Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING docx05

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
GST1661_A5_201703101367_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: 
	Matrícula: 
	Disc.: ADMINISTRAÇÃO DE MKT 
	2019.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um novo paradigma para as empresas, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing:
	
	
	
	o desenvolvimento de produtos ambientalmente menos seguros
	
	
	o deslocamento do foco da promoção do consumo para a promoção do consumo responsável
	
	
	o abandono do chamado marketing verde.
	
	
	o estudo e a criação de embalagens não recicláveis
	
	
	a obsolescência planejada dos produtos
	
Explicação: Os organizações estão buscando cada vez mais se tornarem ecologicamente responsáveis.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A análise swot busca compreender 4 elementos principais:
	
	
	
	necessidade do consumidor, custo, comunicação e conveniência
	
	
	geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.
	
	
	força, fraqueza, macro e microambiente.
	
	
	forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
	
	
	produto, preço, praça e promoção
	
Explicação:
As ameaças e oportunidades dizem respeito ao ambiente externo, enquanto os pontos fortes e fracos dizem respeito ao ambiente interno.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia a matéria abaixo.
 
A beleza com significado da Avon
Em nova campanha, orquestrada pela JWT, a marca reforça sua atuação no empoderamento feminino
A Avon começa a veicular, nesta segunda-feira 29, no Brasil, uma campanha publicitária que reforça seu posicionamento em relação ao empoderamento feminino. Com a assinatura ¿Beleza que faz sentido¿, a ação tem as revendedoras como modelos e protagonistas. A estratégia é utilizar mensagens que sejam relevantes tanto às mulheres como clientes quanto àquelas que tenham potencial de serem representantes da marca.
Segundo Danielle Bibas, vice-presidente global de marca da Avon, a campanha também preza pelo engajamento da marca em outros meios de comunicação. ¿Hoje, na decisão de compra, o mais importante é a recomendação e essa é a essência do canal venda direta¿, diz a executiva ao Meio & Mensagem. A expectativa da empresa com o novo posicionamento é aumentar seu market share, que tem diminuído mesmo no Brasil, seu principal mercado, e fortalecer a marca.
A JWT é a agência responsável por orquestrar a comunicação, que será concentrada na internet, ainda que a mídia tradicional não deva ser deixada de lado, segundo Danielle. A essência da empresa não muda, mas sim a maneira de falar do assunto em uma estratégia que foi muito bem abraçada pela companhia no mundo. O novo posicionamento teve estreia nos Estados Unidos, mercado de origem da marca, em maio. Em meados de agosto irá para a Europa.
No filme, jovens mulheres contam sobre algumas frases desencorajadoras que ouviram na vida, mas ressaltam que seus pais sempre deram incentivo para que seguissem adiante com seus projetos, fossem eles quais fossem. Outro filme estimula que as mulheres comprem Avon de alguém de sua família ou de uma amiga. A Avon aproveitará o lançamento do novo posicionamento para colocar no mercado também um novo produto uma linha de batons em gel.
Fonte: Meio e Mensagem on line. 29 de Junho de 2015.
 
Ao observarmos o que a Avon traz nessa campanha, podemos entender que:
	
	
	
	A Avon, ao analisar a percepção de público, entendeu que a mulher quer ser reconhecida exclusivamente por sua beleza.
	
	
	A Avon acredita que ao se posicionar a favor da mulher, o market share não será afetado.
	
	
	A Avon não leva em consideração as suas consultoras, por isso destina-se apenas a consumidoras finais que compartilham seu posicionamento.
	
	
	A Avon ao usar o mote de campanha ¿Beleza que faz sentido¿ busca dizer que seu posicionamento de mercado é voltado exclusivamente a mulheres que sejam inteligentes.
	
	
	A Avon, ao perder mercado, percebeu que precisa reforçar seu posicionamento perceptivo de valorizar a mulher, por isso uma campanha de poder.
	
Explicação:
A Avon, na campanha em questão, posiciona-se como uma marca que valoriza a mulher. Apresentar tanto modelos quanto revendedoras contando seus desafios e vencendo-os coloca que a marca apoia a mulher em todas as suas situações. Ao realizar pesquisas, a Avon percebeu que vinha perdendo o mercado. Essa campanha busca reforçar um posicionamento e logo, recuperar mercado.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		1. O comportamento do consumidor inclui todos os aspectos que influenciam o consumidor antes, durante e após a compra. Este comportamento pode ser caracterizado como um processo denominado:
	
	
	
	Nenhuma das Alternativas
	
	
	Seletivo
	
	
	Contínuo
	
	
	Perceptivo
	
	
	Motivacional
	
Explicação:
As variáveis motivacionais são decisivas nos processos de compra dos consumidores.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Tramontina, empresa gaúcha com matriz na cidade de Carlos Barbosa, fabrica utilidades domésticas, ferramentas, material elétrico, móveis e pias. Cada um desses itens representa para a Tramontina:
	
	
	
	Um composto de produtos do negócio da empresa.
	
	
	Uma profundidade de linha de produtos dentro do composto de produtos.
	
	
	Uma ampliação do negócio essencial da empresa.
	
	
	Uma linha de produtos do composto de produtos da empresa.
	
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Além de estarem muito bem informados, os clientes contam com diversas opções para mudar de fornecedores posto que a concorrência está cada vez mais acirrada. Sendo assim, podemos entender que a melhor estratégia a ser utilizada para conquistar e fidelizar clientes é:
	
	
	
	dizer-lhes que seus produtos são de qualidade indiscutível.
	
	
	ser honesto e transparente nas suas relações com eles.
	
	
	oferecer-lhes produtos mais baratos.
	
	
	dizer-lhe que passará a ser um cliente preferencial.
	
	
	conceder-lhes os melhores descontos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando um consumidor é levado a pensar que ao comprar determinado produto está adquirindo algo que nenhum outro produto lhe oferece, ou seja, o produto tem uma funcionalidade única, encontra‐se diante de uma estratégica genérica definida como
	
	
	
	liderança do custo total
	
	
	de concorrência
	
	
	de enfoque
	
	
	de diferenciação
	
	
	de cliente
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(ENADE 2011) O que proporciona a oportunidade para o novo e diferente é a mudança, a inovação sistemática na busca deliberada e organizada de mudanças, assim como na análise sistemática das oportunidades que tais mudanças podem oferecer para a inovação econômica e social. DRUCKER apud BARBIERI, J. C. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2003, p. 18 (com adaptações). A partir dessa observação, avalie as asserções a seguir. A inovação éum conceito mais limitado do que a invenção PORQUE a invenção é o processo pelo qual uma nova ideia é descoberta ou criada, enquanto a inovação inclui o processo de desenvolver e implantar a nova ideia. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
Explicação: A afirmação de que a inovação é um conceito mais limitado do que a invenção, não está correta porque a inovação não tem limites. Já a segunda afirmação está totalmente coerente e correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes