Buscar

Av2 ADM. E MERCADO DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0646_AV2_201207159921 » ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	JOSE MANUEL BERNAR BORGES LOURENCO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 06/06/2015 10:28:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201207339004)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A resistência das pessoas às mudanças dentro das organizações é tão comum quanto a própria necessidade de mudança. Quando o administrador decide sobre qualquer tipo de mudança a ser feita na organização, ele se defronta naturalmente com a resistência das pessoas. Esta resistência é uma consequência de 3 aspectos inerentes ao ser humano. Explique como se dá a resistência ligada aos ASPECTOS LÓGICOS da resistência à mudança.
		
	
Resposta: Em algmas situações certos tipos de profissionais não encaram a mudança como algo positivo a princípio. Pois, ninguem quer sair de sua "zona de conforto" para encarar qualquer tipo de mudança, imaginam logo que será impossível. A falta de adaptabilidade. conhecimento e maturidade faz com que todo pessoal encare a mudança como algo desvantajoso. Um administrador a prinicipio ele pode esta mostrando o que as mudanças irão proporcionar para o ambiente, seu benefícios e como sera realizada.
	
Gabarito: Vale 1,5 ponto. ASPECTOS LÓGICOS. A resistência lógica é decorrente do esforço e do tempo requeridos para a pessoa se ajustar a mudança, incluindo novos deveres do cargo, que precisam ser aprendidos. Constituem os investimentos pessoais impostos às pessoas pela mudança. Quando as pessoas acreditam que a mudança lhes será favorável, elas certamente aceitam pagar os investimentos a longo prazo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207404000)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Apresente o pensamento de Covey sobre mudança nas organizações a partir da mudança dos indivíduos e estabeleça a ligação com a ação do Administrador como líder de sua equipe.
		
	
Resposta: É bastante dificil a conscientização de alguns profissionais, quando se trata de mudar um pessoa é uma relação onde o administrrador tem que ter muito conhecimento, tanto do profissonal como do que a mudança vai provocar e assim ele estabelecer certas regras e colocar as tecnicas aprendidas em pática. Quando um líder precisa sensibilizar sua equipe para a mudança ele precisa também conscientizar seus liderados a se motivarem a praticar essa mudança.
	
Gabarito: As empresas só mudam quando cada indivíduo se dispõe a mudar. O Administrador deve exercer sua liderança de modo a quebrar as resistências e conduzir sua equipe nos processos de mudança.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207415977)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Administrar é fundamental na gestão empresarial, na gestão pública e em qualquer tipo de negócio concentrado ou disperso, físico ou virtual. A Administração precisa levar em conta alguns fatores, exceto:
		
	 
	A manutenção do Status quo.
	
	A volatilidade devido as mutações dos ambientes.
	 
	A globalização e suas consequências.
	
	A transformação pela qual as empresas passam devido a concorrência.
	
	A mudança constante no ambiente externo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207221414)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as habilidades necessárias para ser um(a) Administrador(a), afirma-se: I) As Habilidades Conceituais consideram, principalmente, os conceitos de Psicologia aplicados à Gestão de RH. II) As Habilidades Humanas estão entre as mais importantes, e dizem respeito à capacidade do(a) profissional da Administração em se relacionar com as pessoas. III) As Habilidades Técnicas variam de acordo com a área específica de atuação profissional.
		
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	Estão todas corretas.
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	 
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	
	Nenhuma afirmação está correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207350770)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Administrador precisa se preparar para administrar. Para que esta preparação se realize, aprendemos na aula online que:
		
	 
	Há uma permanente necessidade de se fazer a vinculação da nossa experiência prática com os princípios teóricos que aprendemos.
	
	A Administração é como a arte, já nascemos com o dom, basta praticar que as coisas acontecem e nos levam ao sucesso.
	
	Devemos nos guiar pela nossa intuição, pois quem tem o dom de administrar já nasce feito e saberá tomar melhores decisões.
	
	A teoria na prática é outra, pois o dia a dia mostra que administração é puramente experiência e quem administrou bem ontem vai dar certo sempre.
	
	Nossa prática deve se guiar exclusivamente pela experiência do passado, pois o que aprendemos ontem responde às perguntas de hoje.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207233393)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobral e Peci (2008, p. 17) mostra que a cultura brasileira apresenta alguns traços do estilo brasileiro de se administrar; um deles é o Estilo Concentração de Poder. Identifique as características deste estilo, dentre os itens a seguir:
		
	
	Reflete as necessidade de construir e instituir práticas por meio de leis e regulamentos para prevenir desvios comportamentais.
	
	Reflete as tendência para evitar situações de confrontos.
	 
	Reflete o mecanismo de integração e coesão interna dos grupos sociais e de mediação da relação entre líder e liderados.
	 
	Reflete que as decisões são unilaterais, e os liderados devem cumpri-las sem questioná-las.
	
	Reflete as tendências para cultivar a proximidade e o afeto nas relações interpessoais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207191432)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada com a relevância das organizações para as sociedades contemporâneas. A partir da afirmativa, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	A administração é extremamente importante como campo de conhecimento, pois as organizações servem à sociedade, atendendo a estas dentro de seus objetivos e necessidades.
	 
	Uma vez que quase todas as pessoas trabalham em organizações, em algum momento de sua vida elas serão administradas ou administrarão o trabalho dos outros. Por isso, precisam da administração enquanto conhecimento científico.
	
	Na medida em que o sucesso das organizações está relacionado com a qualidade de sua administração, essa última tem assumido uma importância crescente como campo de estudo.
	
	Para que as organizações atinjam seus propósitos é necessária uma administração correta de seus recursos.
	 
	Os custos de uma administração ruim se limitam a um desperdício de recursos financeiros e de materiais, não acarreta elevados custos para a sociedade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207308524)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aprendemos que a globalização da economia veio para ficar e que está eliminando fronteiras, ultrapassando as diferenças de línguas e costumes e criando um admirável mundo novo. Assinale a afirmativa que melhor expressa a globalização dos mercados:
		
	
	A plantação de soja no Brasil.
	
	A venda de serviços telefônicos por assinatura.
	 
	A produção de tênis Nike na Ásia.
	
	A comercialização de produtos em feiras livres.
	
	A venda de sapatos em lojas de conveniências.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207747763)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa XYZ é líder em seu mercado mas está enfrentando um grande desafio pela entrada de novos competidores no seu setor de atuação. O desafio torna-se ainda mais complexo, uma vez que a empresa XYZ não possui políticas de valorização e capacitação do seu pessoal. Baseado nos conhecimentos obtidos durante essa disciplina, indique o caminho que a empresa XYZ deve tomar para enfrentar esse desafio.
		
	
	Não há o que fazer, uma vezque a entrada de novas empresas mais capacitadas não pode ser impedida e não é possível alcançar o nível dessas empresas.
	 
	Deve valorizar o seu capital humano por meio de capacitações e de uma política de valorização do conhecimento, alavancando seu desempenho.
	
	Deve adquirir novos equipamentos e computadores, pois somente com a tecnologia intensiva basta para evitar essa ameaça.
	
	Deve alavancar seu desempenho, conseguindo empréstimos junto a bancos comerciais, uma vez que o capital financeiro é o mais importante dos capitais no mundo atual.
	
	Não será necessário realizar nenhuma mudança, uma vez que o tempo de mercado da empresa XYZ garante sua posição de liderança.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207447595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o início dos estudos de Taylor que culminaram na administração científica, os administradores cada vez mais tem que ser avesso ao risco. Hoje as empresas procuram administradores com as seguintes características:
		
	
	Proativo, autocrático, e egoísta.
	
	Proativo, inflexível, e passional.
	
	Criativo, possessivo, e aberto a conflitos.
	 
	Proativo, flexível e criativo.
	
	Passional, inflexível e orgulhoso.

Outros materiais