408544114)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso de indicadores como instrumentos para a gestão e para a tomada de decisões políticas é uma prática habitual em setores como o da economia, da sociologia, da educação, etc. A história do desenvolvimento de indicadores ambientais teve início oficial na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Natural e Desenvolvimento, quando se produziu um consenso geral a respeito da necessidade de avançar para a implementação de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém um indicador ambiental:
		
	 
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	Resíduos Sólidos
	
	Poluição Sonora
	
	Termo de Ajustamento de Conduta
	
	Impacto Ambiental
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408507637)
	Pontos: 0,0  / 1,0A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas, é a definição de:
		
	
	ISO 9000
	
	Desenvolvimento sustentável
	 
	Gestão ambiental
	 
	Sistema de Gestão Ambiental
	
	Passivo ambiental
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408465145)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento e aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental permite, também, a __________________de custos diários, com a instalação de________________, de reaproveitamento de resíduos, uso de combustíveis menos poluentes. Qual alternativa completa corretamente a frase?
		
	
	aumento; práticas de fiscalização nos processos decisórios
	
	aumento; práticas de desperdício
	 
	redução; práticas de reciclagem
	
	redução; práticas de troca de fornecedores
	
	redução; práticas de contenção de gastos em rh

Outros materiais