Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO FINAL OBJETIVA Sociedade, Educação e Cultura

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As deficiências de aprendizagem são apontadas como as principais responsáveis pela falência de muitas empresas e instituições. Estas representam sintomas de problemas e também 'mitos' mais profundos, indistintamente.
Com relação às posturas que indicam as principais expressões de deficiências de aprendizagem no interior de uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
a) Eu sou meu cargo; o inimigo está lá fora; a ilusão de assumir o comando.
b) Fixação em eventos; a cura pode ser pior que a doença; Eu sou meu cargo.
c) Mais rápido significa mais devagar; a cura pode ser pior que a doença.
d) Eu sou meu cargo; a cura pode ser pior que a doença.

A realidade do campo da educação também é um ambiente de estudo da sociologia. Isto ocorre numa disciplina específica chamada de ?sociologia da educação?. Os temas desta área do conhecimento são bem diversificados, atuando em questões objetivas, subjetivas, qualitativas e quantitativas, a exemplo do cotidiano escolar, dos sujeitos envolvidos no processo educativo e até das políticas públicas em educação. Sobre os possíveis temas para o estudo da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A classe de professores, valores da prática do magistério e a disciplinarização dos estudantes.
( ) As políticas de educação dos municípios, a organização escolar, as dinâmicas de ensino.
( ) O estágio curricular, a perspectiva de formação para o trabalho e o anseio social por educação.
( ) A escolha profissional através do Ensino Superior, o clima escolar e o rendimento qualitativo da aprendizagem.
a) V - F - F - V.
b) V - V - V - V.
c) F - V - F - V.
d) F - V - V - F.

Atualmente, integrantes de diferentes gerações se encontram reunidos e envolvidos no interior dos espaços escolares e das organizações de trabalho. Conforme os comportamentos, as tecnologias e as referências que cada indivíduo apresenta são denominadas de formas diferentes. Convencionalmente definiu-se que:
I- Geração Y: tiveram acesso a uma multiplicidade dos canais de televisão, com a informação instantânea, com o I-Pod, com computadores e telefones celulares e demais recursos.
II- Geração Z: utilizam com facilidade ao mesmo tempo a TV e o telefone; ou MP4 o e-book, do videogame e ss redes sociais na web.
III- Geração X: representam uma geração mais difícil de ser sensibilizada pelos meios de comunicação e marketing convencionais. Entretanto, estas gerações não são simultâneas no tempo, cada uma é fruto de um determinado momento histórico, de recursos, tecnologias e referências disponíveis em cada época; assim como uma surgiu e/ou sucedeu a outra.
a) III - I - II.
b) I - II - III.
c) III - II - I.
d) II - I - III.

Os fenômenos, os fatos, as revoluções, as transformações, as contradições que abalavam a sociedade na qual os sociólogos Karl Marx (1818-1883), Emile Durkhein (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) estavam inseridos serviu de campo e objeto de análise, bem como à elaboração de principais teses por esses estudiosos. Com relação às principais teorias defendidas por esses sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Karl Marx.
II- Emile Durkhein.
III- Max Weber.
a) II - III - I.
b) I - III - II.
c) I - II - III.
d) III - I - II.

Nas organizações estruturadas na forma de organismos, estabelece-se um ambiente interno e externo de competição e concorrência, no qual somente as mais aptas sobrevivem.
Sobre outros aspectos que podem ser associados a estas organizações, analise as sentenças a seguir:
I- Esta forma de organização tem como inspiração o campo das ciências naturais, especialmente o da Biologia, diante da teoria evolucionista de Charles Darwin.
II- Organizações não governamentais que atuam com direitos humanos e questões ambientais são as mais identificadas com este tipo de organizações.
III- Estão vinculadas às empresas que atuam com alta tecnologia, nos campos aeroespacial e microeletrônica.
IV- Expressões e conceitos como DNA, células, competição, adaptação e sobrevivência são frequentemente utilizados na comunicação das empresas que apresentam esta forma de organização.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à cultura, no interior de empresas e organizações. Com relação às funções da sociologia defendidas por estes sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Émile Durkheim.
II- Pierre Bourdieu.
III- Zygmunt Bauman.
a) I - II - III.
b) II - I - III.
c) I - III - II.
d) III - I - II.

