Buscar

AV PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0574_AV» PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MARISA GOETTENAUER COUTO CARVALHO
	Turma: 9057/AX
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 17/11/2014 19:58:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201408537485)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão de pessoas com perfil estratégico é a relaidade das organizações, e é visto como parceiro no negócio principal da empresa, qual das características abaixo corresponde a uma nova atitude da gestão de pessoas?
		
	 
	a preocupação com resultados e a manutenção dos mesmos.
	
	disciplina laboral rígida.
	
	a dependência da chefia, da gerência e das lideranças.
	
	"vestir a camisa" da organização.
	
	a subordinação às determinações do chefe imediato.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408567552)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
		
	
	I e IV estão corretas.
	
	Apenas a I está correta;
	
	Apenas a III está correta;
	 
	III e IV estão corretas;
	
	Apenas a II está correta;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409105628)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cenário empresarial é baseado em desempenho e resultados. Não é raro o colaborador se defrontar com metas de desempenho a serem alcançadas, como um meio dos empregadores avaliarem seu rendimento e possível permanência ou não no quadro da organização. São poucas as empresas que se preocupam verdadeiramente com o aprendizado dos seus colaboradores. De acordo com Guns (1998), a organização baseada no desempenho obtem seus resultados em curto prazo, enquanto as baseadas na aprendizagem focam o longo prazo. Alguns fatores demonstram essa diferença:
		
	 
	A organização baseada na aprendizagem consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo, já que reinveste continuamente em aprendizagem. A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo prejudicada, já que ela não reinveste em aprendizagem.
	
	A organização baseada na aprendizagem consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo, já que não reinveste continuamente em aprendizagem. A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo valorizada, já que ela reinveste em aprendizagem.
	
	A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo prejudicada, já que ela não reinveste em aprendizagem. A organização baseada na aprendizagem não consegue atingir um melhor desempenho já que não reinveste continuamente em aprendizagem.
	
	A organização baseada na aprendizagem consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo, já que reinveste continuamente em aprendizagem. Porém, não garante o sucesso da organização, já que não se preocupa com a competitividade.
	
	A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo prejudicada, já que ela não reinveste em aprendizagem. Ela se contenta com efeitos temporários.A organização baseada na aprendizagem também não consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409096524)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos inferir ética nas relações interpessoais, admitindo que as pessoas tenham seus limites e tentam não extrapolá-los. Organizacionais, respeitando normas e cultura da empresa para a qual trabalhamos, e de grupos específicos como códigos de ética dos médicos, dos psicólogos, dos advogados etc.. Assinale a Única opção correta em relação ao que se pede: Podemos inferir ética nas relações interpessoais, admitindo que:
		
	
	A pessoa tem os seus limites e extrapolam
	
	A pessoa não tem limites
	
	As pessoas são egocêntricas
	 
	As pessoas tem seus limites e tentam não extrapolá-los
	 
	As pessoas são destituídas de valores
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408776633)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? Assinale a Única opção correta.
		
	
	Perdão
	
	Emoção
	 
	Autoestima
	
	Empatia
	 
	Alegria
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408759691)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam o uso do senso comum pela população em geral. Este uso reforça a ideia de previsão da conduta. O que não nos permite ter controle total sobre os eventos são as chamadas condições variáveis. Variáveis que afetam a conduta humana constituem fatores, conforme estudado, tais como:
		
	
	Motivação; Estado de saúde; Instalações; Sensação; Edificações, Etc.
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Equipamentos; Instalações.
	
	Fatores ambientais; Motivação; Edificações; Estado de saúde; Instalações.
	
	Percepção; Fatores ambientais; Estado de saúde, Mobiliário.
	 
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Motivação; Estado de saúde; Etc.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409098146)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o Recrutamento Externo, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma das vantagens do recrutamento externo é que renova e enriquece os recursos humanos da empresa, pela entrada de novos talentos.
II- Apesar dos candidatos externos serem desconhecidos, este tipo de recrutamento é considerado mais seguro devido às técnicas de seleção.
III- Quando a empresa opta, seguidamente, por recrutamento externo, pode frustrar a expectativa de promoção dos funcionários internos, dando a impressão de uma política de deslealdade para com eles.
		
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmações I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmação I está correta.
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmação II está correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408794930)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Bergamini (2005) acrescenta que o processo perceptivo é a porta de entrada que cada um possui e por onde passam necessariamente todas as informações do mundo exterior. Há muitos fatores, alguns de ordem interna (como a própria personalidade) e outros de ordem externa, que influenciam o modo como as pessoas veem o mundo que as cerca. Qual a alternativa abaixo sobre sensação e percepção é afirmativa?
		
	
	A sensação requer percepção, enquanto a percepção não requer a sensação.
	
	A sensação fornece uma visão espelhada da realidade, enquanto a percepção é menos acurada.
	
	A sensação refere-se a objetos, lugares e eventos, enquanto a percepção lida com categorias como a qualidade e intensidade.
	
	A sensação fornece uma visão espelhada da realidade, enquanto a percepção lida com categorias como a qualidade e intensidade.
	 
	A sensação envolve a entradade informações, enquanto a percepção implica a organização e a interpretação de dados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408770540)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Goleman (1995) expande ainda mais os estudos a acerca da inteligência, lançando o conceito de inteligência emocional (IE). Explique este conceito e sua aplicação no contexto organizacional:
		
	
Resposta: Algumas pessoas tendem a administrar as suas condutas, a inteligência emocional das pessoas em uma organização ajuda no dia dia pois as pessoas diariamente tem que lidar com dificuldades de relacionar com os outros e mantendo o equilíbrio com intuito de continuar no emprego.
	
Gabarito: A IE é definida como: "capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação dos seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante" (Goleman, 1995, p. 47) Os lideres que desenvolvem a inteligência emocional são: visionários, possuem empatia, procuram o desenvolvimento dos outros, desenvolvem autoconhecimento, permitem a colaboração dos colaboradores, possuem iniciativa, possuem autocontrole, são autoconscientes, ...
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408756433)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo a teoria de Maslow, um dos autores mais conhecidos por sua teoria a respeito da motivação, diz que, no meio corporativo, as necessidades mais básicas são mais facilmente providas neste mesmo meio. Quais são as necessidades que este autor se refere? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Necessidade Fisiológica e necessidade de segurança. É através do trabalho que o funcionário vai conseguir ter o seu salário e poder ter as necessidades básicas atendidas. Exemplo: Poder comprar comida, ter um teto para morar etc.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Não respondeu.

Outros materiais