Buscar

APOL 4 - DIREITOS HUMANOS E ECONOMIA BRASILEIRA WORD html

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A internacionalização da proteção desses direitos no continente remonta à já extinta Organização da Unidade Africana (OUA), organismo de caráter regional que operou durante os anos de 1963 a 2002. A OUA tinha como escopo o fortalecimento da soberania, a proteção da integridade territorial e o desenvolvimento socioeconômico dos Estados recém-independentes. Em matéria de direitos humanos, preocupou-se com questões afetas à proteção de refugiados, à proibição da discriminação racial e à descolonização”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Tendo como referência o sistema africano de proteção dos direitos humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa  correta:
I. A luta pela efetivação dos direitos humanos na África deve ser compreendida por meio da história de colonização e exploração que marca a região.
II. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos (doravante Carta ou Carta Africana) foi o primeiro tratado internacional relativo à proteção de direitos humanos na África. Também conhecida como Carta de Banjul.
III. Do total de 55 Estados africanos, apenas cinco fazem parte da União Africana, quais sejam: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé.
IV. A União Africana está determinada a promover e proteger os direitos humanos e dos povos, bem como a consolidar as instituições democráticas e culturais, garantindo a boa governança e o Estado de Direito.
	
	A
	- Estão corretas apenas as afirmativas I e II
	
	B
	- Estão corretas apenas as afirmativas I e III
	
	C
	- Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
	
	D
	- Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
	
	E
	- Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
Questão 2/5 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Além de deveres para com a família, a sociedade e o Estado, a Carta impõe aos indivíduos o dever de adequar o exercício de seus direitos e suas liberdades aos direitos e às liberdades dos outros, bem como o dever de respeito e consideração sem discriminação e mediante tolerância e diálogo (arts. 27 a 29 da Carta Africana). Está tônica do instrumento revela a eficácia horizontal dos direitos humanos, no sentido de que não compete apenas aos Estados o dever de respeitá-los e garanti-los, mas também aos indivíduos na condição de titulares desses direitos e das obrigações que deles decorrem”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Tendo como referência a carta africana de direitos humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Se destacam na Carta Africana os dispositivos de cunho colonialista, patrimonialista e liberal, os quais se coadunam com as seguintes ideias: ideologia de gênero, marxismo cultural e a ditadura do “politicamente correto”.
II. A Carta Africana congrega a proteção de direitos para além de uma dimensão individualista, referindo-se expressamente aos direitos dos povos.
III. A Carta Africana é o primeiro instrumento de cunho regional a prever o direito ao desenvolvimento, ressaltando que a proteção não se restringe aos contornos econômicos desse direito, mas engloba também aspectos relativos à própria existência digna dos diferentes povos africanos.
IV. A Carta Africana, em consonância com a perspectiva de vida em coletividade, atribui deveres aos indivíduos na condição de membros de determinada comunidade.
	
	A
	- Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	B
	- Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
	
	C
	- Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	D
	- Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	E
	- Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Questão 3/5 - Economia Brasileira
Na fase da República Populista, a Constituição permitia coisas que hoje podemos considerar estranhas, como a eleição do vice-presidente de outra chapa. Assim, as eleições nessa época ocorriam tanto para o cargo da Presidência como para o da Vice-Presidência. E tem mais! O vice-presidente podia concorrer à reeleição. Portanto, na posse do governo, poderíamos ter um presidente de uma chapa e o vice de outra e, além disso, o vice poderia estar exercendo seu segundo mandato. 
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA; João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 4, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine se os enunciados abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta sobre os governos de Jânio Quadros e Juscelino Kusbitschek. 
(  ) Em 31 de janeiro de 1961, Jânio Quadros tomou posse como o 22° presidente do Brasil. 
(  ) Jânio Quadros recebeu uma economia muito mais ampla, mais complexa e com um setor industrial muito mais robusto do que Juscelino Kusbitschek recebeu quando se tornou presidente. 
(   ) A despeito dos fatores positivos, existem algumas marcas negativas deixadas pela gestão Juscelino Kusbitschek. 
(  ) Entre as principais marcas negativas do governo Juscelino Kusbitschek, podemos destacar: inflação elevada, déficit público e significativos problemas nas contas externas.
	
	A
	- V, V, V, V
	
	B
	- V, V, F, V
	
	C
	- F, V, V, F
	
	D
	- V, V, F, F
	
	E
	- V, F, V, F
Questão 4/5 - Economia Brasileira
A ciência econômica, sob o ponto de vista social, tem como intuito maior o estudo das condições sob as quais uma nação consegue melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos. A principal obra de Adam Smith, pai da ciência econômica moderna, trata desse tema. 
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA; João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 4. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta sobre o Produto Interno Bruto (PIB). 
I – Crescimento diz respeito ao aumento da renda nacional, pois quando um país cresce economicamente, o seu Produto Interno Bruto (PIB) se eleva. O conceito de desenvolvimento, por outro lado, é mais amplo pois envolve a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
II - O crescimento econômico não possui nenhuma relação com a elevação do Produto Interno Bruto (PIB), pois esse conceito é estritamente subjetivo, uma vez que se refere à felicidade das pessoas que vivem em um determinado país.
	
	A
	- As duas assertivas estão incorretas
	
	B
	- A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta
	
	C
	- A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta
	
	D
	- As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.
	
	E-
	As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas
Questão 5/5 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“A despeito de a instituição da Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos ser recente, a União Africana propôs, em 2008, a adoção de um protocolo com vistas à fusão da Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos e da Corte de Justiça da União Africana em um único organismo jurisdicional, a Corte Africana de Justiça e Direitos Humanos. O Protocolo ao Estatuto da Corte Africana de Justiça e Direitos Humanos entrará em vigor após a 15ª ratificação". Até este momento, seis Estados o ratificaram (Benin, Burkina Faso, Congo, Líbia, Libéria e Mali), enquanto outros 30 tão somente o assinaram”.Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Tendo como referência seus conhecimentos sobre o sistema africano de proteção dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e selecione a alternativa correta acerca das características da comissão africana de direitos humanos e dos povos:
I. A Comissão é o órgão responsável pela execução das sentenças – ela faz o julgamento de casos de violações de direitos humanos e aplica as penas.
II. A Comissão é o órgão protagonista do Sistema Africano - diferentemente dos Sistemas Europeu e Interamericano.
III. A Comissão foi o primeiro órgão a ser estabelecido no âmbito africano de proteção dos direitos humanos.
IV. A Comissão conta com maior número de Estados-membros do que a Corte Africana de Direitos Humanos dos Povos.
	
	A
	- Apenas a afirmativa II está correta
	
	B
	- Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	- Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	D
	- Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	E
	- Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes