Buscar

av2 organização e politica de saude

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Organização e Politica de Saúde AV2
		
O
	 1a Questão (Ref.: 201403406175)
	1a sem.: Processo Saúde doença
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: ( ) A definição positiva de saúde está relacionada com a ausência de doença. ( ) Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade. ( ) A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento. ( ) Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. ( ) Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é: 
	
	
	 
	F, V, V, F, V.
	 
	V, V, F, V, F.
	 
	F, V, F, F, V.
	 
	V, F, V, F, F.
	 
	V, F, F, F, V.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403406184)
	2a sem.: Qualidade de Vida
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. Sendo CORRETO afirmar que qualidade de vida diz respeito à: 
	
	
	 
	alimentação, trabalho, exclusão social, desemprego
	 
	saúde, alimentação, acesso a água potável, exclusão social
	 
	educação, saúde, trabalho, exclusão social
	 
	educação, saúde, alimentação, acesso a água potável
	 
	acesso a água potável, educação, trabalho, desemprego
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403406211)
	3a sem.: História da Política de Saúde no Brasil
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere a Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. Leia as proposições abaixo e identifique a ORDEM CORRETA: I. No início do século XX, no Rio de Janeiro a excelente estrutura de saneamento básico e as boas condições de higiene faziam da cidade um foco de epidemias, principalmente febre amarela, varíola, malária e peste. II. Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi desalojada e refugiou-se em barracos nos morros ou em bairros distantes, ação que gerou revolta na população. III. Com a vacinação obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista. IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas. 
Opção Não Respondida V; V; F;V.Opção Marcada Opção Certa F; V; V;F.Opção Não Respondida V; F; V;V.Opção Não Respondida V; F; F;V.Opção Não Respondida F; F; V;F.
obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista. IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas. 
	
	
	 
	V; V; F;V.
	 
	F; V; V;F.
	 
	V; F; V;V.
	 
	V; F; F;V.
	 
	F; F; V;F.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403406224)
	4a sem.: Reforma Sanitária Brasileira
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a: 
	
	
	 
	VI Conferência Estadual de Saúde.
	 
	IV Conferência Nacional de Saúde.
	 
	V Conferência Municipal de Saúde.
	 
	VIII Conferência Nacional de Saúde.
	 
	VII Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403433204)
	6a sem.: Políticas e Práticas de Promoção da Saúde
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para que esta participe ativamente buscando a melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS. Sendo este:
	
	
	 
	integralidade
	 
	hierarquização
	 
	universalidade
	 
	regionalização
	 
	equidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403406256)
	6a sem.: Política Nacional de Atenção Básica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a): 
	
	
	 
	diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
	 
	análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
	 
	significativa redução das queixas dos usuários.
	 
	grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
	 
	redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403406173)
	2a sem.: Determinantes Sociais de Saúde
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais de Saúde (CNDSS), os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. O Brasil embora tenha melhorado no ranking do IDH ocupando em 2011 o 73o lugar, ainda é possível confirmarmos inúmeras desigualdades em saúde em várias regiões do país, estas iniqüidades em saúde devem ser entendidas como?
	
	
	
Resposta: As desigualdades devem ser entedidas como problemas,talvez por falta de gestores competentes e aptos ao cargo que exercem. Ou até mesmo , pela população não saber que a maior parte dos serviços ofertados a população é supervisioado pelo SUS. 
	
Gabarito: Sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead. Como exemplos podemos citar: a alta mortalidade infantil; analfabetismo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403493881)
	8a sem.: AS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE SAÚDE E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nos últimos anos ocorreu um crescimento no Brasil da participação de entidades sem fins lucrativos no setor saúde. Dentre algumas representações do terceiro setor podemos citar:
	
	
	 
	OS (organização social) e ECFL (Entidades com Fins Lucrativos)
	 
	ONG (organização não governamental) e ESRS (Empresas sem Responsabilidade Social)
	 
	ONG (organização não governamental) e ECFL (Entidades com Fins Lucrativos)
	 
	ESRS (Empresas sem Responsabilidade Social) e ECFL (Entidades com Fins Lucrativos)
	 
	ONG (organização não governamental) e OS (organização social) 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403433187)
	7a sem.: Programas e projetos estratégicos do SUS
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo".O que é o HumanizaSUS e seus objetivos. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2o semestre letivo de 2010 e 1o semestre letivo de 2011 - CURSO de ENFERMAGEM) 
	
	
	
Resposta: HumanizaSUS é um programa voltado a discutir e procurar soluções aos problemas que acometem a comunidade. De acordo com palestras e campanhas que buscam identificar os principais problemas e qual o risco de insidência .
	
Gabarito: A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como de estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado,
comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva. A humanização do SUS compreende: - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos; - Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; - Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; - Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde; - Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual; - Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho; - Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo; - Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento; - Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde; - Luta por um SUS mais humano, construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e para qualquer um Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária ¿ como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos ¿, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403578361)
	sem. N/A: Vigilâncias
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Vigilância Epidemiológica é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da qualidade de remédios, de exames, de alimentos, da água para o consumo, higiene, adequação de instalações que atendem ao público e do ar que respiramos, onde atua as Vigilâncias Sanitária e Ambiental. Qual o tipo de controle realizado pela Vigilância epidemiológica?
	
	
	 
	Controle do nível de escolaridade da população. 
	 
	Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação. 
	 
	Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população. 
	 
	Controle do padrão de consumo da população. 
	 
	Controle da natalidade da população carente. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
		
	obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista. IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas. 
	
	
	 
	V; V; F;V.
	 
	F; V; V;F.
	 
	V; F; V;V.
	 
	V; F; F;V.
	 
	F; F; V;F.
		
	
 4a Questão (Ref.: 201403406224)
	4a sem.: Reforma Sanitária Brasileira
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a: 
	
	
	 
	VI Conferência Estadual de Saúde.
	 
	IV Conferência Nacional de Saúde.
	 
	V Conferência Municipal de Saúde.
	 
	VIII Conferência Nacional de Saúde.
	 
	VII Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403433204)
	6a sem.: Políticas e Práticas de Promoção da Saúde
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para que esta participe ativamente buscando a melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS. Sendo este:
	
	
	 
	integralidade
	 
	hierarquização
	 
	universalidade
	 
	regionalização
	 
	equidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403406256)
	6a sem.: Política Nacional de Atenção Básica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a): 
	
	
	 
	diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
	 
	análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
	 
	significativa redução das queixas dos usuários.
	 
	grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
	 
	redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403406173)
	2a sem.: Determinantes Sociais de Saúde
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais de Saúde (CNDSS), os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. O Brasil embora tenha melhorado no ranking do IDH ocupando em 2011 o 73o lugar, ainda é possível confirmarmos inúmeras desigualdades em saúde em várias regiões do país, estas iniqüidades em saúde devem ser entendidas como?
	
	
	
Resposta: As desigualdades devem ser entedidas como problemas,talvez por falta de gestores competentes e aptos ao cargo que exercem. Ou até mesmo , pela população não saber que a maior parte dos serviços ofertados a população é supervisioado pelo SUS. 
	
Gabarito: Sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead. Como exemplos podemos citar: a alta mortalidade infantil; analfabetismo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403493881)
	8a sem.: AS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE SAÚDE E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nos últimos anos ocorreu um crescimento no Brasil da participação de entidades sem fins lucrativos no setor saúde. Dentre algumas representações do terceiro setor podemos citar:
	
	
	 
	OS (organização social) e ECFL (Entidades com Fins Lucrativos)
	 
	ONG (organização não governamental) e ESRS (Empresas sem Responsabilidade Social)
	 
	ONG (organização não governamental) e ECFL (Entidades com Fins Lucrativos)
	 
	ESRS (Empresas sem Responsabilidade Social) e ECFL (Entidades com Fins Lucrativos)
	 
	ONG (organização não governamental) e OS (organização social) 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403433187)
	7a sem.: Programas e projetos estratégicos do SUS
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo".O que é o HumanizaSUS e seus objetivos. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2o semestre letivo de 2010 e 1o semestre letivo de 2011 - CURSO de ENFERMAGEM) 
	
	
	
Resposta: HumanizaSUS é um programa voltado a discutir e procurar soluções aos problemas que acometem a comunidade. De acordo com palestras e campanhas que buscam identificar os principais problemas e qual o risco de insidência .
	
Gabarito: A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como de estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação
democrática e coletiva. A humanização do SUS compreende: - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos; - Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; - Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; - Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde; - Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual; - Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho; - Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo; - Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento; - Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde; - Luta por um SUS mais humano, construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e para qualquer um Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária ¿ como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos ¿, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403578361)
	sem. N/A: Vigilâncias
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Vigilância Epidemiológica é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da qualidade de remédios, de exames, de alimentos, da água para o consumo, higiene, adequação de instalações que atendem ao público e do ar que respiramos, onde atua as Vigilâncias Sanitária e Ambiental. Qual o tipo de controle realizado pela Vigilância epidemiológica?
	
	
	 
	Controle do nível de escolaridade da população. 
	 
	Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação. 
	 
	Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população. 
	 
	Controle do padrão de consumo da população. 
	 
	Controle da natalidade da população carente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais