Buscar

Relatório de bromatologia materia seca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de bromatologia: determinação de matéria seca.
Profa.
Aluno: Leon Malheiros Kropf
Materiais
Becker, espátulas, balança de precisão, dessecador, estufa de 105º, amostra de trigo e soja, balança de humidade, cadinho , pinças
Introdução
A umidade encontrada nos alimentos, teor de umidade, representa a quantidade de água encontrada nos mesmos. Para a obtenção desse teor podem se realizar diferentes processos. Como por exemplo a pesagem de uma amostra antes e depois de passar por uma estufa a 105º, ou a partir de uma balança de umidade que enquanto esquenta a amostra mede a porcentagem de umidade que dela é extraída. O conhecimento do teor de umidade permite julgar, por exemplo, se um material, como um farelo ou uma ração, está em condições de ser armazenado. Pode também beneficiar o produtor ao resultar em uma matéria prima mais homogênea evitando gastos excessivos nos processos de produção. 
Objetivo:
Determinar o teor de matéria seca na amostra tomada.
Apresentar adequadamente alguns dos elementos mais utilizados nos laboratórios de bromatología. 
Comparar o resultado obtido a través da medição com a balança de umidade com o resultado obtido pela utilização de medições manuais e fórmulas de obtenção de teor de umidade.
Procedimentos:
O Becker foi previamente colocado vazio na estufa de 105º durante um periodo de entre 4-6 horas , logo foi imediatamente colocado no dessecador. Após sua estadia no dessecador o becker foi pesado em balança analítica, e seu peso foi tarado e anotado. Logo da pesagem do Becker, foram colocados para pesar aproximadamente Duas gramas de amostra de trigo e soja, depois de anotar o seu peso levou-se essa amostra à estufa de 105º, onde permaneceu até o dia seguinte, quando foi pesado e anotado seu peso a propósito de se fazer o cálculo de teor de matéria seca. Logo de colocada a amostra na estufa de 105º tomou-se uma nova amostra de aproximadamente 1,5 gramas que foi colocadana balança de umidade a modo de obter sua porcentagem de umidade e matéria seca, estes foram anotados. Após os procedimentos procedeu-se à comparação dos resultados obtidos.
Resultados:
Peso do Becker vazio: 31,13226
Peso da amostra de trigo e soja: 2,0177
Peso do Becker com amostra: 33,14996
Peso do Becker após a estufa: 32,9564
Peso da amostra após a estufa: 0,19356
Teor de umidade da amostra da balança de umidade: 9,87%
Teor de matéria seca da amostra da balança de umidade: 90,13%
Caçulo para obtenção do teor de matéria seca a partir da amostra que passou pela estufa de 105º :
2,0177----------------100%
0,19356-------------- X=9,59310%
Na balança de umidade obtivemos um teor de 9,87% de umidade e 90,13% de matéria seca, e na amostra que passou pela estufa obtivemos 9,59% de umidade e 90,41% de matéria seca.
Conclusão:
O conteúdo de umidade da matéria prima é um dos fatores mais importantes das etapas do controle de qualidade do alimento, inserido num sistema de produção. Neste ensaio obtivemos o teor de matéria seca e umidade das amostras comparando o peso inicial da amostra com o peso final , após a secagem da mesma.

Outros materiais