Buscar

Aula 6 Competência e habilidade: concepção e organização

Prévia do material em texto

Currículo Teoria e Prática
Aula 6 Competência e habilidade: concepção e organização
		1.
		Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam temas transversais como, por exemplo, ÉTICA. Do ponto de vista da organização curricular, os eixos transversais devem ser trabalhados pelos professores, observando-se, essencialmente, a seguinte característica:
	
	
	
	
	
	independem de uma disciplina específica.
		2.
		Currículo - Habilidades e Competências 
Sobre o currículo escolar organizado a partir de habilidades e competências, podemos afirmar: 
I)    Os conteúdos permanecem em função das habilidades e competências dos alunos. 
II)    Os conteúdos deixam de ser importantes e podem ser substituídos por treinamento profissional. 
III)    O professor passa a ser o mediador ou facilitador do desenvolvimento de habilidades e competências. 
IV)    IV) O professor continua a ser o transmissor dos conteúdos previstos na grade curricular.
Estão corretas:
	
	
	
	I e III estão corretas
		3.
		As ideias de Philippe Perrenoud e Cesar Call contribuíram para fundamentar as diretrizes curriculares em relação às habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo da educação básica. Se considerarmos os pilares da educação, é correto afirmar que ao desenvolver competências nas atividades curriculares, os estudantes são, essencialmente, estimulados a
	
	
	
	
	
	aprender conhecimentos e aplicar em novas situações.
		4.
		Exigência formal contida na LDBEN 9394/96, o projeto pedagógico revela-se uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para implementação de suas ações. Nessa perspectiva, o PPP caracteriza-se, essencialmente, como
	
	
	um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo
		5.
		(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade deve ser compreendida a partir de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos através de relações de complementaridade, convergência ou divergência. (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio - Bases Legais) Para que isso ocorra, é preciso:
	
	
	preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.
		6.
		Sabemos que, para o sucesso de nossas práticas pedagógicas, umas das condições é a coerência e a seqüência lógica das informações veiculadas na escola. Podemos dizer que há evidência de integração vertical nas grades ou desenhos curriculares propostos, quando os conteúdos de um ano ou nível de escolaridade:
	
	
	se articulam coerentemente entre os períodos letivos propostos.
		7.
		O modelo de currículo de Bobbitt iria encontrar a sua máxima expressão num livro de Ralph Tyler, publicado em 1949. Para Tyler:
	
	
	O currículo é visto em uma dimensão técnica.
		8.
		Os PCNs e as DCNs fazem parte do que os especialistas em Educação apontam como sendo um exemplo de fator determinante da organização curricular. Nesse caso, especificamente, dos fatores legais. Os PCNs podem ser definidos como um documento:
	
	
	
	que estabelece a carga horária mínima, as habilitações e competências básicas e o tratamento de temas transversais necessários para a formação integral dos alunos.
		1.
		(FUMEC, 2014)Sobre a importância e as características do planejamento do currículo nas instituições escolares é correto afirmar:
	
	
	É importante que o planejamento do currículo não se restrinja apenas a aspectos peculiares dos conteúdos escolares, devendo considerar a prática educativa em toda sua totalidad
		2.
		Fonte: MEC: ENC/ Provão - Pedagogia 2002 - adaptada Em tempos pós-modernos, as mídias em geral interferem na construção do currículo de cada aluno como sujeito histórico-cultural e a televisão pode ser considerada, potencialmente, uma valiosa ferramenta educativa.Dadas as características desse veículo, em comparação com as formas tradicionais assumidas pela relação educativa. Neste sentido o desenho curricular da escola deve se projetar na sala de aula para:
	
	
	oferecer múltiplas possibilidades didáticas, podendo adaptar-se a projetos pedagógicos os mais diferenciados.
		3.
		(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) Um aluno recém-chegado à 5ª série, assustado com a quantidade de aulas diferentes, questionou um dos professores sobre essa diversidade. O professor argumentou que Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira eram importantes na aquisição de ferramentas para a comunicação oral, escrita, plástica e corporal; Matemática e Ciências, para a aquisição do conhecimento científico; História e Geografia, para entender o homem na relação com o espaço e o tempo.A partir da resposta dada pelo professor, conclui-se que sua concepção de currículo é centrada:
	
	
	
	na disciplinarização, trabalhando com saberes compartimentados.
		4.
		Roberto Macedo, no livro "Currículo: campo, conceito e pesquisa",  menciona que quando se fala em currículo por competências, significa que o conceito de competências está articulado como "um conjunto de saberes e habilidades que os aprendentes incorporam, por meio da formação e da experiência, [...]" (MACEDO, 2007, p. 93).
Marque a alternativa que complementa o conceito do autor:
	
	
	
	competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos.
		5.
		Dentre as competências, a serem construídas ao logo da educação básica, propostas pelo Ministério de Educação destacam-se: " Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Esta referência curricular mostra, essencialmente, que os currículos dos Cursos de Pedagogia devem desenvolver habilidades e competências para:
	
	
	atuar na solução dos problemas do ensino de acordo com uma abordagem formativa para atender à realidade do alunos.
		6.
		(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia,2001-adaptada) Novos paradigmas de organização currícular concebem a aplicação da metodologia de projetos de trabalho de forma diferente daquela adotada tradicionalmente pelo movimento escolanovista. Nessa nova visão, os projetos de trabalho:
	
	
	
	organizam de forma diferente o trabalho escolar, renovando e dinamizando o currículo.
		7.
		Os documentos oficiais para orientar o processo de avaliação do currículo escolar vivenciado pelos alunos expressam objetivos transversais, objetivos gerais e objetivos específicos. A alternativa que exemplifica um objetivo transversal que perpassa explicitamente diferentes componentes curriculares é:
	
	
	
	
	
	Interpretar gráficos e tabelas incluídas em uma reportagem publicada na mídia.
		8.
		É correto afirmar quanto aos objetivos dos PCNs que:
	
	
	
	
	
	os PCNs visam propiciar aos professores, subsídios à elaboração e ou a reelaboração do currículo, visando à construção do PPP e o fortalecimento da cidadania do aluno
		1.
		Os documentos curriculares ou de avaliação, oficiais ou escolares, onde estão expressos os objetivos como norteadores da prática escolar, normalmente apresenta-os desvinculados das disciplinas ou não. É mais comum observarmos os objetivos transversais, os objetivos de cada área/disciplina, os objetivos gerais e os objetivos específicos. Nesse contexto os OBJETIVOS TRANSVERSAIS.
	
	
	( )São aqueles que perpassam todas as disciplinas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes