Buscar

Relações entre Direito Penal, Política Criminal e Criminologia .docx

Prévia do material em texto

RELAÇOES ENTRE DIREITO PENAL, POLITICA CRIMINAL E CRIMINOLOGIA. 
A criminologia, ciência "do ser" derivada da sociologia, com método experimental e indutivo, tem como objeto a coleta e análise de dados sobre o crime, o criminoso, a vítima ( de onde derivou a vitimologia) e as formas de controle social. 
A Política Criminal é a ciência com índole crítica e reflexiva, que busca traçar estratégias e criar opções para o controle do crime, a realização das finalidades da pena e as propostas para o condenado. Serve como ponte entre as informações obtidas pela criminologia e do Direito Penal. 
Entenda-se aqui Direito Penal não como a ciência penal total, como apregoava LISZT e defende Figueiredo Dias, mas, sim, como ciência dogmática, que se utiliza do método lógico abstrato, dedutivo, e que tem como objeto o estudo da lei penal. 
As relações e interferências entre o Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia nem sempre foram aceitas pacificamente pelos penalistas. Há vários ciclos em que tais relações se fortalecem e depois se desfazem em nome da "pureza" de cada ciência / linguagem Atualmente, há um forte movimento pela integração, como funcionalismo teológico de ROXIN, que prega a admissão de uma maior influência da política criminal na compreensão do Direito Penal como única forma de construção de um sistema coerente; pensamento que adotamos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes