Buscar

A Vontade cap. 17

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A VONTADE
A PSICOMOTRICIDADE
E SUAS 
ALTERAÇÕES
CAP. 17
DEFINIÇÃO:
	A VONTADE/VOLIÇÃO, É UMA DIMENSÃO COMPLEXA DA VIDA MENTAL, RELACIONADA INTIMAMENTE À ESFERA INSTINTIVA E AFETIVA, ASSIM COMO À ESFERA INTELECTIVA E AO CONJUNTO DE VALORES, PRINCÍPIOS, HÁBITOS E NORMAS SOCIOCULTURAIS DO INDIVÍDUO.
Vontade/psicomotricidade e suas alterações
ATO VOLITIVO: JASPERS ACREDITA QUE SOMENTE SÃO AÇÕES VOLUNTÁRIAS QUANDO HÁ POSSIBILIDADES DE ESCOLHA, DE REFLEXÃO E DE DECISÃO. CASO NÃO HAJA ESSE CONJUNTO CIRCUNSTANCIAL O ATO SERÁ IMPULSIVO, ISTO É, SERÁ MERA DESCARGA MOTORA, SEM DIREÇÃO E SEM CONTEÚDO, OU SERÁ AINDA INSTINTIVO, SEM CONSIDERAÇÕES CONSCIENTES, EMBORA DOTADAS DE FINALIDADE. (EU QUERO/EU NÃO QUERO)
PROCESSO VOLITIVO :
INTENÇÃO/PROPÓSITO – TENDÊNCIAS BÁSICAS DO INDIVÍDUO/INCLINAÇÕES E INTERESSES - INFLUÊNCIA DE DESEJOS, IMPULSOS INCONSCIENTES PRESENTES NO PROCESSO E MUITAS VEZES IMPERCEPTÍVEL PARA O INDIVÍDUO.
Vontade/psicomotricidade e suas alterações
FASE DELIBERAÇÃO: ETAPA QUE CORRESPONDE À PONDERAÇÃO CONSCIENTE DOS MOTIVOS MENCIONADOS ACIMA, ANALISANDO-SE O QUE SERÁ FAVORÁVEL OU DESFAVORÁVEL (APRECIAÇÃO), LEVANDO FORÇOSAMENTE A UMA OPÇÃO, ISTO É, A FAZER OU DEIXAR DE FAZER.
FASE DECISÃO: MOMENTO CULMINANTE DO PROCESSO VOLITIVO, INSTANTE QUE DEMARCA O COMEÇO DA AÇÃO, RESULTADO DA VANTAGEM CONSCIENTE DOS MOTIVOS FAVORÁVEIS.
FASE EXECUÇÃO: QUANDO SURGEM AS ATITUDES NECESSÁRIAS À CONSUMAÇÃO DOS PROPÓSITOS, DEPENDENTE DA PERFORMANCE DA PESSOA SOB O PONTO DE VISTA GLOBAL E SUA CAPACITAÇÃO À EFICÁCIA DA AÇÃO.
AÇÃO VOLUNTÁRIA
Alterações DA VONTADE
HIPOBULIA/ABULIA: DIMINUIÇÃO E A TOTAL INCAPACIDADE DO POTENCIAL VOLITIVO. ESSE ENFRAQUECIMENTO DA VONTADE PODE OCORRER, FUGAZMENTE EM INDIVÍDUOS NORMAIS, EM ESTADOS DE FADIGA OU EM CONSEQUÊNCIA DE TRAUMA EMOCIONAL INTENSO. 
HIPERBULIA: AUMENTO OU EXACERBAÇÃO DA ENERGIA VOLITIVA, DANDO LUGAR AO QUE SE CONHECE VULGARMENTE POR FORÇA DE VONTADE. A HIPERBULIA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM AS REAÇÕES BRUSCAS OU VIOLENTAS DOS QUE NÃO DISPÕEM OU NÃO SABEM USAR SUAS INIBIÇÕES, COMO ACONTECE NA EXALTAÇÃO DA EUFORIA MAS, FREQUENTEMENTE, TRATA-SE DE UM PREDICADO POSITIVO, QUE SE MANIFESTA NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL ATRAVÉS DA PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DAS AÇÕES, RENDIMENTOS E PROPÓSITO. SÓ DEVEMOS VER UM CARÁTER PATOLÓGICO NA HIPERBULIA QUANDO PRODUZIR PREJUÍZO NOS DEMAIS, A EXEMPLO DO QUE SUCEDE COM CERTAS PERSONALIDADES ANORMAIS, DO TIPO FANÁTICO, TIRÂNICO OU DESPÓTICO. 
 
ATOS IMPULSIVOS E ATOS COMPULSIVOS
ATOS IMPULSIVOS: são uma espécie de curto circuito do ato voluntário e incontrolável, da fase de intenção à fase de execução. Os impulsos patológicos são tipos de atos impulsivos, explosivos nos quais predominam as ações psicomotoras automáticas, sem reflexão, ponderação ou decisão prévias, de tipo instantâneo ou explosivo. 
Caracterização dos Atos impulsivos: 
1. SER REALIZADO SEM UMA FASE PRÉVIA DE INTENÇÃO, DELIBERAÇÃO E DECISÃO.
2. SER REALIZADO DE FORMA EGOSSINTÔNICA; O INDIVÍDUO NÃO PERCEBE TAL ATO COMO INADEQUADO, NÃO TENTA EVITÁ-LO OU ADIÁ-LO.
3. SER GERALMENTE ASSOCIADO A IMPULSOS PATOLÓGICOS, DE NATUREZA INCONSCIENTE, OU A INCAPACIDADE DE TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO E NECESSÁRIA ADAPTAÇÃO À REALIDADE OBJETIVA.
Atos compulsivos:
O ATO COMPULSIVO DIFERE DO ATO IMPULSIVO POR SER RECONHECIDO PELO INDIVÍDUO COMO INDESEJÁVEL E INADEQUADO, ASSIM COMO PELA TENTATIVA DE REFREÁ-LO OU ADIÁ-LO. PODE ENVOLVER DESDE ATOS SIMPLES COMO SE COÇAR ATÉ RITUAIS COMPLEXOS, COMO TOMAR BANHO REPETIDAS VEZES, LAVAR AS MÃOS E SECAR-SE DE MODO ESTEREOTIPADO. 
Caracterização dos Atos compulsivos: 
1.VIVÊNCIA FREQUENTE DE DESCONFORTO SUBJETIVO POR PARTE DO INDIVÍDUO QUE REALIZA O ATO COMPULSIVO.
2. SER EGODISTÔNICO, ISTO É, SER CONTRÁRIO AOS VALORES MORAIS E ANSEIOS DE QUEM OS SOFRE.
3. HAVER TENTATIVA DE RESISTIR À REALIZAÇÃO DO ATO COMPULSIVO.
4. HAVER SENSAÇÃO DE ALÍVIO AO REALIZAR O ATO COMPULSIVO.
5. OCORREM FREQUENTEMENTE ASSOCIADOS A IDEIAS OBSESSIVAS MUITO DESAGRADÁVEIS, REPRESENTANDO MUITAS VEZES ESSES ATOS TENTATIVAS DE “NEUTRALIZAR” TAIS PENSAMENTOS
TIPOS DE IMPULSOS E COMPULSÕES PATOLÓGICAS
AUTOMUTILAÇÃO/ AUTOLESÃO corresponde a uma forma de lesão provocada deliberadamente por uma pessoa a seu próprio corpo sem intenção de suicídio. 
FRANGOFILIA: impulso ao estraçalhamento de roupas, vestes, travesseiros, colchões, móveis, etc., numa expressão de hostilidade ativa e incontida ao mundo material. A Frangofilia pode ocorrer nos episódios de euforia do Transtorno Afetivo Bipolar, no caso de oligofrênicos, na agitação catatônica e em estados demenciais, senis e pré-senis.
PIROMANIA: É o impulso de atear fogo a objetos, prédios, lugares, etc.
IMPULSO E ATO SUICIDA
Impulsos e compulsões relacionados à ingestão de drogas ou alimentos
Dipsomania: Impulso periódico para ingestão de grandes quantidades de álcool, o indivíduo bebe seguidamente até ficar inconsciente.(binge drinking)
Bulimia: Impulso irresistível a ingerir grande quantidade de alimento, geralmente acompanhado de sentimento de culpa e com indução de vômitos ou ingestão de laxantes.
Potomania: Compulsão de beber água ou outros líquidos, sem que haja uma sede exagerada.
Polidipsia: sente sede exagerada devido a alterações metabólicas.
Atos e compulsões relacionadas ao comportamento sexual:
Fetichismo: Impulso e desejo sexual concentrado em partes da vestimenta ou do corpo da pessoa desejada.
Exibicionismo: impulso de mostrar órgãos sexuais
Voyeurismo: Impulso de obter prazer pela observação visual de uma pessoa que está tendo relação sexual.
Pedofilia: É o desejo sexual por crianças ou púberes do sexo oposto.
Pederastia: Desejo sexual por crianças ou púberes do mesmo sexo.
Zoofilia: desejo sexual dirigido a animais.
Coprofilia: busca do prazer com uso de excrementos no ato sexual.
Gerontofilia: Desejo sexual por pessoas muito mais velhas que o indivíduo. 
Ninfomania: Desejo sexual quantitativamente aumentado na mulher.
Satiríase: Desejo sexual em nível extremamente aumentado no homem.
Trampling: fetiche que consiste no ato de um indivíduo ser pisado por uma ou mais pessoas do sexo oposto.
Emetofilia: excitação obtida como ato de vomitar ou comer o vômito do outro(emotofagia)
Nanofilia: atração sexual por anões.
Compulsão a utilizar roupas íntimas do sexo oposto
Outros impulsos e compulsões:
Poriomania: Impulso e comportamento de andar a esmo, viajar, “desaparecer de casa”.
Cleptomania: Ato impulsivo ou compulsivo de roubar, precedido geralmente de intensa ansiedade e apreensão, que apenas se alivia quando o indivíduo realiza o roubo.
Jogo Patológico: Jogo Patológico é um transtorno psiquiátrico ao qual se reputa importante participação de fatores de personalidade. 
Compulsão por Comprar: desejo comprar objetos sem observar a utilidade.
Outros impulsos e compulsões:
Compulsão por Internet e Video Games
Negativismo: Ativo/Passivo/Mutismo/ Sitiofobia(negativismo profundo)
Obediência automática(perda autonomia)
Fenômenos em eco
Ecopraxia: Repetição por imitação dos movimentos de outra pessoa. A ação não é voluntária e tem uma qualidade semi-automática e incontrolável. 
Ecolalia: A repetição patológica tipo papagaio e aparentemente sem sentido ("fazer eco") de uma palavra ou frase recém-falada por outra pessoa. 
Ecomimia: imitação patológica de movimentos ou gestos de outros. Usualmente é de natureza semi-automática, não estando sujeita a um controle voluntário total.
 
