Buscar

7 erros que você jamais deve cometer na hora de fazer NETWORKING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

7 erros que você jamais deve cometer na hora de fazer NETWORKING
Networking é essencial para garantir o sucesso da sua carreira e funciona mais ou menos como as marcas. Quanto mais pessoas sabem que uma marca existe, maior a probabilidade dela ser escolhida na hora da compra. O mesmo vale para você: quanto mais pessoas sabem quem você é e o que você faz, maiores são as suas chances de receber novas oportunidades.
Existem várias maneiras de construir um bom networking. Mas além de saber o que fazer, é importante saber o que não fazer! Uma ação errada diante de um possível parceiro e você pode ser completamente jogado para escanteio.
Não quer correr esse risco? Evite esta lista de erros que separamos para você tomar cuidado na hora de fazer o seu networking!
1. Não ter um cartão
Regra número 1 de quem faz um ótimo networking: tenha sempre um cartão com o seu contato no bolso. Você não sabe quando e nem onde pode surgir uma oportunidade de se apresentar para um parceiro em potencial. Dessa maneira, você não perde uma grande oportunidade só por não ter um cartão.
2. Não distribua cartões como se fosse um sorteio do Faustão
Ter um cartão sempre disponível é muito importante, mas distribui-lo para todo mundo que cruza o seu caminho é um erro! Isso faz com que você pareça um pouco desesperado e insistente. Seja razoável e entregue o seu cartão só para quem vale realmente a pena.
3. Cara amarrada
Não há nada que afasta mais as pessoas do que o mau humor. Por isso, na hora de fazer o seu networking, seja simpático!
Abra um sorriso, crie uma conversa agradável e seja inteligente. Conquistar a pessoa pela sua simpatia vai facilitar você conquistá-la para uma possível parceria. Nunca se esqueça disso.
4. Linguagem corporal errada
Braços cruzados, olhar para a outra direção e mexer no celular ao mesmo tempo que conversa. Esses são alguns exemplos de linguagem corporal de alguém que está pouco interessado na conversa.
Isso é rude e desagradável! Tenha o foco no seu potencial cliente e relaxe o seu corpo. Parecer e estar interessado conta muito pontos.
5. Falar demais
Saber a hora de ficar calado é tão importante quanto saber quando falar. Na hora de fazer o networking, ouça o que os seus possíveis parceiros têm a dizer. A história deles pode inspirar você!
6. Currículo mais do mesmo
Fuja de estruturas de currículo muito iguais. Você precisa colocar formação, empresas onde já trabalhou, prêmios e informações de contato, mas não precisa apresentá-las de um jeito comum.
Experimente uma diagramação diferente, uma nova forma de apresentar esses itens. Um currículo diferenciado é um grande destaque.
7. Não ter um website pessoal
Ter um endereço na internet onde você se apresenta e mostra o seu trabalho é uma ótima estratégia de networking. Além de unir tudo sobre você em um só lugar, você vai facilitar o acesso das pessoas ao seu currículo. Inclusive, você pode colocar o seu site pessoal na sua assinatura de e-mail, assim, mais pessoas podem conhecer o seu trabalho e, quem sabe, procurar você algum dia.
Já cometeu algum erro na hora de fazer o seu networking? Conte para a gente nos comentários!

Outros materiais

Outros materiais