Simulado 1
13 pág.

Simulado 1


DisciplinaPolítica Social II441 materiais2.077 seguidores
Pré-visualização4 páginas
da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, em 2004, é implantado um sistema visando definir e organizar os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da Política Nacional de Assistência Social, normatizando padrões e serviços. Qual o nome ?
		
	
Sua Resposta: não
	
Compare com a sua resposta: Sistema Único de Assistência Social - SUAS
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301428514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os objetivos específicos previstos na Política Nacional de Assistência Social, podemos citar: I-prover programas, projetos, serviços e benefícios de proteção básica e/ou especial para quem dela necessitar; II-contribuir com a inclusão e equidade dos usuários, através da ampliação do acesso a bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbanas e rurais; III-assegurar que as ações nesse âmbito tenham centralidade na família. Para tanto, propõe uma gestão pautada no pacto federativo, detalhando atribuições e competências dos três níveis de governo - federal, estadual e municipal - em consonância com a LOAS.
		
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Apenas a III esta corretas
	
	Apenas I e II estão corretas
	 
	Todas estão corretas
	
	Apenas a II esta correta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301309881)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Adaptada de concursos públicos) Sobre o planejamento das ações em Saúde, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). I. Formulação de políticas e planejamento: a função de formulação de políticas e planejamento é uma atribuição comum das três esferas de governo, cada uma em sua esfera de atuação, sendo estratégica a ação dos governos federal e estaduais para a redução das desigualdades regionais e locais. II. De modo geral, a formulação de políticas tem sido compartilhada entre os gestores do SUS, no âmbito das Comissões Intergestores e com outros atores sociais, por meio dos Conselhos de Saúde, embora isso não se dê de forma homogênea entre os diversos temas da política. III. Em que pese os esforços das esferas estaduais e municipais para elaboração de seus Planos de Saúde e as iniciativas de regulamentação deste processo, o conteúdo dos planos e a abrangência das ações planejadas variam, enormemente, no território nacional. IV. Na esfera federal, não existe, ainda, os instrumentos de planejamento formais que envolvam uma explicitação clara de prioridades e estratégias.
		
	
	Apenas II, III e IV.
	
	Apenas I e III
	
	Apenas IV.
	 
	Apenas I, II e III.
	
	Apenas I, II e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301411715)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O evento marcante para a discussão da política de saúde na década de 1980 foi:
		
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1985, em Brasília
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1984, em Brasília.
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1988, em Brasília.
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1983, em Brasília
	 
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, em Brasília
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301411720)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que a assistência médica com iniciativas mais organizadas e com o início da intervenção estatal.Ocorre no século:
		
	
	XVIII
	
	XVI
	
	XVII
	
	XIX
	 
	XX
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301309876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Reforma Sanitária brasileira, analise as afirmativas. I - Compõe uma proposta abrangente de mudança social e um processo de transformação sanitária gestada desde a década de 70 do século XX. II - Deve ser entendida simplesmente como uma reforma setorial. III - Na busca de viabilidade para as intervenções propostas pela Reforma Sanitária, utilizou-se unicamente de dois caminhos: legislativo-parlamentar e técnico-institucional. IV - Os princípios e as diretrizes da Reforma foram sistematizados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, destacando-se: conceito ampliado de saúde; Sistema Único de Saúde (SUS) e participação popular. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e III, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	I e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301309821)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A nova concepção de assistência social como direito à proteção social e direito à seguridade social tem um duplo efeito: suprir sob dado padrão pré-definido um recebimento e desenvolver capacidades para maior autonomia. Mediante essa nova concepção, é correto afirmar que a
		
	 
	assistência social, enquanto política pública, é aliada ao desenvolvimento humano e social, assumindo diretrizes de controle, monitoramento e avaliação da vida da população atendida.
	
	construção da assistência social, enquanto política pública, perpassa pela mudança na leitura da realidade feita pelos assistentes sociais.
	 
	situação atual para a construção da política pública de assistência social precisa levar em conta três vertentes de proteção social: as pessoas, as circunstancias e dentre elas seu núcleo de apoio primeiro, a família.
	
	proteção social exige a capacidade de maior distanciamento possível do cotidiano da vida das pessoas.
	
	capacidade de mudança ou transformação da realidade vivida pela população atendida pela política pública de assistência social depende exclusivamente do desenvolvimento das potencialidades da mesma.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301309823)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Conforme Iamamoto, para analisar a profissão na atualidade são necessários três pressupostos. Estes pressupostos são:
		
	 
	Romper com uma visão endógena, focalista do Serviço Social; entender a profissão como um tipo de trabalho na atualidade e tratar o Serviço Social como trabalho;
	 
	Questão social como matéria-prima do serviço Social; Política Social como determinante da questão social e tratar o Serviço Social como trabalho;
	
	Questão Social como base de fundação do Serviço Social; política social como determinante da questão social e a relação teoria/prática para entender o trabalho do Serviço Social.
	
	Política Social como base de fundação do Serviço Social; relação teoria/prática como mediação e ser um profissional capaz de dar respostas às demandas profissionais;
	
	A prática como trabalho; a transformação da sociedade como objetivo do Serviço Social e o profissional como principal agente de transformação;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301309692)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas. Ou, nos termos de Netto (1992 apud Iamamoto, 1999), um executor terminal de políticas sociais, que atua na relação direta com a população usuária. Hoje, no entanto, o próprio mercado demanda, além de um trabalho na esfera da execução, a formulação de políticas públicas e a gestão de políticas sociais. Dessa forma, responder a tais requerimentos exige uma:
		
	
	desregulamentação da vida social por parte do Estado, deixando os cidadãos mais livres, autônomos e conscientes da sua necessidade de participação nas políticas sociais, sendo o assistente social um agente deste processo de mudança.
	
	acompanhar as famílias em situação de vulnerabilidade, orintar e encaminhar para os serviços da rede.
	
	requalificação profissional, com a devida superação do trabalho individualizado e uma nova proposição do trabalho com grupos, em uma perspectiva interdisciplinar e participativa.
	 
	ruptura com a atividade burocrática e rotineira, que reduz o trabalho do assistente social