A convivência respeitosa numa dimensão de aprendizagem entre diferentes gerações tem sido um dos grandes desafios no contexto escolar. Uma das discussões que têm sido feitas está em torno das formas de pensar, agir e ver o mundo das gerações X, Y e Z.
Com relação às características de cada geração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A geração X é uma geração que está envolvida diretamente com a internet e, de certa forma, é a primeira geração que teve contato com o processo de comunicação em alta velocidade e on-line.
( ) A geração Z é a geração que tem acesso às mídias, como o YouTube, MP3 e MP4 players, redes sociais, entre outros.
( ) A geração X representa o público em que os meios de comunicação e marketing convencionais encontram maior dificuldade em atingir e convencer.
( ) A geração Y é marcada por ruptura social profunda, estimulada pelos movimentos culturais do Woodstock e o Maio de 1968.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - F.

‘Voracidade’ é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente.
No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A família, nos dois sentidos do termo (parentesco e grupo doméstico), é uma estrutura que atravessa e anima a sociedade inteira. Seu papel econômico é essencial, mesmo em nossas sociedades, nas quais consumo e produção estão descasados, já que a linhagem é um canal maior de redistribuição de bens e serviços.
Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Mendras:
A família é uma importante célula de consumo e movimentação de recursos financeiros nas sociedades capitalistas, independentemente do tamanho do grupo doméstico.
O trabalho e o rendimento dos membros da família potencializam a capacidade de aquisição de bens e serviços.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais.
Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores:
A) Karl Marx decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração; Max Weber, a partir do estudo das religiões, concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos.
B) Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao 'desencantamento do mundo'; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social.
C) Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia.
D) Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As deficiências de aprendizagem são apontadas como as principais responsáveis pela falência de muitas empresas e instituições. Estas representam sintomas de problemas e também 'mitos' mais profundos, indistintamente.
Com relação às posturas que indicam as principais expressões de deficiências de aprendizagem no interior de uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
a) Eu sou meu cargo; o inimigo está lá fora; a ilusão de assumir o comando.
b) Fixação em eventos; a cura pode ser pior que a doença; Eu sou meu cargo.
c) Mais rápido significa mais devagar; a cura pode ser pior que a doença.
d) Eu sou meu cargo; a cura pode ser pior que a doença.

A realidade do campo da educação também é um ambiente de estudo da sociologia. Isto ocorre numa disciplina específica chamada de ?sociologia da educação?. Os temas desta área do conhecimento são bem diversificados, atuando em questões objetivas, subjetivas, qualitativas e quantitativas, a exemplo do cotidiano escolar, dos sujeitos envolvidos no processo educativo e até das políticas públicas em educação. Sobre os possíveis temas para o estudo da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A classe de professores, valores da prática do magistério e a disciplinarização dos estudantes.
( ) As políticas de educação dos municípios, a organização escolar, as dinâmicas de ensino.
( ) O estágio curricular, a perspectiva de formação para o trabalho e o anseio social por educação.
( ) A escolha profissional através do Ensino Superior, o clima escolar e o rendimento qualitativo da aprendizagem.
a) V - F - F - V.
b) V - V - V - V.
c) F - V - F - V.
d) F - V - V - F.

