Buscar

AV2 - 2015.1 TIC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0100_AV2_201201299251 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	VICENTE WILLIANS DO NASCIMENTO NUNES
	Turma: 9018/R
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2015 20:06:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201201947634)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo o dicionário Michaelis (EDITORA MELHORAMENTOS, 2009) "aplicação de conhecimentos científicos à produção em geral" é a definição de:
		
	
	Ciência
	 
	Tecnologia
	
	Política
	
	Sociedade
	
	História
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201956744)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo CASTELLS (1999): "O tema das comunidades é ventilado, mas também delicado e levanta todo tipo de suspeitas, ironias e perigos. A verdade é que a Internet é apenas um instrumento que estimula, e não muda certos comportamentos; ao contrário, é o comportamento que muda a Internet."
Essa afirmação do autor é contrária a corrente que defende o:
		
	
	Dialética
	
	Determinismo Social
	
	Associação em Redes
	
	Neutralismo
	 
	Determinismo Científico e Tecnológico
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201395091)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais: 
(1) da neutralidade 
(2) do determinismo tecnológico 
(3) da dialética 
(4) da associação em rede 
Correlacione cada abordagem à sua definição e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência de preenchimento correta:
(  ) As tecnologias são apresentadas como autônomas, como algo fora da sociedade e são consideradas forças independentes, autocontroláveis, auto-determináveis e auto-expandíveis, vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade. 
(  ) A ciência e a tecnologia não são boas ou más, são neutras, e sua evolução seria o resultado do seu progressivo desvelamento e da contínua descoberta da verdade, e por isso, único, universal e coerente com o progresso. 
(  ) A tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos. 
(  ) Baseia-se numa contínua relação recíproca, na qual nada pode ser entendido isoladamente, fora da realidade a sua volta e sem relações constantes de determinação mútua.
		
	
	3, 1, 2, 4
	
	2, 1, 3, 4
	
	2, 4, 1, 3
	
	4, 3, 2, 1
	 
	2, 1, 4, 3
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201950301)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação a tecnologia onipresente, os jovens que ingressam atualmente no mercado de trabalho são nativos digitais; ou seja, nasceram no bojo da revolução digital.
Essa geração de nativos digitais possuem algumas características, dentre elas: 
		
	
	Ultilizam pouco as redes sociais.
	 
	Possuem forte interação em rede.
	
	A colaboração é reduzida.
	
	Possuem pouca cultura de uso de inovação.
	
	São especialistas em Inteligência Artificial.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201393634)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional.
		
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	 
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente a sentença III está correta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201953630)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estabelecer políticas de uso, compartilhamento, publicação e segurança da informação, além do estabelecimento de códigos de ética e de conduta, são ações extremamente oportunas e necessárias, auxiliando a sociedade e os profissionais de TI a reconhecerem práticas ilegais e em desalinho com a ética profissional na área de TI.
Marque a opção que está em desacordo com o enunciado acima.
		
	 
	Evitar que profissionais que não possuem certificações trabalhem na área de TI.
	
	Proteger os interesses dos profissionais em TI.
	
	Proteger os interesses dos clientes, quando o profissional de TI é um consultor ou prestador de serviços e trata com clientes leigos.
	
	Evitar que os profissionais da área de TI fiquem com uma visão negativa percebida pela sociedade por atuação ilegal ou não ética de alguns poucos profissionais.
	
	Proteger empregadores que não têm conhecimento técnico da área de TI.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201393405)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Aquecimento global, alterações climáticas, o excesso de lixo: no âmago de algumas das principais preocupações que afligem a humanidade hoje, está a questão da sustentabilidade ambiental - a noção de que, se continuarmos utilizando os recursos naturais no mesmo passo que seguimos desde a revolução industrial, os danos à biosfera serão irreversíveis, causando extinções em massa e até mesmo colocando a vida humana em risco. (...) Nesse contexto, surge a TI Verde, ou a idéia de que é possível criar e utilizar tecnologias que levarão ao crescimento sem agredir o meio ambiente, sempre com foco no aumento de produtividade (...)". 
Com base no texto tirado do site http://imasters.com.br vemos a importância da TI Verde. Cite e comente os benefícios de pelo menos quatro ações adotadas pelas empresas para torná-las cada vez mais verdes.
		
	
Resposta: aplicar politicas de sustentabilidade; diminuição da emissão de óxido de carbono; adequar-se as normas e regulamentações; e redução do consumo de energia
	
Gabarito: Criar ambientes que tornem viável projetos com foco em sustentabilidade; Manter regras que controlem as emissões de carbono; Procurar se adequar às regulamentações ligadas ao meio-ambiente; Adotar políticas de gerenciamento de energia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201953616)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Notícia do site www.administradores.com.br em 07/10/2014: "As dificuldades dos profissionais de tecnologia da Informação no mercado de trabalho. No mercado de trabalho existem inúmeras vagas em aberto, estamos falando de centenas, e até milhares, que não são preenchidas. Isso acontece muitas vezes porque as empresas exigem que o candidato tenha várias certificações, experiência na área e conhecimento avançado na tecnologia que a empresa que está recrutando trabalha. É importante que o profissional mantenha-se _________________ e desenvolva novas ______________ e habilidades, além do conhecimento técnico, para manter-se qualificado e apto a enfrentar os novos desafios.
Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-dificuldades-dos-profissionais-de-tecnologia-da-informacao-no-mercado-de-trabalho/81719/ >. Acesso em: 10 de Mar.2015.
As palavras que melhor preenchem as lacunas são: 
		
	
	responsável / capacidades.
	
	interessado / linguagens.
	
	disponível / aptidões
	 
	atualizado / competências.
	
	informado / metas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201561478)
	Pontos: 0,0/ 1,5
	Segundo vimos na aula 2, Para Hughes, os sistemas de produção e distribuição incorporam os recursos físicos, intelectuais e simbólicos da sociedade que os constrói. Em cada sociedade e em momentos históricos distintos, esses sistemas "envolvem certos componentes técnicos básicos e conexões, mas variações no essencial básico revelam frequentemente variações em recursos, tradições, arranjos políticos e práticas econômicas de uma sociedade para outra e de um tempo para outro. " Em sua opinião, Hughes se contrapõe a ideia do Determinismo Tecnológico? Justifique a sua posição.
		
	
Resposta: Não. Hughes fala implicitamente que as tecnologias modificam as sociedades, mas que as modificações podem ser diferentes dependendo da cultura de cada uma e da época que elas são inseridas na mesma.
	
Gabarito: Sim, pois, para o autor não é só a Tecnologia e a Ciência que determinam os rumos de nossa humanidade nesse contexto, fatores diversos como variações em recursos, tradições, arranjos políticos e práticas econômicas têm papel fundamental.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Não respondeu corretamente de acordo com o gabarito
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201393482)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a classificação proposta por Takahashi (2009), podemos tomar como exemplos das práticas de TI Verde estratégico:
		
	 
	a criação de uma nova infraestrutura na rede elétrica visando a sua maior eficiência e sistemas computacionais de menor consumo elétrico, incluindo novas políticas internas de controle de seus desastres. Além disso, também é cosiderado o marketing gerado pelas medidas adotadas.
	
	ações mais complexas que tenham como reflexos a demissão de pessoas e que impliquem necessariamente na redução significativa do espaço físico da empresa.
	
	o uso de monitoramento de energia disponível nos equipamentos, como o desligamento desses quando não usado, a utilização de lâmpadas fluorescentes e a otimização da temperatura das salas.
	
	projetos de sistemas de refrigeração, iluminação e disposição de equipamentos no local com base nas práticas de TI Verde "a fundo".
	
	somente ações simples para redução dos custos de insumos.

Outros materiais