Buscar

Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração:
- A administração é um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos para atingir os objetivos.
- A administração é uma arte e uma ciência, pois você ela pode ser uma habilidade natural ou uma habilidade adquirida com o passar do tempo.
-Os administradores são todas as pessoas que administram os recursos e/ou tomam decisões.
-O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos: pessoal, familiar, organizacional e social.
Funções do processo administrativo:
- Os processos administrativos são chamados de funções administrativas ou funções gerenciais.
Segundo Fayol: para ele o trabalho dos dirigentes é tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades, assim temos como funções: Planejar,organizar, comandar, coordenar e controlar.
Segundo Chiavenato: para ele o trabalho dos dirigentes é planejamento, organização, direção e o controle. Assim temos as 4 funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar. (está é a versão mais aceita atualmente)
Segundo Maximiano: para ele o trabalho dos dirigentes é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações, sendo assim possui 5 processos básicos: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
O Administrador:
- Os administradores são responsáveis pela tomada de decisão e pelo trabalho de outros funcionários.
O trabalho dos administradores compreende: tomar decisões, trabalhar com informações e administrar pessoas.
Níveis Gerenciais:
-São 3 níveis gerenciais: Alta Administração, Gerência Intermediaria e Supervisores de primeira linha.
Alta Administração: Compreende o presidente, departamento jurídico e diretores. Tem como função realizar o planejamento estratégico, ou seja, é a parte da empresa que define os objetivos, metas e as estratégias.
Gerência Intermediaria: Compreende todos os gerentes. Tem como função gerenciar os recursos para atingir as metas e objetivos traçados pela alta administração; também tem a função de ser um canal de comunicação entre a alta administração e os supervisores de primeira linha.
Supervisores de primeira linha: Compreende as pessoas ligadas diretamente ao setor produtivo: Lideres de setor, coordenadores de produção, etc. São responsáveis pelo planejamento operacional, são responsáveis pelo deslocamento e treinamento dos funcionários. 
Os 10 papeis desempenhados pelos gerentes:
- Segundo Henry Mintzberg , divididos em 3 categorias:
Papéis de informação: Monitor, disseminador e Porta-voz 
Papéis Interpessoais: Símbolo da organização, Líder, Ligação
Papeéis de decisão: Empreendedor, controlador de distúrbios, administrador de recursos e negociador.
Habilidades Gerenciais:
Habilidades técnicas: Está relacionada com as atividades especificas do gerente , através dos conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização da operação. Normalmente encontrada nos Supervisores de primeira linha e na gerencia intermediaria.
Habilidades Humanas: Compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses ou atitudes. Esta relacionada a gerencia intermediaria, a Alta administração e aos supervisores de primeira linha.
Habilidades conceituais: Envolve a capacidade de compreender e lidar com toda a complexidade da organização e de usar o intelecto para elaborar estratégias. Faz parte da Alta administração e da gerencia intermediaria.
Organizações:
- São sistemas complexos e organizados de recursos, formados por partes que interagem para realizar objetivos, ou seja,é um sistema de trabalho que transforma recursos em objetivos.
- Podem ser: publicas, privadas, micro, pequenas, medias e grandes, etc..
- Segundo Fayol: empresa é uma organização, pois ela é um sistema racional com regras e autoridade, que justifica sua existência a medida que atende o objetivo fornecer valor na forma de bens e serviços.
- Objetivos e recursos são palavras chave na definição de organização e administração.
Organização Formal: é uma estrutura formal composta por órgãos , cargos, relações funcionais, níveis hierárquicos, relacionada com o objetivo da empresa.
Organização Informal: Conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas e que verificam o comportamento do individuo no trabalho .
Principais componentes da organização:
Recursos:  são elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens. Se dividem em : Recursos Materiais, , Humanos, Financeiros, Informação, Espaço e tempo.
Processo de transformação: transforma os recursos em produtos e serviços. Esses processos agregam valor ao produto.
Divisão do Trabalho: Processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização.
Objetivos: São os resultados/ metas que a empresa quer atingir.
Eficiência e Eficácia:
- Uma organização é eficaz quando realiza seus objetivos e eficiente quando utiliza corretamente seus recursos.
Eficiência:
- É a palavra usada para indicar que AA organização usa produtivamente ou de maneira econômica seus recursos. ( realizar tarefas e atividades de maneira certa e econômica)
Eficácia: 
- É o grau de realização dos objetivos finais da organização. ( satisfação dos clientes, Impacto na sociedade, etc..)
Ambiente Externo:
- Compreende todas as pessoas, outras organizações , eventos e situações que mantem qualquer tipo de relação com a organização
- O ambiente externo pode influenciar através das: influências política (legislação, taxas, subsídios); tecnológicas (Evolução de conhecimento, novas maquinas, etc.); sociais ( composição etária da população, nível educacional,etc.);econômicas( poder aquisitivo, distribuição de renda, taxa de emprego, etc.)
Paradigma:
- Modelos ou padrões que servem como referencia para explicar e ajudar as pessoas a lidarem com diferentes situações.
- Mudam constantemente em termos de velocidade, permanência e magnitude.
Mudanças de paradigma:
- É uma mudança nas concepções básicas,ou seja, uma mudança de orientação.
Alterações de Concepções tradicionais:
Competitividade: Com a eliminação das restrições tributarias e alfandegárias o mercado se tornou mais competitivo.
Interdependência: A economia globalizada tornou países e economias nacionais interdependentes. Problemas numa economia frágil deixaram de ser localizados e afetam outras economias num efeito sistêmico.
Papel dos chefes: Antes as estruturas eram inchadas, com vários gerentes, lideres e supervisores. Atualmente com a adoção do downsizing( diminuição de tamanho) , as estruturas são mais enxutas,ou seja, procura-se a redução de custos, processos de trabalho simplificado, etc.
Administração informatizada: A tecnologia da informação passou a estar presente em todos os processos administrativos e produtivos. Muitas tarefas antes realizadas por intervenção humana direta, hoje são feitas por computadores. 
Administração empreendedora: O desemprego e o fim do emprego duradouro estimularam as pessoas a serem seus próprios patrões , tornando a administração empreendedora ima tendência social importante.
Foco no cliente: Ate os anos 80 o administrador não se preocupava com o cliente, porem com o surgimento do consumerismo, doutrina e movimento de defesa do consumidor, hoje existe uma preocupação com o cliente.
Meio ambiente: Com os danos causados ao meio ambiente foi criada uma legislação para minimizar os danos. Com isso as empresas precisão pautar suas decisões com base nessa legislação.
Qualidade de vida: No passado eram questões irrelevantes, ou seja, não havia tanta preocupação com essa questão. Porem atualmente essa questão vem sendo tratada como de vital importância pelas organizações.
Terceiro setor: O terceiro setor é formado pelas ONGs, que se tornaram parceiras das empresas em programas de assistência social, proteção de meio ambiente, etc. São agentes econômicos expressivos, com necessidade de serem administradas com eficiência.
Stakeholders: é uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possuiinteresse em uma determinada empresa ou negócio. O inglês stake significa interesse, participação, risco. Enquanto holder significa aquele que possui.

Outros materiais