Ecografia: imitação patológica da escrita
psicomotricidade
Psicomotricidade: é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. 
Áreas envolvidas: 
Esquema corporal 
Imagem corporal 
Tônus 
Coordenação global ou motricidade ampla 
Motricidade fina 
Organização espaço-temporal
Ritmo 
Lateralidade 
Equilíbrio
Alterações da psicomotricidade
AGITAÇÃO PSICOMOTORA / HIPERCINESIA
(taquipisiquismo)
LENTIFICAÇÃO PSICOMOTORA/ HIPOCINESIA (bradipsiquismo)
 ESTUPOR / ACINESIA: ("Torpor" ou "entorpecimento“) é a perda da atividade espontânea englobando simultaneamente, a fala, a mímica, os gestos, a marcha etc...Vem e vai bruscamente em crises de agitação psicomotora. É o caso do estupor catatônico (nos esquizofrênicos) e o depressivo (na depressão). 
CATALEPSIA: (exagero do tônus muscular) doença rara em que os membros se tornam rígidos, mas não há contrações, embora os músculos se apresentem mais ou menos rijos, e quem passa por ela pode ficar horas nesta situação. A catalepsia patológica ocorre em determinadas doenças nervosas, debilidade mental, histeria, intoxicação e alcoolismo. 
FLEXIBILIDADE CERÁCEA
CATAPLEXIA- PERDA ABRUPTA DO TÔNUS MUSCULAR – (presente na narcolepsia)
ESTERIOTIPIAS MOTORAS-repetições automáticas de ato motor complexo – perda controle voluntário(esquizofrenia/ deficiência mental)
MANEIRISMO – estereotipia motora – movimentos bizarros - objetivo
TIQUES- atos repetitivos coordenados provenientes de contrações súbitas(breves) envolvendo determinado grupo de músculo.
CONVERSÃO MOTORA- ocorrência de situações (ameaçadoras e estressoras)
(paralisias/parestesias/etc)
OUTRAS ALTERAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE E APRAXIAS
HIPERVENTILAÇÃO PSICOGÊNICA
APRAGMATISMO/HIPOPRAGMATISMO
APRAXIA: diminuição da capacidade para executar atividades motoras apesar das capacidades motoras, a função sensorial e a compreensão da tarefa requerida estarem intactas. Leva à diminuição das capacidades da utilização de objetos (por exemplo, escovar o cabelo)e da capacidade de execução de atos motores conhecidos (por exemplo, acenar em adeus). A apraxia é uma patologia provocada por lesões cerebrais tais como acidentes, tumores, etc.
OUTRAS ALTERAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE E APRAXIAS
APRAXIA IDEATIVA: incapacidade de usar objetos comuns de forma adequada. É como se todos os esquemas de programação motora estivessem perdidos. Este tipo de apraxia é comum na demência. 
APRAXIA IDEOMOTORA: INCAPACIDADE DE COMPLETAR ATO VOLUNTÁRIO EM RESPOSTA A UMA ORDEM VERBAL.(O MESMO ATO PODE SER REALIZADO DE FORMA ESPONTÂNEA).
 
APRAXIA DA MARCHA: como o nome indica, corresponde à impossibilidade de realizar os movimentos necessários para andar. Estes doentes, são capazes de cruzar as pernas quando estão sentados, de bater com os pés no chão alternadamente, de fazer movimentos de bicicleta quando estão deitados, mas não conseguem realizar os movimentos necessários para progredir na marcha.
OUTRAS ALTERAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE E APRAXIAS
APRAXIA CONSTRUCIONAL: Incapacidade de integrar a percepção com imagens cinestésicas e de exprimir conceituação de formas ou figuras através do desenho. 
APRAXIA DE VESTIMENTA: O doente deixa de saber a sequência correta com que se vestem as diferentes peças de roupa. Pode, por exemplo, vestir a camisa por cima do casaco.
*****
A VONTADE
A PSICOMOTRICIDADE
E SUAS 
ALTERAÇÕES
CAP. 17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais