Buscar

compartilhar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

I. - DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
 
Preliminarmente, requer o Autor a concessão de gratuidade de justiça, nos termos do art. 4º da Lei nº 1.060/50, com a redação dada pela Lei nº 7.510/86, vez que é goza de condições financeiras para arcar com as custas e honorários advocatícios sem prejuízo de seu sustento. (ANEXO I )
 Esclarece, sob as penas da lei, ser pessoa ser sem recursos na acepção jurídica do termo, não estando em condições de demandar ou ser demandado, sem sacrifício do seu próprio sustento e o de seus familiares, motivo pelo qual, pede que a Justiça que lhe conceda os benefícios da GRATUIDADE DE JUSTIÇA.
 
Ademais disso, é importante frisar, o Autor do presente processo, é vendedor de uma loja localizada no casa shopping, e percebe por mês a quantia de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), e o mesmo ainda discute na justiça o apartamento que morava com a mãe anteriormente, ainda não quitado, pode ser constatado no processo nº, encontrando-se o requerente em situação financeira embaraçosa, mediante a morte de sua mãe que o ajudava bastante. (ANEXO II)
 
Cumpre informar que o mesmo alugou o apartamento onde residia com a mãe, tendo em vista não poder arcar sozinho com todos os gastos do mesmo, sendo que o apartamento não possuía mobília para locação, assim o mesmo realizou um contrato de locação com o inquilino, incluindo no contrato que o mesmo arcaria com os móveis, sendo assim, o restante sobraria para o mesmo, valor ?????, apartamento este que ainda esta sendo discutido pela Justiça (ANEXO III).
 
Importante esclarecer que o autor no processo herdou várias dívidas de sua mãe, podendo ser observado as dívidas trabalhistas que o mesmo realizou acordo, sendo assim o autor encontra-se hoje em uma situação muito embaraçosa, realizando o pagamento de funcionários e ainda tendo que arcar sozinho para o pagamento dos mesmos, sem mencionar a dívida enorme que a empresa possuí, no presente momento. (ANEXO IV)
 
Cabe esclarecer também que hoje o autor encontra-se morando com a sua noiva e dividindo as despesas da casa com muito esforço, sendo que a mesma o ajuda bastante. (ANEXO V)
 
 Haja vista que o desequilíbrio do seu orçamento familiar. À luz do art. 5º, inciso LXXIV, Constituição Federal/88, a parte declara sua incapacidade financeira de arcar com as custas do processo em questão. Vale ressaltar que o necessitado não é apenas o miserável, mas, sim, "todo aquele cuja situação econômica não lhe permita pagar as custas do processo e os honorários do advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou da família". (art. 2º parágrafo único, da Lei nº1.060/50). Ou seja, nos termos da lei, apresentado o pedido à reconsideração da gratuidade processual, onde há presunção legal de que o juiz deve prontamente deferidos benefícios ao seu requerente (de acordo com o art. 4º, da Lei 1.060/50).

Outros materiais