Buscar

av2 etica e legislação na enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0120_AV2_» ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno
	Professor:
	CRISTIANO SALDANHA SILVA
	Turma: 9017/AO
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 13/06/2015 11:21:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201401366455)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com a Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, fica estabelecido em seu Art.11o - O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe como integrante da equipe de saúde, nesse sentido, quais seriam as atividades de enfermagem:
		
	
Resposta: Atua na assistência da mulher no período gravídico, parto e puerperal, na sistematização da assistência de enfermagem, no planejamento, organização, coordenação, implementação e avaliação da assistência de emfermagem.
	
Gabarito: As atividades podem ser a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): As atividades podem ser a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401374819)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	No cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, segundo a resolução do COFEN 225/2000 é vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Mas, não se aplica ao artigo que assim dispõe os casos de urgência na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Nessa situação, o que deverá fazer o Profissional de Enfermagem?
		
	
Resposta: Deverá agir conforme o protocolo da unidade e informar ao médico que for responsável para que seja feita a prescrição executada.
	
Gabarito: Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401496367)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com atenção a definição a seguir: "É um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão, sendo o compromisso do homem para o seu exercício tido como fundamental, respeitando seu semelhante, regulando o desempenho das profissões para o seu maior êxito". Podemos afirmar que esta definição é correspondente a:
		
	
	Valores
	
	Moral
	 
	Ética profissional
	
	Normas deontologicas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401364190)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a única alternativa correta:
		
	 
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401366380)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401425567)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. Este termo se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato:
		
	
	a) negligente.
	 
	c) imperícia.
	
	e) omisso
	
	d) descuidoso.
	
	b) imprudente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401437667)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria Ana é uma enfermeira que exerce suas atividades em um hospital privado. A mesma achou por melhor realizar um concurso para outro Estado , e assim ampliar suas capacidades profissionais e implementar o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE),em outra unidade hospitalar. Baseado nas considerações da Resolução da Sistematização da Assistência de Enfermagem, a enfermeira deve saber que:
		
	
	CONSIDERANDO a Institucionalização da SAE como teoria de um processo de trabalho adequado às necessidades da comunidade não é como modelo assistencial a ser aplicado em todas as áreas de assistência à saúde pelo enfermeiro.
	
	A Consulta de Enfermagem Compreende o histórico (entrevista), exame físico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem e evolução em prontuário médico
	
	A Consulta de Enfermagem Compreende o histórico (entrevista), exame físico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem e evolução médica.
	
	CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, sendo atividade não é privativa do enfermeiro, não utiliza método e estratégia de trabalho empírico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comum.
	 
	CONSIDERANDO que a Implementação da SAE constitui, efetivamente, melhora na qualidade da Assistência de Enfermagem.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401888683)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Falando especificamente sobre o período da gravidez, a assistência de Enfermagem, definida como o amparo prestado à futura mãe, começa no pré-natal. Sendo um acontecimento especial na vida de uma mulher, a gestação exige adaptações especiais para a promoção da saúde dela e do bebê. Qual a Lei que regulamenta a assistência de enfermagem na prática clínica:
		
	
	A Lei 7.498/86 descreve bem sobre o exercício profissional daEnfermagem
	
	nenhuma das anteriores
	 
	Lei 7.498/86 e a Resolução 223/99 do COFEN
	
	RESOLUÇÃO COFEN Nº 225/2000
	
	A Lei 7.498/86 , Resolução 223/99 do COFEN e COFEN Nº 225/2000 descreve bem sobre o exercício profissional da Enfermagem e assistência a gravidez
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401437498)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paciente que foi transplantado, tendo recebido o coração de uma vitima de arma de fogo, retorna a unidade hospitalar a procura da enfermeira plantonista que acompanhou o doador. Após longos agradecimentos, solicita que ela diga o nome do doador e o endereço da família para que ele possa ir agradecer pessoalmente pela nova vida que ganhou. A Enfermeira recusa-se a dar essa informação e o transplantado diz que se necessário irá a justiça para saber o nome do doador. Assinale a única alternativa correta.
		
	
	A lei deixa a Enfermeira nesses casos livre para decidir se deve ou não fornecer essa informação solicitada, devendo ela julgar se as intenções do receptor de órgãos são boas ou não e a partir desse julgamento fornecer ou não os dados.
	 
	A Enfermeira agiu em conforme com a lei que garante o anonimato do doador e da sua família.
	
	A lei deixa o médico nesses casos livre para decidir se deve ou não fornecer essa informação solicitada, devendo ela julgar se as intenções do receptor de órgãos são boas ou não e a partir desse julgamento fornecer ou não os dados.
	
	A Enfermeira poderá sofrer penalidade ética por ir de encontro à lei que garante ao receptor saber o nome do doador para poder se precaver de possíveis doenças hereditárias.
	
	Nesta situação a Enfermeira poderá responder processo judicial por estar negando direito do receptor, Uma vez que ele recebeu tecido vivo e pode estar sujeito a doenças.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401874557)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	DUDU, bombeiro profissional, foi designado para trabalhar em uma praia com a atribuição de zelar pela segurança dos banhistas. Ocorre que, durante esse serviço, uma criança começou a se afogar, porém DUDU, apesar de estar próximo, não viu o que estava acontecendo, pois se encontrava distraído conversando com uma moça. Um outro banhista, contudo, vendo a situação de perigo correu rapidamente e socorreu a criança, sendo que esta não sofreu nenhuma lesão. Nesse caso: Marque V para verdadeiro e F para Falso.
		
	
	DUDU deve responder pelo crime de perigo para a vida ou saúde de outrem
	
	DUDU deve responder por lesão corporal
	 
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta
	
	DUDU deve responder pelo crime de tentativa de homicídio.
	
	DUDU deve responder pelo crime de omissão de socorro.

Outros materiais