AV2 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 2015.1
4 pág.

AV2 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 2015.1


DisciplinaIntrodução à Administração39.644 materiais1.035.229 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação: GST0260_AV2_ » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	PAULO CESAR NOGUEIRA CABRAL
CONSUELO SOARES MEIRA DE AGUIAR
	Turma: 9049/AW
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 11/06/2015 21:21:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201401643622)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Recrutamento é a atividade de localizar, identificar e atrair candidatos aptos para ocupar determinados cargos na estrutura organizacional. Cite e explique quais os tipos de recrutamento que os administradores podem utilizar para preencher cargos vagos na organização:
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Recrutamento interno e externo. O recrutamento interno preenche as vagas mediante a realocação de funcionários da instituição por meio de promoções ou transferências. A prática mais atualizada e recomendada para recrutamento interno é a abertura de um concurso dando oportunidade igual de participação a todos os colaboradores que tenham o perfil necessário para a vaga. O recrutamento externo acontece quando a empresa busca os candidatos no mercado de trabalho e suas principais fontes são anúncios em jornais, rádios ou revistas; pela internet, por meio de sites especializados em recrutamento on-line ou pelo site da própria empresa; agências de emprego; intercâmbio com outras empresas; escolas técnicas e universidades; indicações ou recomendações dos próprios funcionários; banco de dados de candidatos espontâneos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Recrutamento interno e externo. O recrutamento interno preenche as vagas mediante a realocação de funcionários da instituição por meio de promoções ou transferências. A prática mais atualizada e recomendada para recrutamento interno é a abertura de um concurso dando oportunidade igual de participação a todos os colaboradores que tenham o perfil necessário para a vaga. O recrutamento externo acontece quando a empresa busca os candidatos no mercado de trabalho e suas principais fontes são anúncios em jornais, rádios ou revistas; pela internet, por meio de sites especializados em recrutamento on-line ou pelo site da própria empresa; agências de emprego; intercâmbio com outras empresas; escolas técnicas e universidades; indicações ou recomendações dos próprios funcionários; banco de dados de candidatos espontâneos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401335631)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	João (estudante de gestão) acessou um programa de entrevistas em um canal de televisão a cabo de grande audiência. Esse programa televisível - é sempre exibido no final de cada mês - uma mesa redonda com três empresários. O primeiro gestor é responsável por uma rede de drogarias, o segundo proprietário de um coiffeur e o último dono de um brechó. A pauta de debates consistia na discussão e interpretação dos objetivos propostos da organização e traduzi-los em ação empresarial. Ao longo da discussão todos concordaram que somente com o processo administrativos e suas funções, poderiam obter resultados em suas atividades. Quais seriam essas funções discutidas pelos empresários?
		
	
	Procedimentos, direção, controle e avaliação.
	 
	Planejamento, desenvolvimento, controle e direção.
	 
	Planejamento, organização, direção e controle.
	
	Processos,organização, direção e avaliação.
	
	Projeção, objetivos, direção e controle.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401701550)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro.
Nesse contexto, pode-se afirmar que:
I - O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
II - Lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz.
III - Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência.
Considerando os itens acima, assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	Somente o item III está correto.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Nenhum item está correto.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	Somente os itens I e III estão corretos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401308018)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para facilitar o trabalho e atingir de forma mais eficiente e eficaz as metas organizacionais, os profissionais de diversas áreas contam com a ajuda de ferramentas específicas. A análise SWOT é uma ferramenta gerencial que tem por objetivo:
		
	 
	Fazer análise interna da organização para orientar os gestores sobre as fraquezas e pontos fortes, bem como analisar as ameaças e oportunidades que veem do ambiente externo.
	
	Reduzir o nível de insatisfação dos colaboradores a níveis gerenciáveis.
	
	Fornecer aos gestores as cotações das principais moedas estrangeiras, diariamente.
	
	Mensurar o grau de satisfação dos clientes externos.
	 
	Estabelecer padrões de desempenho para os colaboradores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401643570)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Sobral e Peci (2008) a função organização da administração se focaliza nas atividades organizacionais e a maneira como estas serão ordenadas para possibilitar o atingimento de seus objetivos estratégicos, especificando papéis, relações e procedimentos que atuam na coordenação dos membros da empresa. Em função do tipo de negócio e clientes a serem alcançados os administradores podem construir e adotar estruturas organizacionais mais adequadas à sua realidade. Segundo os conceitos de administração estudados, há diversos tipos de estruturas organizacionais entre as quais: a matricial, a em rede e a adhocrática. Selecione dentre as opções abaixo a única que se relaciona à estrutura em rede:
		
	 
	Constitui um tipo de estrutura com elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negócio. Normalmente, volta-se para uma representação do essencial, que se desdobra para uso interno, detalhando suas subunidades.
	
	Este tipo de estrutura se refere à agregação de tarefas de acordo com as funções organizacionais.
	
	Representa um novo tipo de estrutura altamente maleável, flexível e mutável, como resposta às rápidas e profundas mudanças que ocorrem no ambiente.
	
	Este tipo de estrutura se aplica bem, quando as empresas passam a diversificar seus produtos, tecnologias e mercados.
	
	Neste tipo de estrutura, o conceito de unidade de comando é rompido. Os colaboradores passam a ter duas gerências (dual), as funcionais e as de produtos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401633839)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A função administrativa que está relacionada com a condução e pela orientação da ação empresarial, está também ligada a motivação e desempenho das pessoas. Nesta função, aparecem também a liderança, que exerce influência interpessoal e a necessidade de uma boa comunicação humana. Podemos afirmar que esta função administrativa é:
		
	
	Controle
	 
	Direção.
	
	Organização.
	
	Planejamento.
	
	Todas as funções possuem as mesmas premissas básicas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401335413)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em apresentação para os demais gestores da Indústria Vento em Poupa, o Gerente de Marketing Wallace Tavares destacou que os resultados apresentados no primeiro semestre, afirmando serem plenamente confiáveis, obtidos pelo novo sistema de informação gerencial, já comparados com os novos padrões estabelecidos para localizar variâncias e desvios. Com base nesta afirmação podemos considerar este tipo de controle por nível organizacional em:
		
	 
	controle tático
	
	controle organizacional
	 
	controle operacional
	
	controle