Atualmente, integrantes de diferentes gerações se encontram reunidos e envolvidos no interior dos espaços escolares e das organizações de trabalho. Conforme os comportamentos, as tecnologias e as referências que cada indivíduo apresenta são denominadas de formas diferentes. Convencionalmente definiu-se que:
I- Geração Y: tiveram acesso a uma multiplicidade dos canais de televisão, com a informação instantânea, com o I-Pod, com computadores e telefones celulares e demais recursos.
II- Geração Z: utilizam com facilidade ao mesmo tempo a TV e o telefone; ou MP4 o e-book, do videogame e ss redes sociais na web.
III- Geração X: representam uma geração mais difícil de ser sensibilizada pelos meios de comunicação e marketing convencionais. Entretanto, estas gerações não são simultâneas no tempo, cada uma é fruto de um determinado momento histórico, de recursos, tecnologias e referências disponíveis em cada época; assim como uma surgiu e/ou sucedeu a outra.
a) III - I - II.
b) I - II - III.
c) III - II - I.
d) II - I - III.

Os fenômenos, os fatos, as revoluções, as transformações, as contradições que abalavam a sociedade na qual os sociólogos Karl Marx (1818-1883), Emile Durkhein (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) estavam inseridos serviu de campo e objeto de análise, bem como à elaboração de principais teses por esses estudiosos. Com relação às principais teorias defendidas por esses sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Karl Marx.
II- Emile Durkhein.
III- Max Weber.
a) II - III - I.
b) I - III - II.
c) I - II - III.
d) III - I - II.

Nas organizações estruturadas na forma de organismos, estabelece-se um ambiente interno e externo de competição e concorrência, no qual somente as mais aptas sobrevivem.
Sobre outros aspectos que podem ser associados a estas organizações, analise as sentenças a seguir:
I- Esta forma de organização tem como inspiração o campo das ciências naturais, especialmente o da Biologia, diante da teoria evolucionista de Charles Darwin.
II- Organizações não governamentais que atuam com direitos humanos e questões ambientais são as mais identificadas com este tipo de organizações.
III- Estão vinculadas às empresas que atuam com alta tecnologia, nos campos aeroespacial e microeletrônica.
IV- Expressões e conceitos como DNA, células, competição, adaptação e sobrevivência são frequentemente utilizados na comunicação das empresas que apresentam esta forma de organização.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à cultura, no interior de empresas e organizações. Com relação às funções da sociologia defendidas por estes sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Émile Durkheim.
II- Pierre Bourdieu.
III- Zygmunt Bauman.
a) I - II - III.
b) II - I - III.
c) I - III - II.
d) III - I - II.

A convivência respeitosa numa dimensão de aprendizagem entre diferentes gerações tem sido um dos grandes desafios no contexto escolar. Uma das discussões que têm sido feitas está em torno das formas de pensar, agir e ver o mundo das gerações X, Y e Z.
Com relação às características de cada geração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A geração X é uma geração que está envolvida diretamente com a internet e, de certa forma, é a primeira geração que teve contato com o processo de comunicação em alta velocidade e on-line.
( ) A geração Z é a geração que tem acesso às mídias, como o YouTube, MP3 e MP4 players, redes sociais, entre outros.
( ) A geração X representa o público em que os meios de comunicação e marketing convencionais encontram maior dificuldade em atingir e convencer.
( ) A geração Y é marcada por ruptura social profunda, estimulada pelos movimentos culturais do Woodstock e o Maio de 1968.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - F.

‘Voracidade’ é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente.
No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A família, nos dois sentidos do termo (parentesco e grupo doméstico), é uma estrutura que atravessa e anima a sociedade inteira. Seu papel econômico é essencial, mesmo em nossas sociedades, nas quais consumo e produção estão descasados, já que a linhagem é um canal maior de redistribuição de bens e serviços.
Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Mendras:
A família é uma importante célula de consumo e movimentação de recursos financeiros nas sociedades capitalistas, independentemente do tamanho do grupo doméstico.
O trabalho e o rendimento dos membros da família potencializam a capacidade de aquisição de bens e serviços.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais.
Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores:
A) Karl Marx decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração; Max Weber, a partir do estudo das religiões, concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos.
B) Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao 'desencantamento do mundo'; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social.
C) Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia.
D) Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina