Buscar

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV2_201402247931 (AG) » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402924571)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O desenvolvimento sustentável tornou-se um requisito fundamental para se pensar a problemática ecológica, como, também, uma meta a ser buscada e respeitada por todos os países. Como o conceito de desenvolvimento sustentável expresso no "caput" do artigo 225 da Constituição Federal pode ser entendido ?
		
	
Resposta: Pode ser entendido, como responsabiliade de todo cidadão promover o desenvolvimento sustentável, e por trás desta ação do individuo, a federação tem que prover os recursos, meios, incentivo e conscientização para que o país possa ter um desenvolvimento sustentavel, preservando assim, o meio ambiente para geração atual assim como para as futuras.
	
Gabarito: O conceito de desenvolvimento sustentável sustentado encontra-se expresso no caput do artigo 225 da Constituição Federal e pode ser entendido como o tipo de desenvolvimento que visa atender as necessidades das presentes gerações sem afetar as necessidades das futuras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402525647)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os Sistemas de Gestão Ambiental devem ser analisados em suas 03 dimensões: a Espacial, a Temática e a Institucional. Caracterize cada uma dessas dimensões.
		
	
Resposta: A espacial tem por objetivo definir a area de atuação do SGA. A temática tem por objetivo direcionar a tendência de atuação do SGA. Institucional por promover os recursos e apoio necessários para implementação, pratica e sucesso do SGA
	
Gabarito: A Espacial que corresponde à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; a Temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam e a Institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402501073)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Gestão ambiental é, portanto, um_______________de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	estratégia das políticas públicas somente
	 
	processo político administrativo
	
	organização não-governamental partidária
	
	planejamento individual primário
	
	organização empresarial jurídica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402930803)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentro da estrutura da Politica Nacional do Meio Ambiente possui competência consultiva e deliberativa:
		
	
	IBAMA
	
	MMA
	 
	CONAMA
	
	ICM-BIO
	
	ÓRGÃOS ESTADUAIS
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402943875)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entende-se por _______________________ toda agressão contra o meio ambiente causada por atividade econômica potencialmente poluidora, por ato comissivo praticado por qualquer pessoa ou por omissão voluntária decorrente de negligência (SIRVINSKAS, 2010).
		
	
	Direito ambiental
	 
	Dano ambiental
	
	Suspensão ambiental
	
	Responsabilidade ambiental
	
	Restrição ambiental
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402888694)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a questão que corresponde ao crime ambiental contra o patrimônio cultural:
		
	 
	Sonegação ou omissão de informações e dados técnico-científicos
	
	Destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação
	
	Introdução de espécime animal estrangeira no Brasil sem a devida autorização
	
	Extração de recursos minerais sem autorização
	 
	A construção em solo não edificável (por exemplo áreas de preservação), ou no seu entorno, sem autorização ou em desacordo com a autorização concedida
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402501088)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam os recursos ambientais é:
		
	
	Auditoria Ambiental
	
	Licença ambiental
	
	Gestão Verde
	 
	Licenciamento ambiental
	
	Licenciamento anual
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402358643)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Artigo 5o da Resolucao CONAMA 01 de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) obedecera as seguintes diretrizes gerais:
		
	
	Obedecer ao Termo de Referencia do orgao ambiental; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade; levar em consideracao o Plano Diretor Municipal.
	
	Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	 
	Contemplar todas as alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto, confrontando-as com a hipotese de nao execucao do projeto; identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao e operacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrografica na qual se localiza; considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantacao na area de influencia do projeto e sua compatibilidade
	
	Contemplar as principais alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto; identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402501091)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Se examinarmos a formação do direito ambiental, é possível identificar basicamente duas fases. Qual é aquela relacionada a um bem juridicamente protegido considerada a primeira fase?
		
	
	meio ambiente é considerado
	
	meio ambiente é praticado
	 
	meio ambiente é setorial
	
	meio ambiente é isolado
	 
	meio ambiente é político
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402506369)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os princípios definidores de um Sistema de Gestão Ambiental são baseados na NBR Série ISO 14001. Assinale a questão que não representa um dos princípios básicos verificados em empresas em termos de sua relação com o meio ambiente:
		
	 
	Análise, ação preventiva e não corretiva
	 
	Planejamento
	
	Política Ambiental
	
	Implementação e operação
	
	Verificação e ação corretiva

Outros materiais