Buscar

Farmacologia: vias de administração, receptores e antagonismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	ANDREA GEREVINI DA FONSECA
	Turma: 9006/AV
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 12/06/2015 16:20:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201101793570)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em um consultório odontológico um paciente foi anestesiado localmente para extrair um dente. Durante oprocedimento o paciente iniciou um quadro de arritmia cardíaca e hipotensão. Explique o que pode ter acontecido?
		
	
Resposta: aconteceu que o remedio aplicado localmente, entrou na corrente sanguinea, fazendo com que assim, desse uma arritmia cardiaca no paciente
	
Gabarito: Os anestésicos locais são bloqueadores reversíveis dos canais de sódio voltagem dependentes são admistrados de forma regional no caso da extração dentária. Entretanto, parte do anestésico acidentalmente entrou na corrente sanguínea sistêmica provocando ações sobre o sistema cardiovascular diminuindo os batimentos cardíacos e produzindo vasodilatação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101713965)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com referência às vias de administração de fármacos são dadas as afirmativas: I. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. II) A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área de capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. III) A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. IV) A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farmacêuticas de liberação prolongada. V. A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada. Estão corretas:
		
	
	I e III
	 
	I e IV
	
	II e IV
	
	III e V
	
	II e V
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101713549)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os receptores formam uma parte importante do sistema de comunicação química que todos organismos multicelulares usam para coordenar as atividades de suas células e de seus órgãos. Sem eles nós não seríamos melhores que um amontoado de amebas. (H.P. Rang e J.M. Ritter. Farmacologia. 3.ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ed. 1997, p. 5). Baseando-se nas informações acima, analise as afirmativas abaixo: I. O termo receptor pode ser definido, de forma geral, como a molécula-alvo sobre a qual determinada substância deve atuar para produzir seus efeitos. II. O texto refere-se à importância dos receptores na manutenção do equilíbrio orgânico. Na segunda sentença, entretanto, o autor incorre em equívoco, uma vez que os receptores não participam da integração entre diferentes células do organismo. III. Até o presente momento, foram identificados apenas dois tipos de receptores: os acoplados a canais iônicos ¿ como, por exemplo, o receptor nicotínico ¿ e os acoplados a sistemas de segundos mensageiros intracelulares ¿ como, por exemplo, o receptor β-adrenérgico. IV. Considerando-se o aspecto químico, os receptores de natureza protéica são os mais freqüentemente encontrados no organismo. V. A estrutura química da molécula do fármaco é um aspecto fundamental para a sua interação com o receptor e o possível desencadeamento de alterações intracelulares, o que denomina-se relação estrutura-atividade. Estão corretas:
		
	
	I, II, III, IV e V
	
	I, III, IV e V
	 
	I, III e V
	
	II, IV e V
	
	I, II e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101785971)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O efeito de um fármaco pode ser diminuído ou abolido na presença de um outro fármaco. Esse mecanismo é chamado de antagonismo e pode ser classificado em antagonismo químico, antagonismo _____________, antagonismo não-competitivo, antagonismo ______________ e antagonismo ______________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem as lacunas corretamente.
		
	
	por impedimento estéril, por bloqueio de receptores, psicológico.
	 
	fisiológico, por bloqueio de receptores, farmacocinético.
	
	por bloqueio de receptores, fisiológico, anestésico.
	
	farmacocinético, por impedimento estéril, fisiológico.
	
	por bloqueio de receptores, hidrofóbico, farmacocinético.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102175347)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os fármacos anticolinesterásicos atuam como:
		
	
	Antagonistas muscarínicos diretos
	
	Bloqueadores ganglionares
	
	Antagonistas diretos dos receptores beta adrenérgicos
	
	Agonistas adrenérgicos
	 
	Agonistas muscarínicos indiretos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101712601)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os AINES são anti-inflamatórios inibidores da COX o que acarreta a diminuição da produção de prostaglandinas e tromboxanos. Sabemos que os AINES não seletivos inibem ambas as isoformas de COX 1 e 2 e por isso atuam em graus diferentes na agregação plaquetária. São eficazes na dor leve a moderada, especialmente aquela originada de inflamação ou lesão tecidual. Assinale seus usos clínicos:
		
	
	Anti-inflamatório; broncoespasmo
	
	Anestésico; Broncoespasmo e imunossupressor
	
	Analgésico; anestésico e imunossupressor
	
	Insuficiência respiratória; antipirético; analgésico
	 
	Antipirético (febre); analgésico; anti-inflamatório
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101712374)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos anti-inflamatórios esteroidais, assinale a alternativa correta: I- Estão relacionados quimicamente com o hormônio testosterona. II- Possuem ações supressoras sobre o sistema imunológico como a inibição da fagocitose por macrófagos. III- Estimulam o crescimento muscular por hipertrofia. IV- Estimulam a a produção do surfactante pelos pneumócitos do tipo II a partir do 6 mês de gestação. V- Seu uso causa supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal o que faz com que sua retirada NÃO possa ser abrupta.
		
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	
	As afirmativas III, IV e V estão corretas
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101713981)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Receptor responsável pelo inotropismo positivo:
		
	 
	Beta 1
	
	Alfa 2
	
	Dopaminérgico
	
	Alfa 1
	 
	Beta 2
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101712606)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os receptores colinérgicos são os receptores onde o neurotransmissor acetilcolina se liga para excercer suas ações. Esses receptores estão divididos em duas famílias e cada uma possui subdivisões e localizações diferentes, o que explica as diferentes ações nos órgãos. Em relação aos receptores diga: Quais são os receptores colinérgicos, onde estão localizados e quais as suas principais funções?
		
	
Resposta: colina acetilcolinase e acetilcolinasferase
	
Gabarito: Nicotínicos- localizados nos músculos estriados esqueléticos - contração muscular. - No SNC, contudo diferem em estrutura com o dos músculos - comportamento. Muscarínicos- sub divididos em sub famílias cada um com predominância em algum órgãos. M1 - células parenterais do estômago : ativa a produção de HCl (ácido clorídrico) M2 - coração aumenta a FC M3 - músculo liso: Pulmão ¿broncodilatação Intestino - aumenta motilidade Glândulas - estimula secreção (pancreática, salivar e brônquicas) Bexiga - estimula micção
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101761130)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os agentes comedolíticos reduzem a coesão entre as células da epiderme e aumentam a proliferação/renovação dessas células. Tornam a camada córnea mais fina o que facilita a absorção de outros fármacos antiacne. Seus efeitos adversos são: ressecamento, vermelhidão (eritema) que podem desaparecer após a primeira seman de uso. Esse fármaco é:
		
	
	Metosaleno
	
	Peróxido de benzoíla
	
	Hidroquinona
	 
	Tretionina
	
	Nistatina

Outros materiais