Buscar

Legislação Comercial - Escrituração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Legislação Comercial: Escrituração no Direito Empresarial(I)
Prof. Thiago Pires
Mestre em Direito (UFBA)
*
*
Sumário
Considerações gerais
Funções
Espécies de livros
Regularidade na escrituração
Processos de escrituração
Extravio e perda da escrituração
*
*
Considerações Gerais
Os empresários possuem o dever jurídico de manter a escrituração dos negócios que participam.
Código Civil:
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
A escrituração é o ato de se efetuarem os lançamentos em contas, posteriormente reunidos em livros e fichas.
*
*
Lei 6.404/76 (Lei das S/A)
Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
*
*
Funções
 GERENCIAL
 Instrumento de tomada de decisões administrativas, financeiras e comerciais por parte dos empresários e dos dirigentes da sociedade.
 DOCUMENTAL
 Suporte para informações do interesse de terceiros (ex. sócios, investidores, credores...)
 FISCAL
 Para fins de fiscalização do cumprimento de deveres jurídicos com o Estado, inclusive de natureza tributária.
*
*
Espécies de Livros
Obrigatórios
Diário
Livro contábil, em que se lançam, no dia-a-dia, os atos ou operações da atividade mercantil.
Utiliza o método das partidas dobradas.
Deve ser registrado na Junta Comercial (autenticação)
pode ser feita por meio de escrituração digital
MEI dispensado (art. 1.179, § 2º, CC c/c Lei Complementar nº 123/06).
*
*
Livro Diário
Termo de abertura
Livro diário geral
Termo de Encerramento.
Obs: Os Termos devem ser assinados pelo empresário, presidente, dono ou representante legal da sociedade empresária e pelo contador responsável
*
*
*
*
Código Civil
Art. 1.180. Além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o Diário, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica.
Parágrafo único. A adoção de fichas não dispensa o uso de livro apropriado para o lançamento do balanço patrimonial e do de resultado econômico.
Art. 1.181. Salvo disposição especial de lei, os livros obrigatórios e, se for o caso, as fichas, antes de postos em uso, devem ser autenticados no Registro Público de Empresas Mercantis.
Parágrafo único. A autenticação não se fará sem que esteja inscrito o empresário, ou a sociedade empresária, que poderá fazer autenticar livros não obrigatórios.
Art. 1.182. Sem prejuízo do disposto no art. 1.174, a escrituração ficará sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado, salvo se nenhum houver na localidade.
Art. 1.183. A escrituração será feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.
Parágrafo único. É permitido o uso de código de números ou de abreviaturas, que constem de livro próprio, regularmente autenticado.
*
*
Art. 1.184. No Diário serão lançadas, com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.
§ 1o Admite-se a escrituração resumida do Diário, com totais que não excedam o período de trinta dias, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares regularmente autenticados, para registro individualizado, e conservados os documentos que permitam a sua perfeita verificação.
§ 2o Serão lançados no Diário o balanço patrimonial e o de resultado econômico, devendo ambos ser assinados por técnico em Ciências Contábeis legalmente habilitado e pelo empresário ou sociedade empresária.
Art. 1.185. O empresário ou sociedade empresária que adotar o sistema de fichas de lançamentos poderá substituir o livro Diário pelo livro Balancetes Diários e Balanços, observadas as mesmas formalidades extrínsecas exigidas para aquele.
*
*
Outros livros obrigatórios
Registro de Duplicatas
Lei nº 5.474/1968. 
“Art . 19. A adoção do regime de vendas de que trata o art. 2º desta Lei obriga o vendedor a ter e a escriturar o Livro de Registro de Duplicatas. 
§ 1º No Registro de Duplicatas serão escrituradas, cronològicamente, tôdas as duplicatas emitidas, com o número de ordem, data e valor das faturas originárias e data de sua expedição; nome e domicílio do comprador; anotações das reformas; prorrogações e outras circunstâncias necessárias.       
 § 2º Os Registros de Duplicatas, que não poderão conter emendas, borrões, rasuras ou entrelinhas, deverão ser conservados nos próprios estabelecimentos. 
§ 3º O Registro de Duplicatas poderá ser substituído por qualquer sistema mecanizado, desde que os requesitos dêste artigo sejam observados.”
*
*
Livros obrigatórios às S/A (art. 100, Lei 6.404/76)
Livros sociais da S/A:
livro de Registro de Ações Nominativas:
a) do nome do acionista e do número das suas ações;
b) das entradas ou prestações de capital realizado;
c) das conversões de ações, de uma em outra espécie ou classe; 
d) do resgate, reembolso e amortização das ações, ou de sua aquisição pela companhia;
e) das mutações operadas pela alienação ou transferência de ações;
f) do penhor, usufruto, fideicomisso, da alienação fiduciária em garantia ou de qualquer ônus que grave as ações ou obste sua negociação.
II - o livro de "Transferência de Ações Nominativas";
III - o livro de "Registro de Partes Beneficiárias Nominativas" e o de "Transferência de Partes Beneficiárias Nominativas";
IV - o livro de Atas das Assembléias Gerais; 
V - o livro de Presença dos Acionistas; 
VI - os livros de Atas das Reuniões do Conselho de Administração, se houver, e de Atas das Reuniões de Diretoria; 
VII - o livro de Atas e Pareceres do Conselho Fiscal.
*
*
Livros obrigatórios às LTDA
Livro de Ata das Assembléias (art. 1075, § 1º, CC)
Livro de Atas e Pareceres do Conselho Fiscal (art. 1069, II, CC)
Livro de Atas da Administração (art. 1062, CC)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais