Buscar

Resumo Fundamentos 2º Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Fundamentos 2º Bimestre:
Organizações: São sistemas complexos e organizados de recursos formados por partes que interagem para realizar objetivos, ou seja, é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços.
Principais componentes de uma organização: São os recursos, Processos de transformação, Divisão de trabalho e os Objetivos. 
Funções de uma organização: Administração geral, operações, marketing, finanças, RH, pesquisa e desenvolvimento.
Estrutura organizacional: São organogramas que retratam a estrutura da empresa ou de pequenos empreendimentos. Neles se encontram: hierarquia, Amplitude de controle, Comunicação, centralização, descentralização e delegação.
Critérios de departamentalização: É a forma de dividir as tarefas entre os departamentos. Se divide em: Departamentalização funcional; Territorial, Produtos e Serviços, Clientes, Áreas de conhecimento e projetos.
Projeto Autônomo: Grupo multidisciplinar ligado diretamente ao executivo principal.
Estrutura matricial: Permite coordenar pessoas de diferentes áreas funcionais alocadas em um projeto.
Unidades de negocio: cada retângulo, no organograma, representa uma empresa que possui sua própria estrutura funcional interna.
Função (Processo) de controle: É um processo de tomar decisões que tem por finalidade manter um sistema na direção de um objetivo.
Controle: É o processo de produzir e usar informações para tomar decisões sobre a execução de atividades e seus objetivos.
O processo de controle fornece informações e permite tomar decisões sobre: Objetivos que devem ser atingidos, Desempenho da organização em comparação com os objetivos, Riscos e oportunidades no trajeto, o que fazer para assegurar a realização dos objetivos.
Controle por níveis hierárquicos:
- Alta administração (controle estratégico): Grau de realização das missões, estratégias e objetivos; adequação dos planos estratégicos ao ambiente externo; desempenho global da organização; Concorrência e demais fatores externos; eficiência dos recursos.
- Gerencia intermediaria ( Controle administrativo): Quantidade e qualidade dos produtos e serviços; Taxas de desempenho dos recursos humanos; Eficiência do esforço promocional; desempenho dos fornecedores.
- Supervisores de 1ª linha ( Controle operacional): Rendimento das atividades; Consumo de recursos.
Componentes do processo de controle:
- Padrões de controle: Permite avaliar eficazmente o desempenho e tomar decisões corretivas; extraídos diretamente dos objetivos, atividades à ser realizadas e dos planos de aplicação de recursos; são registrados nas ferramentas de planejamento( cronogramas, orçamentos, etc.)
- Aquisição de informações: conhecimento do andamento das atividades, através de informações do que esta sendo executado e dos resultados; também pode ser chamada de processo de monitoramento; é o coração de qualquer sistema de controle. Deve se definir qual informação deve ser produzida e como e em que momento deve ser obtida.
-Comparação e ação corretiva: É a informação sobre o desempenho real e comparado com objetivos e padrões; para se iniciar uma correção o desempenho real pode ser maior( objetivo ultrapassou o esperado, pode ser feita uma ação de reforço), menor(objetivo não é realizado, uma ação corretiva é necessária) ou igual(quando o objetivo é realizado, uma ação de reforço pode ser apropriada) ao esperado.
- Recomeço do ciclo de planejamento: O controle permite tomar decisões sobre novos objetivos e novos padrões, a informação obtida nesse processo, permite tomar decisões sobre novos objetivos e novos padrões de controle. Não é possível planejar através de projeções sobre o futuro.
- Sistemas de controle: Realiza atividades necessárias ao processo de controle. Produz informações sobre o comportamento de um sistema de recursos, sobre o andamento de uma atividade e sobre os objetivos do sistema para que alguém possa tomar decisões.
 -Para montar um sistema de controle: é necessário, definir os procedimentos e as ferramentas para a produção, processamento e apresentação de informações.
-Principais características de um sistema de controle eficaz: Foco nos pontos estratégicos (atenção as atividades de transformação, e aos elementos mais significativos da operação); precisão( tomada de decisão depende de informações precisas de controle); Rapidez( informação de controle deve chegar rapidamente ao tomador de decisões); Objetividade( Economia de palavras); Economia ( benefícios maiores que os custos de controle); Aceitação ( sistema de controle devem ser aceitos pelos controlados); Ênfase na exceção ( apenas os desvios devem merecer atenção)
-Gestão de processos: consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados um dos outros. A organização por processos é apropriada quando a organização pretende que todas as funções trabalhem de um modo coordenado; um fator determinante para a adoção desse método é a necessidade de uma ligação estreita com os fornecedores, mercado e clientes.
-Horizontalização: É uma cadeia horizontal de processos, que produz resultados porque reformula o modo de administrar as operações, orientando todas as funções para a solução de um problema. Consiste em implantar uma forma diferente de administrar s departamentos.
- Processos organizacionais: São sequencias de atividades que transformam insumos em produtos ou resultados. O principal processo é o produtivo que transforma matérias primas e componentes em produtos acabados.
- Cadeia de suprimentos: processo que envolve muitas funções organizacionais que são desempenhadas por departamentos diferentes: compras, qualidade, produção,etc. 
- Características da organização (gestão) por processos: a principal característica é a eficiência e a eficácia dos processos chave, com objetivos específicos de desempenho.
- As funções são administradas em seu conjunto por uma equipe , formada por pessoas de diferentes departamentos; os integrantes da equipe devem ser recompensados por suas ações coletivas e não apenas por seu desempenho individual;
- O principal indicador de desempenho é a satisfação do cliente;
- Uma organização que queira adotar esse modelo, precisa fornecer todos os tipos de dados para seus funcionários e treina-los para fazerem suas próprias analises e tomar suas próprias decisões.
-Core Processes: É a eficiência e a eficácia dos processos-chave.
-Função direção (motivação): é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perdeguir ou realizar uma tarefa ou meta. Seu estudo busca entender quais são as forças que movem as pessoas nas diferentes dimensões do comportamento.
- Necessidades Humanas: São estímulos interiores que motivam o comportamento do ser humano; são estados de carência. Segundo essa teoria o desempenho esta ligado à busca de satisfação de carências. 
-Teoria de Maslow: Maslow criou uma hierarquia da existência de cinco necessidades que ocorre em ordem crescente.
       1º Necessidades Fisiológicas: que são a fome, a sede, o sono, o sexo e outras necessidades de sobrevivências.
       2º Necessidades de Segurança: que são o abrigo, a segurança, a estabilidade, a proteção contra danos físicos e emocionais.
       3º Necessidades Sociais: são integração social, carinho, companheirismo e amizade.
       4º Necessidades de autoestima: são fatores internos de carinho com outrem, autorrespeito, amor-próprio, capacidade e realização, fatores externos de estima, como status, reconhecimento e consideração.
       5º Necessidades de autorrealização: são crescimento, autossatisfação e a realização do potencial pessoal.
-Frustração: ocorre quando as necessidades não são atendidas. As consequências da frustração são: Fuga ou compensação (busca de atividade alternativa); Resignação (conformidade, apatia); Agressão (ira, hostilidade). Motivos da frustração no trabalho: Chefes sem interesse e que não apoiam, normas restritivas, pouca transparência, clima de insegurança, necessidade de sacrificar áreasda vida, para atender o emprego, sentimento de injustiça, etc..
- Teoria dos dois fatores ( Motivação- Higiene de Herzberg): é um dos mais influentes estudos sobre motivação para o trabalho.O principal aspecto dessa teoria é que a satisfação e a insatisfação são processos diferentes influenciados por fatores diferentes.Segundo ele ,os fatores, que motivam o desempenho no trabalho podem ser divididos em duas categorias: 
Fatores motivadores ou intrínsecos (que levam a satisfação): a satisfação no cargo; Crescimento; Reconhecimento; Responsabilidade, Desenvolvimento; Realização;
Fatores higiênicos ou extrínsecos (que levam a insatisfação): ambiente de trabalho; salário, Política da Empresa; relacionamento com outros funcionários; Segurança.
 -Liderança: papel que qualquer pessoa representa quando é responsável por um grupo
* Segundo Maximiano: liderança é quando uma pessoa consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas;
*Segundo Kouzes e Posner: é um conjunto reconhecível de habilidades e práticas que estão disponíveis para todos e pode ser encontrado em qualquer parte;
* Segundo McGregor: a liderança não é apenas um atributo da pessoa mas também um processo social complexo, onde interagem 4 variáveis: motivação dos liderados; tarefa ou missão; líder e a relação entre líder e liderados.
-Motivação dos liderados: Segundo Petracca, há 2 tipos de liderados: os fiéis, que seguem o líder por razão do caráter moral e os mercenários, que os seguem por motivo de interesse. 
- O líder tem a obrigação de servir a causa e agir de acordo com seus ideais.
- Tarefa ou missão: liga o líder aos seguidores; sem esse componente não há liderança, apenas influencia e/ou popularidade.
- Personalidade de um líder: Cada líder possui seu próprio traço de personalidade. Ate hoje não foi possível identificar trações de personalidade comum entre todos os lideres.
- Motivação do líder: Busca de satisfação pessoal por meio de influencia sobre comportamento alheio (a pessoa com essa motivação busca ser dominante e pode evocar a lealdade e inspiração de seus liderados);Ênfase ao poder social ou institucional em busca das metas coletivas ( não procuram a submissão alheia,mas a mobilização dos esforços alheios para atingir o objetivo do grupo).
- Competências de liderança: o líder precisa ter sensibilidade e habilidades para atender as diferentes demandas.
- Habilidades de um líder: As habilidades podem ser desenvolvidas a partir de aptidões, portanto, a liderança não é um atributo inato, mas uma qualidade que qualquer pessoa pode desenvolver desde que motivadas. Algumas habilidades (qualidades) de um líder: Comunicação ( é o alicerce da liderança, é a capacidade de transformar ideias em mensagens convincentes); Comprometimento; Equilíbrio; criatividade; Paciência; foco; Sabedoria, Justiça; 
-Conjuntura: é representada pelo meio organizacional e social, onde ocorre o processo de liderança. O meio influencia o comportamento do líder e dos liderados definindo o modelo de liderança a ser seguido.
- Estilos de liderança: Existem 2 estilos de liderança: 
 -Autocracia: é a liderança diretiva e orientada para as tarefas ; o poder de tomar decisões esta concentrado no líder. O líder autocrático: Toma decisões sem consultar a equipe; esta mais preocupado com a tarefa do que com quem a executará; insiste na necessidade de cumprir as metas; se concentra no desempenho do funcionário buscando cumprir prazos,padrões de qualidade e economia de custos; busca superar a concorrência e o desempenho anterior da organização,etc..
-Democracia: liderança participativa e orientada para as pessoas; os funcionários participam na tomada de decisões. O líder democrático: cria um clima para que as pessoas se sintam confortáveis; foca a atenção no próprio funcionário dando ênfase nas relações humanas e no desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe; é amigável; Pede opiniões,ouve, presta atenção e usa ideias do grupo; apoia e defende os funcionários, etc. O lider pode ser orientado para as pessoas e para as tarefas ao mesmo tempo, podendo combinar diversos graus de autocracia e democracia.
- Ética: é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Moral: As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
-Responsabilidade social: baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais que existem com a autorização da sociedade, utilizam recursos e afetam a qualidade de vida de uma sociedade. Um dos principais representantes dessa corrente é Andrew Carnegie ( fundador da U.S Steel) que publicou em 1899 o livro : “O evangelho da riqueza”. Para ele existem 2 princípios: Caridade: os indivíduos mais ricos devem cuidar dos menos ricos; Zelo: o papel da empresa é aumentar a riqueza da sociedade, por meio de investimentos prudentes e uso cauteloso de recursos sob sua responsabilidade.
- Desenvolvimento sustentável: a ideia foi definida pela comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento ;
- O desenvolvimento atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades futuras;
-São compatíveis com as necessidades atuais e futuras: exploração dos recursos. Orientação dos investimentos, desenvolvimento tecnológico e mudança institucional.
*Lider tansacional: promete uma recompensa em troca da obediência; Lider transformador: uso desafio como base de sua relação com os seguidores.

Outros materiais